Newsletter Nº293

Newsletter Nº293
News­let­ter Nº293

Faz hoje anos que nas­cia, em 1804, o mate­má­ti­co ale­mão Carl Gus­tav Jacob Jaco­bi. Ele, com o tra­ba­lho inde­pen­den­te de Niels Hen­rik Abel da Noru­e­ga, fun­dou a teo­ria das fun­ções elíp­ti­cas. Ele tra­ba­lhou igual­men­te em fun­ções abe­li­a­nas e des­co­briu as fun­ções hiper­líp­ti­cas. Jaco­bi apli­cou o seu tra­ba­lho em fun­ções elíp­ti­cas à teo­ria dos núme­ros. Ele tam­bém inves­ti­gou aná­li­se mate­má­ti­ca e geo­me­tria. Jaco­bi rea­li­zou impor­tan­tes pes­qui­sas em equa­ções dife­ren­ci­ais par­ci­ais da pri­mei­ra ordem e apli­cou-as às equa­ções dife­ren­ci­ais da dinâ­mi­ca. O seu tra­ba­lho sobre deter­mi­nan­tes é impor­tan­te em dinâ­mi­ca e mecâ­ni­ca quân­ti­ca e ele estu­dou o deter­mi­nan­te fun­ci­o­nal ago­ra cha­ma­do de jacobiano.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1815, a mate­má­ti­ca ingle­sa Ada Love­la­ce. Ela foi edu­ca­da em par­ti­cu­lar, no estu­do da mate­má­ti­ca e da astro­no­mia, além dos temas mais tra­di­ci­o­nais. Ela pare­ce ter desen­vol­vi­do uma ambi­ção ini­ci­al para ser uma cien­tis­ta famo­sa. Depois de conhe­cer Char­les Bab­ba­ge em 1833, ela come­çou a aju­dar no desen­vol­vi­men­to do seu motor ana­lí­ti­co e publi­cou notas sobre o tra­ba­lho. Ela foi uma das pri­mei­ras a reco­nhe­cer o poten­ci­al dos com­pu­ta­do­res e foi cha­ma­da de pri­mei­ra pro­gra­ma­do­ra de com­pu­ta­dor. (A lin­gua­gem de pro­gra­ma­ção Ada tem seu nome.)

Faz hoje 153 anos que os pri­mei­ros semá­fo­ros a gás foram ins­ta­la­dos do lado de fora das Casas do Par­la­men­to, em Lon­dres. Pro­pos­to pelo enge­nhei­ro fer­ro­viá­rio bri­tâ­ni­co J. P. Knight para con­tro­lar o trá­fe­go de car­ru­a­gens de cava­los, as luzes de gás eram con­tro­la­das manu­al­men­te por um poli­cia que usa­va bra­ços semafóricos.

Nes­ta sema­na que pas­sou a cáp­su­la da son­da Japo­ne­sa Haya­bu­sa 2, ater­rou. Lan­ça­da à cer­ca de seis anos para reco­lher amos­tras de aste­rói­des no espa­ço ater­rou no pas­sa­do sába­do na super­fí­cie da Terra.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou, a Spa­ceX, depois de alguns adi­a­men­tos lá lan­çou o fogue­tão SN8 num voo de tes­te. O objec­ti­vo era subir até uma alti­tu­de de 12.5 Kms e depois de rea­li­zar algu­mas mano­bras com­ple­xas no ar — incluin­do o “belly flop” como o que a ulti­ma Nave rea­li­za­rá ao vol­tar à Ter­ra em voos ope­ra­ci­o­nais — e, em segui­da, pou­sar em segu­ran­ça per­to da base de lan­ça­men­to. O fogue­tão gigan­te de 50m de altu­ra con­se­guiu, apa­ren­te­men­te fazer as mano­bras com suces­so, com excep­ção da ulti­ma. O fogue­tão atin­giu a sua posi­ção de ater­ra­gem, mas des­ceu dema­si­a­do rápi­do, explo­din­do numa bola de fogo 6 minu­tos e 42 segun­dos após a descolagem.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­do o livro Help! My Com­pu­ter is Bro­ken e a revis­ta newe­lec­tro­nics de 8 Dezembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.