Newsletter Nº278

Newsletter Nº278
News­let­ter Nº278

Faz hoje anos que nas­cia, em 1850, o físi­co ita­li­a­no Augus­to Righi. Ele mos­trou que as ondas de rádio exi­bi­am carac­te­rís­ti­cas do com­por­ta­men­to das ondas de luz na for­ma de refle­xão, refrac­ção, pola­ri­za­ção e inter­fe­rên­cia. Por­tan­to, a natu­re­za das ondas de rádio era seme­lhan­te à luz, mas com a dife­ren­ça de um com­pri­men­to de onda mai­or e uma par­te do mes­mo espec­tro elec­tro­mag­né­ti­co da luz. Ele des­co­briu a his­te­re­se mag­né­ti­ca (1880). Ele foi a pri­mei­ra pes­soa a gerar micro-ondas e abriu uma área total­men­te nova do espec­tro elec­tro­mag­né­ti­co para pes­qui­sa e pos­te­ri­or apli­ca­ção. Em 1900 tam­bém come­çou a tra­ba­lhar com raios‑X. Em 1903, ele escre­veu o pri­mei­ro arti­go sobre tele­gra­fia sem fio. As suas melho­ri­as no tra­ba­lho da Hertz foram repas­sa­das para Gugli­el­mo Mar­co­ni, que estu­dou no labo­ra­tó­rio de Righi.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1858, o mate­má­ti­co ita­li­a­no Giu­sep­pe Pea­no. Ele fun­dou a lógi­ca sim­bó­li­ca. Por meio do uso de sím­bo­los, as equa­ções são mais facil­men­te com­pre­en­di­das por qual­quer pes­soa, inde­pen­den­te­men­te do idi­o­ma. Por exem­plo, Pea­no intro­du­ziu sím­bo­los para repre­sen­tar “per­ten­ce ao con­jun­to de” e “exis­te”. Em Arith­me­tics prin­ci­pia (1889), um pan­fle­to que escre­veu em latim, Pea­no publi­cou a sua pri­mei­ra ver­são de um sis­te­ma de lógi­ca mate­má­ti­ca, dan­do seus axi­o­mas de Pea­no defi­nin­do os núme­ros natu­rais em ter­mos de con­jun­tos. Em 1903, Pea­no propôs sem suces­so uma lin­gua­gem inter­na­ci­o­nal arti­fi­ci­al que cha­mou de “Lati­no sine fle­xi­o­ne”. Era base­a­do em latim sem gra­má­ti­ca. O seu voca­bu­lá­rio com­pre­en­dia pala­vras do inglês, fran­cês, ale­mão e latim.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1874, o quí­mi­co indus­tri­al ale­mão Carl Bos­ch. Ele foi res­pon­sá­vel por, na BASF ter ori­en­ta­do o desen­vol­vi­men­to do pro­ces­so em esca­la indus­tri­al para pro­du­ção de amó­nia a par­tir do nitro­gé­nio atmos­fé­ri­co. Em 1908, Fritz Haber, um pro­fes­sor de quí­mi­ca suge­riu que os gases de nitro­gé­nio e hidro­gé­nio pode­ri­am ser com­bi­na­dos usan­do altas tem­pe­ra­tu­ras, alta pres­são e cata­li­sa­do­res que resul­ta­ram no pro­ces­so Haber-Bos­ch. Em 1910, Alwin Mit­tas­ch (1869–1953), quí­mi­co-che­fe do labo­ra­tó­rio de pes­qui­sa de amó­nia da BASF, iden­ti­fi­cou o fer­ro acti­va­do como um cata­li­sa­dor ade­qua­do. Bos­ch super­vi­si­o­nou a cri­a­ção de novas solu­ções téc­ni­cas para ope­ra­ções de alta pres­são. Ele par­ti­lhou (com Fri­e­dri­ch Ber­gius) o Pré­mio Nobel de Quí­mi­ca de 1931 por desen­vol­ver méto­dos quí­mi­cos de alta pressão.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1915, o físi­co nor­te-ame­ri­ca­no Nor­man Ram­sey. Ele par­ti­lhou (com Wolf­gang Paul e Hans Georg Deh­melt) o Pré­mio Nobel de Físi­ca em 1989 por “pela inven­ção do méto­do de cam­pos osci­la­tó­ri­os sepa­ra­dos e seu uso no maser de hidro­gé­nio e outros reló­gi­os ató­mi­cos.” O seu tra­ba­lho pro­du­ziu uma manei­ra mais pre­ci­sa de obser­var as tran­si­ções den­tro de um áto­mo, mudan­do de um nível espe­cí­fi­co de ener­gia para outro. No reló­gio ató­mi­co de césio, o seu méto­do per­mi­te obser­var as tran­si­ções entre dois níveis mui­to pró­xi­mos (níveis hiper­fi­nos). A pre­ci­são des­se reló­gio é de cer­ca de uma par­te em dez biliões. Em 1967, um segun­do foi defi­ni­do como o tem­po duran­te o qual o áto­mo de césio faz exac­ta­men­te 9.192.631.770 oscilações.

E nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­da uma nova ver­são da dis­tri­bui­ção ofi­ci­al Rasp­ber­ry Pi OS (ante­ri­or­men­te Rasp­bi­an) para Rasp­ber­ry Pi, a pri­mei­ra a mudar para a série de Ker­nel Linux 5.4 LTS. Além da novi­da­de do Ker­nel esta nova ima­gem atu­a­li­za o Flash Player para a ver­são mais recen­te e adi­ci­o­nal uma tra­du­ção ita­li­a­na para o desk­top PIXEL. Foi tam­bém anun­ci­a­do que esta­rá para bre­ve um ver­são de 64-bits que tira­rá melhor par­ti­do dos Rasp­ber­ry PI 4 de 4GB e de 8GB.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou a NASA anun­ci­ou que o módu­lo Lunar que irá ser lan­ça­do para a Lua mais con­cre­ta­men­te para o seu Polo Sul será trans­por­ta­do pelo fogue­tão da Spa­ceX. No iní­cio des­te ano, a NASA selec­ci­o­nou a Mas­ten Spa­ce Sys­tems para gerir a entre­ga de oito car­gas dife­ren­tes ao pólo lunar como par­te do pro­gra­ma Arte­mis da agên­cia pro­jec­ta­do para pou­sar huma­nos na mes­ma região em 2024. Mas­ten con­tra­tou a Spa­ceX para lan­çar seu XL‑1 lunar lan­der para a entrega.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­PI Nº97 de Setembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.