Newsletter Nº276

Newsletter Nº276
Newsletter Nº276

Faz hoje anos que nascia, em 1625, o matemático e físico dinamarquês Rasmus Bartholin. Ele descobriu o fenómeno óptico da refracção dupla. Em 1669, Bartholin observou que as imagens vistas através do feldspato islandês (calcita) eram duplicadas e que, quando o cristal era girado, uma imagem permanecia estacionária enquanto a outra girava com o cristal. Tal comportamento da luz não poderia ser explicado usando as teorias ópticas de Isaac Newton da época. Posteriormente, isto foi explicado como o efeito da polarização da luz. Bartholin escreveu um grande número de trabalhos matemáticos e fez observações astronómicas, incluindo os cometas de 1665. Ele também é famoso pelo seu trabalho médico, em particular a introdução do quinino na luta contra a malária.

Faz também hoje anos que nascia, em 1814, o físico sueco Anders Ångström. Ele foi pioneiro no uso da espectroscopia e é reconhecido no nome do angstrom, uma unidade de comprimento igual a 10^-10 metros. Em 1853, ele estudou o espectro de hidrogénio para o qual Balmer derivou uma fórmula. Ele anunciou em 1862 que a análise do espectro solar mostrava que o hidrogénio está presente na atmosfera solar. Em 1867 ele foi o primeiro a examinar o espectro da aurora boreal. Ele publicou a sua extensa pesquisa sobre o espectro solar em Recherches sur le specter solaire (1868), com medições detalhadas de mais de 1000 linhas espectrais. Ele também publicou trabalhos sobre teoria térmica e realizou medições geo-magnéticas em diferentes lugares da Suécia.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1819, o físico teórico britânico George Stokes. Ele estudou fluidos viscosos e formulou a sua lei da viscosidade para a velocidade de uma esfera sólida a cair num fluido. Outras leis e trabalhos matemáticos pelos quais é conhecido incluem o teorema de Stokes, no campo da análise vectorial. Stokes também trabalhou em óptica, a teoria das ondas da luz, difracção (1849), o espectro ultravioleta e outras análises de espectro. Ele cunhou a palavra fluorescência (1852) enquanto estudava esse fenómeno e foi um dos fundadores do campo da geodésia com seu estudo das variações da gravidade (1849).

Faz também hoje anos que nascia, em 1875, o astrónomo alemão Heinrich Louis d’Arrest. Ele foi responsável por acelerar a descoberto do planeta Neptuno ao sugerir a comparação do céu, na região indicada pelos cálculos de Urbain Le Verrier, com um mapa estelar preparado recentemente. O planeta foi encontrado na mesma noite. O seu sogro foi A. F. Moebius (1790 – 1868). d’Arrest encontrou vários cometas, o de 1851 com um período de 6,6 anos tem o seu nome. Um trabalho que ele publicou foi sobre os asteróides entre Marte e Júpiter, outro trabalho intitulado Siderum nebulosorum Noticees Hafniensis continha 1942 nebulosas, das quais 340 descritas pela primeira vez.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1888, o engenheiro escocês John Logie Baird. Ele foi o primeiro homem a televisionar imagens de contorno de objectos (1924), seguido no ano seguinte por rostos humanos reconhecíveis. Em 1926, ele foi capaz de demonstrar a TV para objectos em movimento no Royal Institution de Londres, e a TV em cores em 1928. Em 1936, a BBC iniciou o primeiro serviço regular de alta definição do Alexandra Palace usando o sistema Baird, embora fosse abandonado um ano depois em favor de um sistema desenvolvido pela Marconi-EMI. Em 1939, 20.000 aparelhos de televisão estavam a ser usados na Grã-Bretanha. Em 1940, Baird fez uma demonstração de uma televisão estéreo colorida de alta definição. Baird continuou experimentando e foi relatado que completou as suas pesquisas na televisão estereoscópica em 1946.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1902, o engenheiro alemão Felix Wankel. Ele inventou o primeiro motor rotativo de combustão interna. Em 1924, ele abriu a sua própria oficina e teve a ideia de um motor rotativo. Em 1927, ele tinha desenhado a forma do seu motor de pistão rotativo. Embora ele tenha recebido sua primeira patente em 1929 (DRP 507.584), foi em Fevereiro de 1957 que o primeiro motor rotativo Wankel verdadeiramente funcional estava pronto. Em vez de pistões em movimento, o motor Wankel usa um rotor orbital em forma de triângulo equilátero curvo. Assim, necessita de poucas peças móveis, é leve e compacto.

E nesta semana que passou ficámos a saber que em 4 de Julho, o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA concluiu sua missão principal, visualizando cerca de 75% do céu estrelado como parte de uma pesquisa de dois anos. Ao capturar este mosaico gigante, o TESS encontrou 66 novos exo-planetas, ou mundos além do nosso sistema solar, bem como cerca de 2.100 candidatos que os astrónomos estão a trabalhar para confirmar. “A TESS está a produzir uma torrente de observações de alta qualidade, fornecendo dados valiosos numa ampla gama de tópicos científicos”, disse Patricia Boyd, cientista do projecto da TESS no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland. “Ao entrar em sua missão estendida, TESS já é um sucesso estrondoso.”

Também nesta semana que passou, um dos maiores radio telescópios do mundo, localizado em Arecibo em Porto Rico sofreu danos que o deixaram inoperacional. Um dos cabos auxiliares que ajuda a sustentar uma plataforma de metal colocada acima do Observatório, partiu-se na segunda-feira (10 de Agosto), causando um corte de 30 metros de comprimento no prato reflector do telescópio. As instalações da National Science Foundation estão fechadas enquanto os engenheiros avaliam os danos e estimam a extensão das reparações que serão necessárias para colocar o telescópio novamente em operação.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentado um modelo 3D para imprimir assim como a revista newelectronics de 11 de Agosto.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.