Newsletter Nº295

Newsletter Nº295
News­let­ter Nº295

Faz hoje anos que nas­cia, em 1818, o físi­co inglês James Pres­cott Jou­le. Ele esta­be­le­ceu que as vári­as for­mas de ener­gia — mecâ­ni­ca, eléc­tri­ca e tér­mi­ca — são basi­ca­men­te as mes­mas e podem ser trans­for­ma­das umas nas outras. Assim, ele for­mou a base da lei da con­ser­va­ção da ener­gia, a pri­mei­ra lei da ter­mo­di­nâ­mi­ca. Ele des­co­briu em 1840 a rela­ção entre cor­ren­te eléc­tri­ca, resis­tên­cia e a quan­ti­da­de de calor pro­du­zi­da. Em 1849, ele desen­vol­veu a teo­ria ciné­ti­ca dos gases e, um ano depois, anun­ci­ou o equi­va­len­te mecâ­ni­co do calor. Mais tar­de, com Wil­li­am Thom­son (Lord Kel­vin), ele des­co­briu o efei­to Jou­le-Thom­son. A uni­da­de SI de ener­gia ou tra­ba­lho, o jou­le (sím­bo­lo J), tem o seu nome. É defi­ni­do como o tra­ba­lho rea­li­za­do quan­do uma for­ça de 1 new­ton move-se a uma dis­tân­cia de 1 metro na direc­ção da força.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1822, o mate­má­ti­co fran­cês Char­les Her­mi­te. Ele desen­vol­veu tra­ba­lho na teo­ria das fun­ções incluin­do a apli­ca­ção de fun­ções elíp­ti­cas para for­ne­cer a pri­mei­ra solu­ção para a equa­ção geral do quin­to grau, a equa­ção quín­ti­ca. Em 1873, ele publi­cou a pri­mei­ra pro­va de que ‘e’ é um núme­ro trans­cen­den­tal. Her­mi­te tam­bém é conhe­ci­do por uma série de enti­da­des mate­má­ti­cas que levam seu nome, poli­nó­mi­os de Her­mi­te, equa­ção dife­ren­ci­al de Her­mi­te, fór­mu­la de inter­po­la­ção de Her­mi­te e matri­zes de Her­mi­te. Poin­ca­ré é o mais conhe­ci­do dos alu­nos de Hermite.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1854, o físi­co ale­mão Julius Els­ter. Ele e Hans Gei­tel cons­truí­ram a pri­mei­ra célu­la foto­e­léc­tri­ca e o fotó­me­tro foto­e­léc­tri­co como par­te do seu estu­do do efei­to foto­e­léc­tri­co e da emis­são de elec­trões tér­mi­cos. Eles recu­sa­ram-se a paten­te­ar estas inven­ções, pre­fe­rin­do par­ti­lhar os bene­fí­ci­os. A par­tir de 1884, eles pes­qui­sa­ram fenó­me­nos eléc­tri­cos em gases, elec­tri­ci­da­de atmos­fé­ri­ca, medi­ram o cam­po eléc­tri­co da Ter­ra e, em 1899, foram os pri­mei­ros a deter­mi­nar a car­ga das gotas de chu­va que caem de nuvens de tem­pes­ta­de. Quan­do inves­ti­ga­ram a radi­o­ac­ti­vi­da­de, con­si­de­ra­ram que se devia a uma liber­ta­ção espon­tâ­nea de ener­gia pelos áto­mos. Eles mos­tra­ram que o chum­bo não é em si radi­o­ac­ti­vo e que a con­du­ti­vi­da­de da atmos­fe­ra se deve à ioni­za­ção de subs­tân­ci­as radioactivas.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1956, o empre­en­de­dor nor­te-ame­ri­ca­no Ste­ve Kirs­ch. Ele inven­tou e pos­sui a paten­te de uma ver­são ini­ci­al do rato ópti­co, fun­dou o Info­se­ek, um dos pri­mei­ros meca­nis­mos de bus­ca da Inter­net, e aju­dou a cri­ar o Fra­me­Ma­ker, uma fer­ra­men­ta de publi­ca­ção popu­lar usa­da por escri­to­res técnicos.

Faz hoje 16 anos que a Cas­si­ni liber­tou a son­da Huy­gens. A son­da Huy­gens ini­ci­ou uma des­ci­da de 22 dias em direc­ção à mai­or lua de Satur­no, Titã. Ela tinha sido lan­ça­da como par­te da nave Cas­si­ni em 1997 e, jun­tas, elas entra­ram na órbi­ta de Satur­no em Junho de 2004. À medi­da que os cami­nhos da nave e de Titã con­ver­gi­am, a Cas­si­ni ejec­tou a son­da Huy­gens, enviando‑a em direc­ção à lua cober­ta de nuvens. Ela pou­sou a 14 de Janei­ro de 2005 e envi­ou foto­gra­mas da super­fí­cie da lua. A Cas­si­ni per­ma­ne­ce­ria em órbi­ta a vol­ta de Satur­no pelo menos até Julho de 2008. A mis­são Cas­si­ni-Huy­gens para estu­dar Satur­no e suas 33 luas conhe­ci­das resul­tou de um esfor­ço coo­pe­ra­ti­vo sem pre­ce­den­tes entre a NASA dos Esta­dos Uni­dos, a Agên­cia Espa­ci­al Euro­peia e o pro­gra­ma espa­ci­al da Itália.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da revis­ta HackS­pa­ce­Mag nº 38 de Janei­ro de 2021. Apro­vei­to para dese­jar a todos votos de Boas Festas.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.