Newsletter Nº287

Newsletter Nº287
News­let­ter Nº287

Faz hoje anos que nas­cia, em 1925, o Mate­má­ti­co bri­tâ­ni­co nas­ci­do na Ale­ma­nha Klaus Fri­e­dri­ch Roth. O seu prin­ci­pal tra­ba­lho tem sido a teo­ria dos núme­ros, par­ti­cu­lar­men­te a teo­ria ana­lí­ti­ca dos núme­ros. Ele resol­veu no famo­so pro­ble­ma de Thue-Sie­gel rela­ti­vo à apro­xi­ma­ção de núme­ros algé­bri­cos por núme­ros raci­o­nais (pelo qual ganhou a meda­lha Fiels). Roth tam­bém pro­vou em 1952 que uma sequên­cia sem três núme­ros na pro­gres­são arit­mé­ti­ca tem den­si­da­de zero (uma con­jec­tu­ra de Erdös e Turán de 1935).

Em 1991, a son­da espa­ci­al Gali­leo tor­nou-se o pri­mei­ro objec­to huma­no a voar além de um aste­rói­de, Gas­pra, fazen­do a sua mai­or apro­xi­ma­ção a uma dis­tân­cia de 1.604 km, pas­san­do a uma velo­ci­da­de de 8 km/s. O encon­tro for­ne­ceu mui­tos dados, incluin­do 150 ima­gens, que mos­tra­ram que Gas­pra tem nume­ro­sas cra­te­ras indi­can­do que sofreu inú­me­ras coli­sões des­de a sua for­ma­ção. Gas­pra tem cer­ca de 20 km de com­pri­men­to e orbi­ta o Sol no cin­tu­rão de aste­rói­des prin­ci­pal entre Mar­te e Júpi­ter. Gas­pra, aste­rói­de 951, foi des­co­ber­to pelo astró­no­mo ucra­ni­a­no Gri­go­riy N. Neu­ja­min, que o nome­ou após um reti­ro no Mar Negro.

Nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­da a nova ver­são da dis­tri­bui­ção de Linux do pro­jec­to Fedo­ra. O Fedo­ra 33 tem como prin­ci­pais novi­da­des o GNOME 3.38, a swap on z‑ram (Swap com­pri­mi­da em RAM) e o filesys­tem BTRFS por omis­são. Além des­tas alte­ra­ções, esta dis­tro inclui o Python 3.9, o Java 11, o Perl 5.32, a Glibc 2.32, o LLVM 11 entre outros. A vari­an­te Fedo­ra IoT pas­sou a ser uma ver­são ofi­ci­al e supor­ta­da. Os paco­tes pas­sa­ram a ser com­pi­la­dos com a opti­mi­za­ção LTO (Link-time Opti­mi­za­ti­ons) que irá igual­men­te aumen­tar o desem­pe­nho das aplicações.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou o sis­te­ma SOFIA (Stra­tosphe­ric Obser­va­tory for Infra­red Astro­nomy) da NASA con­fir­mou, pela pri­mei­ra vez, a água na super­fí­cie da lua ilu­mi­na­da pelo sol. Esta des­co­ber­ta indi­ca que a água pode estar dis­tri­buí­da pela super­fí­cie lunar, e não limi­ta­da a luga­res fri­os e escuros.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. São apre­sen­ta­das as revis­tas Mag­PI Nº99 de Novem­bro e as revis­tas newe­le­tro­nics de 26 e 27 de Outu­bro. É igual­men­te apre­sen­ta­do o livro “Cre­a­te Graphi­cal User Inter­fa­ces with Python”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.