Newsletter Nº270

Newsletter Nº270
News­let­ter Nº270

Faz hoje anos que nas­cia, em 1862, o cien­tis­ta bri­tâ­ni­co Wil­li­am Henry Bragg. Ele foi pio­nei­ro em físi­ca do esta­do sóli­do e foi-lhe con­ce­di­do (em con­jun­to com o seu filho Sir Lawren­ce Bragg) o Pré­mio Nobel de Físi­ca em 1915 pelas pes­qui­sas sobre a deter­mi­na­ção de estru­tu­ras cris­ta­li­nas. Duran­te a Pri­mei­ra Guer­ra Mun­di­al, