Newsletter Nº280

Newsletter Nº280
Newsletter Nº280

Faz hoje anos que nascia, em 1775, o químico e médico inglês John Kidd. Ele conseguiu obter o naftaleno em 1819, nome que ele cunhou. Foi o primeiro de muitos produtos químicos orgânicos úteis derivados do alcatrão de carvão, o líquido preto espesso resultante do aquecimento do carvão para produzir coque e gás.

Faz também hoje anos que nascia, em 1839, o matemático, lógico e filósofo americano Charles Sanders Peirce. Ele destacou-se pelo seu trabalho sobre a lógica das relações e sobre o pragmatismo como método de pesquisa. Ele foi o primeiro psicólogo experimental moderno nas Américas, o primeiro metrologista a usar um comprimento de onda de luz como unidade de medida, o inventor da projecção quincuncial da esfera, o primeiro criador conhecido do projecto e teoria de um computador de circuito de comutação eléctrico e o fundador da “economia da pesquisa”. Ele é o único filósofo construtor de sistemas nas Américas que foi competente e produtivo em lógica, matemática e numa ampla gama de ciências. Ele era filho do matemático de Harvard Benjamin Peirce.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1857, o astrónomo americano James Edward Keeler. Ele confirmou a teoria de Maxwell de que os anéis de Saturno não eram sólidos (exigindo rotação uniforme), mas compostos de partículas meteóricas (com velocidade de rotação dada pela 3ª lei de Kepler). O seu espectro-grama de 9 de Abril de 1895 dos anéis de Saturno mostrou o deslocamento Doppler indicando a variação da velocidade radial ao longo da fenda. Aos 21 anos, ele observou o eclipse solar de Julho de 1878, com a expedição do Observatório Naval ao Colorado.

Faz também hoje anos que nascia, em 1892, o físico americano Arthur Compton. Ele foi um dos vencedores com C.T.R. Wilson da Inglaterra, do Prémio Nobel de Física (1927) pela sua descoberta e explicação da mudança no comprimento de onda dos raios X quando eles colidem com electrões em metais. Este efeito chamado de efeito Compton é causado pela transferência de energia de um fotão para um único electrão, então um quantum de radiação é re-emitido numa direcção definida pelo electrão, que ao fazer isso deve recuar numa direcção formando um ângulo com o da radiação incidente.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1898, o engenheiro químico americano Waldo Semon. Ele inventou o PVC plastificado (vinil). Em 1926, ele descobriu como converter cloreto de polivinila de uma substância dura e impraticável numa flexível. Agora é usado em centenas de produtos, como ladrilhos, mangueiras de jardim, imitações de couro, cortinas de casa de banho e revestimentos. É produzido em quantidades maiores do que qualquer outro plástico, com excepção do polietileno. Semon também fez contribuições pioneiras na ciência dos polímeros, incluindo novos anti-oxidantes da borracha. A sua liderança técnica levou à descoberta de três novas famílias de polímeros importantes: poliuretano termoplástico, borracha “natural” sintética e borrachas sintéticas resistentes a óleo.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1948, o arquitecto de software hungaro-americano Charles Simonyi. Ele é responsável pela criação da notação húngara que é uma convenção de nomenclatura de identificador em programação de computadores, na qual o nome de uma variável ou função indica sua intenção ou classe e, em alguns dialectos, o seu tipo. Ele também é responsável pela criação do paradigma da programação intencional. Este paradigma codifica no código-fonte do software a intenção precisa que os programadores (ou utilizadores) têm em mente ao conceber o seu trabalho. Usando o nível apropriado de abstracção no qual o programador está a pensar, a criação e manutenção de programas de computador torna-se mais fácil. Separando as preocupações com as intenções e como elas estão a ser operadas, o software torna-se mais modular e permite códigos de software mais reutilizáveis.

Em 2008 era ligado pela primeira vez o LHC – Large Hadron Collider. Depois de uma construção que durou a volta de 10 anos foi ligado e o primeiro feixe circulou através do collider na manhã de 10 de Setembro. O CERN disparou com sucesso os protões a volta do túnel em estágios, três quilómetros de cada vez. As partículas foram disparadas no sentido horário no acelerador e contornadas com sucesso às 10:28, horário local. O LHC completou com sucesso seu principal teste: depois de uma série de testes, dois pontos brancos brilharam no ecrã do computador, mostrando que os protões percorreram todo o comprimento do collider. Demorou menos de uma hora para guiar o fluxo de partículas em torno do seu circuito inaugural. De seguida, o CERN enviou com sucesso um feixe de protões no sentido contrário aos ponteiros do relógio, demorando um pouco mais de uma hora e meia devido a um problema com a criogenia, com o circuito completo a ser concluído às 14h59.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentada a revista newelectronics de 8 de Setembro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.