Newsletter Nº295

Newsletter Nº295
Newsletter Nº295

Faz hoje anos que nascia, em 1818, o físico inglês James Prescott Joule. Ele estabeleceu que as várias formas de energia – mecânica, eléctrica e térmica – são basicamente as mesmas e podem ser transformadas umas nas outras. Assim, ele formou a base da lei da conservação da energia, a primeira lei da termodinâmica. Ele descobriu em 1840 a relação entre corrente eléctrica, resistência e a quantidade de calor produzida. Em 1849, ele desenvolveu a teoria cinética dos gases e, um ano depois, anunciou o equivalente mecânico do calor. Mais tarde, com William Thomson (Lord Kelvin), ele descobriu o efeito Joule-Thomson. A unidade SI de energia ou trabalho, o joule (símbolo J), tem o seu nome. É definido como o trabalho realizado quando uma força de 1 newton move-se a uma distância de 1 metro na direcção da força.

Faz também hoje anos que nascia, em 1822, o matemático francês Charles Hermite. Ele desenvolveu trabalho na teoria das funções incluindo a aplicação de funções elípticas para fornecer a primeira solução para a equação geral do quinto grau, a equação quíntica. Em 1873, ele publicou a primeira prova de que ‘e’ é um número transcendental. Hermite também é conhecido por uma série de entidades matemáticas que levam seu nome, polinómios de Hermite, equação diferencial de Hermite, fórmula de interpolação de Hermite e matrizes de Hermite. Poincaré é o mais conhecido dos alunos de Hermite.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1854, o físico alemão Julius Elster. Ele e Hans Geitel construíram a primeira célula fotoeléctrica e o fotómetro fotoeléctrico como parte do seu estudo do efeito fotoeléctrico e da emissão de electrões térmicos. Eles recusaram-se a patentear estas invenções, preferindo partilhar os benefícios. A partir de 1884, eles pesquisaram fenómenos eléctricos em gases, electricidade atmosférica, mediram o campo eléctrico da Terra e, em 1899, foram os primeiros a determinar a carga das gotas de chuva que caem de nuvens de tempestade. Quando investigaram a radioactividade, consideraram que se devia a uma libertação espontânea de energia pelos átomos. Eles mostraram que o chumbo não é em si radioactivo e que a condutividade da atmosfera se deve à ionização de substâncias radioactivas.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1956, o empreendedor norte-americano Steve Kirsch. Ele inventou e possui a patente de uma versão inicial do rato óptico, fundou o Infoseek, um dos primeiros mecanismos de busca da Internet, e ajudou a criar o FrameMaker, uma ferramenta de publicação popular usada por escritores técnicos.

Faz hoje 16 anos que a Cassini libertou a sonda Huygens. A sonda Huygens iniciou uma descida de 22 dias em direcção à maior lua de Saturno, Titã. Ela tinha sido lançada como parte da nave Cassini em 1997 e, juntas, elas entraram na órbita de Saturno em Junho de 2004. À medida que os caminhos da nave e de Titã convergiam, a Cassini ejectou a sonda Huygens, enviando-a em direcção à lua coberta de nuvens. Ela pousou a 14 de Janeiro de 2005 e enviou fotogramas da superfície da lua. A Cassini permaneceria em órbita a volta de Saturno pelo menos até Julho de 2008. A missão Cassini-Huygens para estudar Saturno e suas 33 luas conhecidas resultou de um esforço cooperativo sem precedentes entre a NASA dos Estados Unidos, a Agência Espacial Europeia e o programa espacial da Itália.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentada revista HackSpaceMag nº 38 de Janeiro de 2021. Aproveito para desejar a todos votos de Boas Festas.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.