Newsletter Nº275

Newsletter Nº275
Newsletter Nº275

Faz hoje anos que nascia, em 1667, o matemático suíço Johann Bernoulli. Ele ficou conhecido pela sua descoberta do cálculo exponencial (1691) e da equação da catenária (1690). A sua primeira publicação foi sobre o processo de fermentação (1690), mas depois disso, ele estudou e ensinou matemática ao longo da sua vida. Ele seguiu o seu irmão Jacques como professor de matemática em Basileia. Ele foi o primeiro a usar g para representar a aceleração devido à gravidade. Ele aplicou o então novo cálculo à medição de curvas, equações diferenciais e problemas mecânicos. Ele introduziu o famoso problema do braquistocromo. “Arquimedes de sua idade” estava inscrito em sua lápide.

Faz também hoje anos que nascia, em 1766, o químico e físico inglês William Hyde Wollaston. Ele é responsável pela descoberta do paládio (1803) e do ródio (1804), durante sua investigação do minério de platina. Ele desenvolveu um método de formação de platina – metalurgia do pó – e foi o primeiro a produzir platina maleável e dúctil em escala comercial. Ele tornou o seu método público na Royal Society em 28 de Novembro de 1828, pouco antes de sua morte. Em 1801, ele provou experimentalmente que a electricidade de atrito e a corrente são iguais. Ele é particularmente conhecido por ser o primeiro a observar linhas escuras no espectro do sol, que eventualmente levaram à descoberta dos elementos solares. Ele construiu o prisma Wollaston, um divisor de feixe polarizador (agora aplicado nos leitores de CD) e inventou a câmara lúcida.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1881, o bacteriologista escocês Alexander Fleming. Ele ficou conhecido pela sua descoberta da penicilina. Em 1928, enquanto trabalhava no vírus influenza, ele observou que o mofo tinha-se desenvolvido acidentalmente numa placa de cultura de estafilococos e que o mofo tinha criado um círculo livre de bactérias em torno de si. Ele experimentou mais e descobriu que uma cultura de fungos impedia o crescimento de estafilococos, mesmo quando diluída 800 vezes. A substância activa, que chamou de penicilina, deu início à prática altamente eficaz da antibioticoterapia para doenças infecciosas. Fleming partilhou o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1945 com Ernst Boris Chain e Howard Walter Florey, que ambos (a partir de 1939) continuaram o trabalho de Fleming.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1943, o cientista da computação americano [Jon Postel](https://en.wikipedia.org/wiki/Jon_Postel). Ele desempenhou um papel fundamental na criação e administração da Internet. No final da década de 1960, Postel era um estudante de pós-graduação a desenvolver a ARPANET, um precursor da Internet para uso do Departamento de Defesa dos EUA. Como director da Autoridade para Atribuição de Números da Internet (IANA), que ele formou, Postel foi o criador do sistema de endereços da Internet. A Internet cresceu rapidamente na década de 1990 e existia a preocupação com a sua falta de regulamentação. Pouco antes de sua morte, Postel apresentou uma proposta ao governo dos EUA para uma organização internacional sem fins lucrativos que supervisionaria a Internet e seus nomes e números atribuídos.

Nesta semana que passou dois astronautas da NASA regressaram em segurança após o primeiro voo comercial da tripulação para a estação espacial. No passado domingo aterraram no golfo do México vindos da Estação Espacial Internacional. O Crew Dragon da SpaceX, carregando Robert Behnken e Douglas Hurley, caiu sob para-quedas no Golfo do México, na costa de Pensacola, Flórida, às 14h48. EDT domingo e foram recuperados com sucesso pela SpaceX.

Também nesta semana que passou foi lançada uma nova versão do Kernel Linux. Considerada por Linus Torvalds uma actualização “realmente grande”, a versão 5.8 do Kernel foi lançada. Nesta nova versão destacam-se os drivers actualizados com suporte para uma serie de GPU adreno, patchs para a vulnerabilidade Spectre, melhorias no filesystem exFAT, driver de gestão de energia da AMD, capacidades de compressão no filesystem F2FS, entre outros.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.