Newsletter Nº271

Newsletter Nº271
News­let­ter Nº271

Faz hoje anos que nas­cia, em 1802, o inven­tor ame­ri­ca­no Tho­mas Daven­port. Ele é con­si­de­ra­do o inven­tor do que pro­va­vel­men­te foi o pri­mei­ro motor eléc­tri­co comer­ci­al­men­te bem-suce­di­do, que ele usou com gran­de talen­to para ali­men­tar uma série de inven­ções. Embo­ra vári­os outros inven­to­res tenham expe­ri­men­ta­do moto­res, Daven­port foi o pri­mei­ro a obter uma paten­te nos EUA (nº 132 em 25 de Feve­rei­ro de 1837) para seu motor de cor­ren­te con­tí­nua. Ele incor­po­rou o con­cei­to do elec­troí­man inven­ta­do por Joseph Henry de uma manei­ra que pro­du­ziu um movi­men­to rota­ti­vo usan­do sua pró­pria ideia de comu­ta­dor e esco­vas para con­tro­lar a direc­ção do flu­xo da cor­ren­te. Ele usou um motor que cons­truiu para ali­men­tar máqui­nas de ofi­ci­na e tam­bém cons­truiu o pri­mei­ro vagão de com­boio eléctrico.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1819 o inven­tor ame­ri­ca­no Eli­as Howe. Ele inven­tou uma máqui­na de cos­tu­ra comer­ci­al­men­te bem-suce­di­da. Embo­ra tenha sido Wal­ter Hunt quem cons­truiu a pri­mei­ra máqui­na de cos­tu­ra dos Esta­dos Uni­dos, ele não a per­se­guiu. Mais tar­de, Howe pas­sou anos a desen­vol­ver um dese­nho fun­ci­o­nal e rece­beu uma paten­te na sua pró­pria máqui­na em 10 de Setem­bro de 1846. O suces­so comer­ci­al veio len­ta­men­te, exi­gin­do a defe­sa da sua paten­te con­tra a melhor máqui­na comer­ci­a­li­za­da por Isa­ac Singer.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1894, o enge­nhei­ro e inven­tor ame­ri­ca­no Percy Spen­cer. Ele teve a ideia do for­no de micro-ondas. Em 1940, Sir John Ran­dall e o Dr. H. A. Boot inven­ta­ram o tubo de mag­ne­tron para pro­du­zir micro-ondas por radar. Após a guer­ra, o Dr. Percy Spen­cer, da Raythe­on Com­pany, esta­va a inves­ti­gar o tubo de mag­ne­tron. Duran­te uma expe­ri­ên­cia, ele des­co­briu que uma bar­ra de cho­co­la­te no bol­so tinha der­re­ti­do total­men­te. Como o efei­to de aque­ci­men­to das micro-ondas era conhe­ci­do ante­ri­or­men­te, o Dr. Spen­cer dedu­ziu que a radi­a­ção mag­ne­tron der­re­te­ra o cho­co­la­te, não o calor do cor­po. Isso levou Spen­cer a pes­qui­sar ali­men­tos para cozi­nhar. Os pri­mei­ros for­nos comer­ci­ais de micro-ondas eram equi­pa­men­tos de gran­de por­te, fei­tos para restaurantes.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1911, o físi­co ame­ri­ca­no John Archi­bald Whe­e­ler. Ele foi o pri­mei­ro físi­co ame­ri­ca­no envol­vi­do no desen­vol­vi­men­to teó­ri­co da bom­ba ató­mi­ca. Ele tam­bém deu ori­gem a uma nova abor­da­gem da teo­ria do cam­po uni­fi­ca­do. Whe­e­ler rece­beu o Pré­mio Wolf de 1997 “pelas suas con­tri­bui­ções para a físi­ca dos bura­cos negros, a gra­vi­da­de quân­ti­ca e as teo­ri­as de espa­lha­men­to nucle­ar e fis­são nucle­ar”. Depois de reco­nhe­cer que qual­quer gran­de colec­ção de maté­ria fria não tem esco­lha a não ser ceder à for­ça da gra­vi­da­de e sofrer colap­so total, Whe­e­ler cunhou o ter­mo “bura­co negro” em 1967.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1926,o Físi­co ame­ri­ca­no-dina­marquês Ben Roy Mot­tel­son. Ele par­ti­lhou o Pré­mio Nobel de Físi­ca de 1975 com Aage N. Bohr e James Rainwa­ter “pela des­co­ber­ta da cone­xão entre movi­men­to colec­ti­vo e movi­men­to de par­tí­cu­las nos núcle­os ató­mi­cos e pelo desen­vol­vi­men­to da teo­ria da estru­tu­ra do núcleo ató­mi­co com base nes­sa cone­xão”. Este tra­ba­lho deter­mi­nou as for­mas assi­mé­tri­cas de cer­tos núcle­os ató­mi­cos e as razões por trás des­sas assi­me­tri­as. Pes­qui­sas pos­te­ri­o­res inves­ti­ga­ram o fac­to de que a maté­ria nucle­ar pos­sui pro­pri­e­da­des rema­nes­cen­tes dos super-condutores.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1938, o cien­tis­ta ame­ri­ca­no James B. Pol­lack. Ele foi o inves­ti­ga­dor da NASA e aju­dou a desen­vol­ver a teo­ria de que a guer­ra ató­mi­ca resul­ta­ria num “inver­no nucle­ar” como um espe­ci­a­lis­ta de reno­me mun­di­al no estu­do de atmos­fe­ras e par­tí­cu­las pla­ne­tá­ri­as usan­do téc­ni­cas de trans­fe­rên­cia radi­o­ac­ti­va. Nou­tro tra­ba­lho, ele exa­mi­nou as mudan­ças cli­má­ti­cas evo­lu­ti­vas em todos os pla­ne­tas ter­res­tres e mode­los deta­lha­dos da evo­lu­ção ini­ci­al dos pla­ne­tas gigan­tes de gás. Ele fez con­tri­bui­ções fun­da­men­tais para o dese­nho de vári­as mis­sões da NASA. Pol­lack des­co­briu a pri­mei­ra evi­dên­cia real de que as nuvens de Vénus são com­pos­tas de áci­do sul­fú­ri­co. Ele expli­cou a razão do para­do­xo dos anéis de Satur­no mos­tra­rem bai­xa emis­si­vi­da­de de micro-ondas, mas alta reflec­ti­vi­da­de de radar.

