Newsletter Nº293

Newsletter Nº293
Newsletter Nº293

Faz hoje anos que nascia, em 1804, o matemático alemão Carl Gustav Jacob Jacobi. Ele, com o trabalho independente de Niels Henrik Abel da Noruega, fundou a teoria das funções elípticas. Ele trabalhou igualmente em funções abelianas e descobriu as funções hiperlípticas. Jacobi aplicou o seu trabalho em funções elípticas à teoria dos números. Ele também investigou análise matemática e geometria. Jacobi realizou importantes pesquisas em equações diferenciais parciais da primeira ordem e aplicou-as às equações diferenciais da dinâmica. O seu trabalho sobre determinantes é importante em dinâmica e mecânica quântica e ele estudou o determinante funcional agora chamado de jacobiano.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1815, a matemática inglesa Ada Lovelace. Ela foi educada em particular, no estudo da matemática e da astronomia, além dos temas mais tradicionais. Ela parece ter desenvolvido uma ambição inicial para ser uma cientista famosa. Depois de conhecer Charles Babbage em 1833, ela começou a ajudar no desenvolvimento do seu motor analítico e publicou notas sobre o trabalho. Ela foi uma das primeiras a reconhecer o potencial dos computadores e foi chamada de primeira programadora de computador. (A linguagem de programação Ada tem seu nome.)

Faz hoje 153 anos que os primeiros semáforos a gás foram instalados do lado de fora das Casas do Parlamento, em Londres. Proposto pelo engenheiro ferroviário britânico J. P. Knight para controlar o tráfego de carruagens de cavalos, as luzes de gás eram controladas manualmente por um policia que usava braços semafóricos.

Nesta semana que passou a cápsula da sonda Japonesa Hayabusa 2, aterrou. Lançada à cerca de seis anos para recolher amostras de asteróides no espaço aterrou no passado sábado na superfície da Terra.

Também nesta semana que passou, a SpaceX, depois de alguns adiamentos lá lançou o foguetão SN8 num voo de teste. O objectivo era subir até uma altitude de 12.5 Kms e depois de realizar algumas manobras complexas no ar — incluindo o “belly flop” como o que a ultima Nave realizará ao voltar à Terra em voos operacionais — e, em seguida, pousar em segurança perto da base de lançamento. O foguetão gigante de 50m de altura conseguiu, aparentemente fazer as manobras com sucesso, com excepção da ultima. O foguetão atingiu a sua posição de aterragem, mas desceu demasiado rápido, explodindo numa bola de fogo 6 minutos e 42 segundos após a descolagem.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentado o livro Help! My Computer is Broken e a revista newelectronics de 8 Dezembro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.