Newsletter Nº274

Newsletter Nº274
News­let­ter Nº274

Faz anos hoje que nas­cia, em 1863, o inven­tor e fabri­can­te auto­mo­vel ame­ri­ca­no Henry Ford. Ele foi o pri­mei­ro a expe­ri­men­tar moto­res de com­bus­tão inter­na enquan­to era enge­nhei­ro da Edi­son Illu­mi­na­ting Com­pany. Ele fina­li­zou o pri­mei­ro motor a gaso­li­na uti­li­zá­vel a 24 de Dezem­bro de 1893. O qua­dri­ci­clo que ele pro­jec­tou, fez o seu pri­mei­ro tes­te de estra­da a 4 de Junho de 1896. Em 16 de Junho de 1903, ele e onze inves­ti­do­res assi­na­ram docu­men­tos para cri­ar a Ford Motor Com­pany. A 1 de Outu­bro de 1908, Ford intro­du­ziu o Mode­lo T con­fiá­vel e de bai­xo cus­to, enquan­to con­ti­nu­a­va a revo­lu­ci­o­nar a indús­tria. A Ford intro­du­ziu peças fabri­ca­das com pre­ci­são pro­jec­ta­das para serem peças padro­ni­za­das e tro­cá­veis. Em 1 de Dezem­bro de 1913, a pro­du­ção foi aumen­ta­da usan­do uma linha de mon­ta­gem em movi­men­to con­tí­nuo. Em 1918, meta­de de todos os car­ros na Amé­ri­ca eram do mode­lo T. O últi­mo mode­lo T saiu da linha de mon­ta­gem em 26 de maio de 1927.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1888, o físi­co e enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co rus­so-ame­ri­ca­no Vla­di­mir K. Zwory­kin. Ele ficou conhe­ci­do como o “o pai da tele­vi­são”. Simul­ta­ne­a­men­te ao iní­cio das trans­mis­sões de rádio, Zwory­kin esta­va a desen­vol­ver um sis­te­ma de trans­mis­são de som e ima­gem. Outros inven­to­res esta­vam usan­do um sis­te­ma moto­ri­za­do de var­re­du­ra mecâ­ni­ca com dis­cos rota­ti­vos capa­zes de foto­gra­far uma pole­ga­da qua­dra­da. Era pesa­do, volu­mo­so e pou­co prá­ti­co para uso domés­ti­co. Zwory­kin, na Wes­tinghou­se, desen­vol­veu um sis­te­ma de tele­vi­são digi­tal usan­do as suas ino­va­ções, o ico­nos­có­pio e o cines­có­pio, os pre­cur­so­res da câma­ra de tele­vi­são actu­al. Ele tam­bém inven­tou o micros­có­pio electrónico.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1940, e empre­sá­rio e inven­tor inglês Cli­ve Sin­clair. Ele fun­dou a Sin­clair Radi­o­nics em 1961, onde pro­du­ziu a pri­mei­ra cal­cu­la­do­ra ele­trô­ni­ca de bol­so em 1972 (Sin­clair Exe­cu­ti­ve). Mais tar­de, a Sin­clair entrou na pro­du­ção de com­pu­ta­do­res domés­ti­cos e pro­du­ziu o Sin­clair ZX80, o pri­mei­ro com­pu­ta­dor domés­ti­co de mer­ca­do de mas­sas do Rei­no Uni­do por menos de £ 100 e, pos­te­ri­or­men­te, com a Sin­clair Rese­ar­ch, o ZX81 e o ZX Spec­trum; o últi­mo é ampla­men­te reco­nhe­ci­do pelos con­su­mi­do­res e pro­gra­ma­do­res pela sua impor­tân­cia nos pri­mei­ros dias da indús­tria bri­tâ­ni­ca de com­pu­ta­do­res domés­ti­cos. Ficou tam­bém conhe­ci­do por ter cri­a­do um vei­cu­lo elec­tri­co com bate­ri­as — o Sin­clair C5. Embo­ra tenha sido um fra­cas­so comer­ci­al foi dos pri­mei­ros veí­cu­los eléc­tri­cos a serem comer­ci­a­li­za­dos para o publi­co. Tinha auto­no­mia de 32Km, pesa­va 45Kg e tinha uma velo­ci­da­de máxi­ma de 24 km/h. Foi lan­ça­do em 1985 e ape­nas foram pro­du­zi­das 14.000 unidades.

Nes­ta sema­na que pas­sou a NASA lan­çou a mis­são Mar­te 2020 — Per­se­ve­ran­ce Rover. A mis­são trans­por­ta­rá o vei­cu­lo Per­se­ve­ran­ce até Mar­te, e ater­ra­rá o mes­mo na cra­te­ra Jeze­ro daqui a cer­ca de sete meses a 18 de Feve­rei­ro de 2021. O vei­cu­lo tem aco­pla­do o heli­cóp­te­ro Inge­nuity com o qual ten­ta­rão fazer uma serie de expe­ri­ên­ci­as rela­ci­o­na­das com o voo de veí­cu­los nou­tros pla­ne­tas. Apa­ren­te­men­te pou­co tem­po após a des­co­la­gem do fogue­tão ULA Atlas V’s Cen­taur foi rece­bi­do um sinal de tele­me­tria nas esta­ções ter­res­tres com dados a indi­car que a nave espa­ci­al tinha entra­do num esta­do conhe­ci­do como modo de segu­ran­ça. Mui­to pro­va­vel­men­te isto suce­deu por­que ao entrar na som­bra da Ter­ra a tem­pe­ra­tu­ra encon­tra­va-se abai­xo do espe­ra­do. Ten­do todos os parâ­me­tros vol­ta­do ao nor­mal a equi­pa da mis­são está a fazer um diag­nos­ti­co com­ple­to ao fogue­tão para que pos­sa colo­ca-lo nova­men­te no seu modo normal.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­PI Nº 93 de Agos­to assim como a revis­ta newe­lec­tro­nics de 8 de Julho. São apre­sen­ta­dos os livros How to Code in Python 3 e Python Machi­ne Lear­ning Projects.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.