Nes­ta sema­na que pas­sou, a mis­são da Roc­ket Lab não con­se­guiu atin­gir a órbi­ta ten­do falha­do. Após uma des­co­la­gem bem-suce­di­da, pas­sa­gem do pri­mei­ro está­gio e sepa­ra­ção do está­gio, o Roc­ket Lab teve uma ano­ma­lia duran­te a sua 13ª mis­são Elec­tron: ‘Pics Or It Didn’t Happen.’
O pro­ble­ma ocor­reu apro­xi­ma­da­men­te qua­tro minu­tos após o lan­ça­men­to a 4 de Julho de 2020 e resul­tou na per­da do fogue­tão. Como resul­ta­do, a car­ga a bor­do do Elec­tron não foi colo­ca­da em órbi­ta. O Elec­tron per­ma­ne­ceu den­tro das zonas esta­be­le­ci­das para a mis­são e não cau­sou danos ao pes­so­al ou ao local de lan­ça­men­to. O Roc­ket Lab está a tra­ba­lhar em estrei­ta cola­bo­ra­ção com a FAA para inves­ti­gar a ano­ma­lia e iden­ti­fi­car a raiz do pro­ble­ma para o cor­ri­gir e avançar.

Tam­bém esta sema­na ficá­mos a saber que os balões Loon da Alpha­bet come­ça­ram a ofe­re­cer o seu pri­mei­ro ser­vi­ço comer­ci­al de Inter­net no Qué­nia. Num post no blog anun­ci­an­do a notí­cia, o CEO da Loon, Alas­tair West­garth, dis­se que o ser­vi­ço 4G LTE será for­ne­ci­do aos assi­nan­tes da Tel­kom Kenya atra­vés de uma fro­ta de cer­ca de 35 balões, cobrin­do uma área de cer­ca de 50.000 qui­ló­me­tros qua­dra­dos nas áre­as oes­te e cen­tral do país, incluin­do sua capi­tal, Nairobi.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­do o livro “Buil­ding Secu­re & Reli­a­ble Systems”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.