Newsletter Nº278

Newsletter Nº278
Newsletter Nº278

Faz hoje anos que nascia, em 1850, o físico italiano Augusto Righi. Ele mostrou que as ondas de rádio exibiam características do comportamento das ondas de luz na forma de reflexão, refracção, polarização e interferência. Portanto, a natureza das ondas de rádio era semelhante à luz, mas com a diferença de um comprimento de onda maior e uma parte do mesmo espectro electromagnético da luz. Ele descobriu a histerese magnética (1880). Ele foi a primeira pessoa a gerar micro-ondas e abriu uma área totalmente nova do espectro electromagnético para pesquisa e posterior aplicação. Em 1900 também começou a trabalhar com raios-X. Em 1903, ele escreveu o primeiro artigo sobre telegrafia sem fio. As suas melhorias no trabalho da Hertz foram repassadas para Guglielmo Marconi, que estudou no laboratório de Righi.

Faz também hoje anos que nascia, em 1858, o matemático italiano Giuseppe Peano. Ele fundou a lógica simbólica. Por meio do uso de símbolos, as equações são mais facilmente compreendidas por qualquer pessoa, independentemente do idioma. Por exemplo, Peano introduziu símbolos para representar “pertence ao conjunto de” e “existe”. Em Arithmetics principia (1889), um panfleto que escreveu em latim, Peano publicou a sua primeira versão de um sistema de lógica matemática, dando seus axiomas de Peano definindo os números naturais em termos de conjuntos. Em 1903, Peano propôs sem sucesso uma linguagem internacional artificial que chamou de “Latino sine flexione”. Era baseado em latim sem gramática. O seu vocabulário compreendia palavras do inglês, francês, alemão e latim.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1874, o químico industrial alemão Carl Bosch. Ele foi responsável por, na BASF ter orientado o desenvolvimento do processo em escala industrial para produção de amónia a partir do nitrogénio atmosférico. Em 1908, Fritz Haber, um professor de química sugeriu que os gases de nitrogénio e hidrogénio poderiam ser combinados usando altas temperaturas, alta pressão e catalisadores que resultaram no processo Haber-Bosch. Em 1910, Alwin Mittasch (1869-1953), químico-chefe do laboratório de pesquisa de amónia da BASF, identificou o ferro activado como um catalisador adequado. Bosch supervisionou a criação de novas soluções técnicas para operações de alta pressão. Ele partilhou (com Friedrich Bergius) o Prémio Nobel de Química de 1931 por desenvolver métodos químicos de alta pressão.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1915, o físico norte-americano Norman Ramsey. Ele partilhou (com Wolfgang Paul e Hans Georg Dehmelt) o Prémio Nobel de Física em 1989 por “pela invenção do método de campos oscilatórios separados e seu uso no maser de hidrogénio e outros relógios atómicos.” O seu trabalho produziu uma maneira mais precisa de observar as transições dentro de um átomo, mudando de um nível específico de energia para outro. No relógio atómico de césio, o seu método permite observar as transições entre dois níveis muito próximos (níveis hiperfinos). A precisão desse relógio é de cerca de uma parte em dez biliões. Em 1967, um segundo foi definido como o tempo durante o qual o átomo de césio faz exactamente 9.192.631.770 oscilações.

E nesta semana que passou foi lançada uma nova versão da distribuição oficial Raspberry Pi OS (anteriormente Raspbian) para Raspberry Pi, a primeira a mudar para a série de Kernel Linux 5.4 LTS. Além da novidade do Kernel esta nova imagem atualiza o Flash Player para a versão mais recente e adicional uma tradução italiana para o desktop PIXEL. Foi também anunciado que estará para breve um versão de 64-bits que tirará melhor partido dos Raspberry PI 4 de 4GB e de 8GB.

Também nesta semana que passou a NASA anunciou que o módulo Lunar que irá ser lançado para a Lua mais concretamente para o seu Polo Sul será transportado pelo foguetão da SpaceX. No início deste ano, a NASA seleccionou a Masten Space Systems para gerir a entrega de oito cargas diferentes ao pólo lunar como parte do programa Artemis da agência projectado para pousar humanos na mesma região em 2024. Masten contratou a SpaceX para lançar seu XL-1 lunar lander para a entrega.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentada a revista MagPI Nº97 de Setembro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.