Newsletter Nº288

Newsletter Nº288
Newsletter Nº288

Faz hoje anos que nascia, em 1854, químico orgânico francês Paul Sabatier. Ele partilhou o Prémio Nobel de Química em 1912 com Victor Grignard.Sabatier pelas suas pesquisas em síntese orgânica catalítica, e descobertas do uso de níquel finamente dividido como catalisador na hidrogenação (a adição de hidrogénio a moléculas de compostos de carbono). As indústrias de margarina, hidrogenação a óleo e metanol sintético cresceram a partir deste trabalho. Ele descobriu que aumentar a área de superfície de catalisadores como cobre e níquel dividindo-os de forma muito fina aumenta muito sua eficácia. Sabatier fez uma ampla pesquisa sobre o uso de catalisadores em sintetizadores de química orgânica, revelando que metais que não sejam níquel, embora menos eficazes, também podem se comportar como catalisadores.

Faz também hoje anos que nascia, em 1893, o inventor e engenheiro americano Raymond Loewy. Nascido na França, ele ficou conhecido como o “Pai da Simplificação”. Exemplos famosos dos seus projectos incluem o Studebaker1947 Starlight Coupe, o Starliner Coupe de 1953 e o Avanti 1961 – desenhos que geraram um interesse público e aceitação muito fora de proporção ao tamanho relativo da empresa na indústria; a linha de 1947 dos receptores de rádio Hallicrafter que transmitiam uma precisão nítida muito à frente de seu tempo; a máquina de duplicação Gestetner de 1929, a Geladeira Sears Coldspot de 1934 e a locomotiva a vapor S-1 para a Estrada de Ferro da Pensilvânia – todos os projectos de referência influentes no estabelecimento de padrões de design mais elevados nas suas respectivas áreas de design. Ele também projectou itens menores como escovas de dentes, lâminas de barbear, móveis e a Garrafa de Coca-Cola.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1927, o estatístico japonês Hirotugu Akaike. Ele formulou o critério de informação de Akaike (AIC). A AIC é hoje amplamente utilizada para a selecção de modelos, que é comummente o aspecto mais difícil da inferência estatística; além disso, a AIC é a base de um paradigma para os fundamentos das estatísticas. Akaike também fez grandes contribuições para o estudo de séries temporais. Além disso, ele teve um grande papel no desenvolvimento geral das estatísticas no Japão.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1948, o físico norte-americano William D. Phillips. As suas experiências com luz laser para arrefecer e prender átomos fez que com que fosse atribuída uma parte do Prémio Nobel de Física em 1997 (com Steven Chu e Claude Cohen-Tannoudji). Eles desenvolveram métodos para usar luz laser para arrefecer gases à faixa de temperatura microkelvin perto do zero absoluto, e mantendo os átomos refrigerados flutuando ou capturados em diferentes tipos de “armadilhas atómicas”. A luz laser funciona como um líquido espesso, apelidado de melaço óptico, no qual os átomos são desacelerados. Átomos individuais podem ser assim estudados com uma precisão muito grande e a sua estrutura interna pode ser determinada. À medida que mais e mais átomos são capturados no mesmo volume, forma-se um gás fino, e as suas propriedades podem ser estudadas em detalhes.

Faz hoje 13 anos que era criado o sistema Android. A Google, depois de alguma especulação, e após ter comprado uma pequena startup chamada “Android”, entra no mercado dos smartphones. Depois de rumores indicando o contrário a Google anunciou que o Android seria uma plataforma aberta para todos através da “Open Handset Alliance”. A Google prometeu que o Android mudaria o status quo, e definitivamente cumpriu, tendo actualmente mais de 72% do mercado mundial de smartphones, de acordo com algumas estimativas recentes (se não mais).

E nesta semana que passou a fundação Raspberry Pi fez mais um anuncio estrondoso. Um teclado com um Raspberry Pi no seu interior por 70 USD. Inspirado nos computadores domésticos da década de 1980, a missão da fundação Raspberry Pi é colocar computadores programáveis de alto desempenho e acessíveis nas mãos de pessoas em todo o mundo. E inspirado por esses PCs clássicos, aqui está o Raspberry Pi 400: um computador pessoal completo, integrado num teclado compacto. Usando o mesmo footprint dos teclados anteriormente lançados, foi desenhada uma placa Raspberry Pi que se ajustasse perfeitamente a ser colocada dentro deste teclado. O resultado é um Raspberry PI 4 em formato de “teclado” com uma velocidade de relógio de processador de 1.8Ghz, com arrefecimento passivo e 4GB de memória. Tem 3 Portas USB (2 USB3), a porta Gigabit Ethernet, duas portas micro-HDMI, uma slot para o microSD e os 40 pinos. Usa um interface USB-C para ser ligado à corrente.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentado o livro “Raspberry Pi Beginner’s Guide 4th Edition” que entre outras coisas aborda o novo Raspberry Pi 400.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.