Newsletter Nº275

Newsletter Nº275
News­let­ter Nº275

Faz hoje anos que nas­cia, em 1667, o mate­má­ti­co suí­ço Johann Ber­noul­li. Ele ficou conhe­ci­do pela sua des­co­ber­ta do cál­cu­lo expo­nen­ci­al (1691) e da equa­ção da cate­ná­ria (1690). A sua pri­mei­ra publi­ca­ção foi sobre o pro­ces­so de fer­men­ta­ção (1690), mas depois dis­so, ele estu­dou e ensi­nou mate­má­ti­ca ao lon­go da sua vida. Ele seguiu o seu irmão Jac­ques como pro­fes­sor de mate­má­ti­ca em Basi­leia. Ele foi o pri­mei­ro a usar g para repre­sen­tar a ace­le­ra­ção devi­do à gra­vi­da­de. Ele apli­cou o então novo cál­cu­lo à medi­ção de cur­vas, equa­ções dife­ren­ci­ais e pro­ble­mas mecâ­ni­cos. Ele intro­du­ziu o famo­so pro­ble­ma do bra­quis­to­cro­mo. “Arqui­me­des de sua ida­de” esta­va ins­cri­to em sua lápide.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1766, o quí­mi­co e físi­co inglês Wil­li­am Hyde Wol­las­ton. Ele é res­pon­sá­vel pela des­co­ber­ta do palá­dio (1803) e do ródio (1804), duran­te sua inves­ti­ga­ção do miné­rio de pla­ti­na. Ele desen­vol­veu um méto­do de for­ma­ção de pla­ti­na — meta­lur­gia do pó — e foi o pri­mei­ro a pro­du­zir pla­ti­na maleá­vel e dúc­til em esca­la comer­ci­al. Ele tor­nou o seu méto­do públi­co na Royal Soci­ety em 28 de Novem­bro de 1828, pou­co antes de sua mor­te. Em 1801, ele pro­vou expe­ri­men­tal­men­te que a elec­tri­ci­da­de de atri­to e a cor­ren­te são iguais. Ele é par­ti­cu­lar­men­te conhe­ci­do por ser o pri­mei­ro a obser­var linhas escu­ras no espec­tro do sol, que even­tu­al­men­te leva­ram à des­co­ber­ta dos ele­men­tos sola­res. Ele cons­truiu o pris­ma Wol­las­ton, um divi­sor de fei­xe pola­ri­za­dor (ago­ra apli­ca­do nos lei­to­res de CD) e inven­tou a câma­ra lúcida.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1881, o bac­te­ri­o­lo­gis­ta esco­cês Ale­xan­der Fle­ming. Ele ficou conhe­ci­do pela sua des­co­ber­ta da peni­ci­li­na. Em 1928, enquan­to tra­ba­lha­va no vírus influ­en­za, ele obser­vou que o mofo tinha-se desen­vol­vi­do aci­den­tal­men­te numa pla­ca de cul­tu­ra de esta­fi­lo­co­cos e que o mofo tinha cri­a­do um cír­cu­lo livre de bac­té­ri­as em tor­no de si. Ele expe­ri­men­tou mais e des­co­briu que uma cul­tu­ra de fun­gos impe­dia o cres­ci­men­to de esta­fi­lo­co­cos, mes­mo quan­do diluí­da 800 vezes. A subs­tân­cia acti­va, que cha­mou de peni­ci­li­na, deu iní­cio à prá­ti­ca alta­men­te efi­caz da anti­bi­o­ti­co­te­ra­pia para doen­ças infec­ci­o­sas. Fle­ming par­ti­lhou o Pré­mio Nobel de Fisi­o­lo­gia ou Medi­ci­na em 1945 com Ernst Boris Chain e Howard Wal­ter Flo­rey, que ambos (a par­tir de 1939) con­ti­nu­a­ram o tra­ba­lho de Fleming.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1943, o cien­tis­ta da com­pu­ta­ção ame­ri­ca­no [Jon Postel](https://en.wikipedia.org/wiki/Jon_Postel). Ele desem­pe­nhou um papel fun­da­men­tal na cri­a­ção e admi­nis­tra­ção da Inter­net. No final da déca­da de 1960, Pos­tel era um estu­dan­te de pós-gra­du­a­ção a desen­vol­ver a ARPANET, um pre­cur­sor da Inter­net para uso do Depar­ta­men­to de Defe­sa dos EUA. Como direc­tor da Auto­ri­da­de para Atri­bui­ção de Núme­ros da Inter­net (IANA), que ele for­mou, Pos­tel foi o cri­a­dor do sis­te­ma de ende­re­ços da Inter­net. A Inter­net cres­ceu rapi­da­men­te na déca­da de 1990 e exis­tia a pre­o­cu­pa­ção com a sua fal­ta de regu­la­men­ta­ção. Pou­co antes de sua mor­te, Pos­tel apre­sen­tou uma pro­pos­ta ao gover­no dos EUA para uma orga­ni­za­ção inter­na­ci­o­nal sem fins lucra­ti­vos que super­vi­si­o­na­ria a Inter­net e seus nomes e núme­ros atribuídos.

Nes­ta sema­na que pas­sou dois astro­nau­tas da NASA regres­sa­ram em segu­ran­ça após o pri­mei­ro voo comer­ci­al da tri­pu­la­ção para a esta­ção espa­ci­al. No pas­sa­do domin­go ater­ra­ram no gol­fo do Méxi­co vin­dos da Esta­ção Espa­ci­al Inter­na­ci­o­nal. O Crew Dra­gon da Spa­ceX, car­re­gan­do Robert Behn­ken e Dou­glas Hur­ley, caiu sob para-que­das no Gol­fo do Méxi­co, na cos­ta de Pen­sa­co­la, Fló­ri­da, às 14h48. EDT domin­go e foram recu­pe­ra­dos com suces­so pela SpaceX.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­da uma nova ver­são do Ker­nel Linux. Con­si­de­ra­da por Linus Tor­valds uma actu­a­li­za­ção “real­men­te gran­de”, a ver­são 5.8 do Ker­nel foi lan­ça­da. Nes­ta nova ver­são des­ta­cam-se os dri­vers actu­a­li­za­dos com supor­te para uma serie de GPU adre­no, pat­chs para a vul­ne­ra­bi­li­da­de Spec­tre, melho­ri­as no filesys­tem exFAT, dri­ver de ges­tão de ener­gia da AMD, capa­ci­da­des de com­pres­são no filesys­tem F2FS, entre outros.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.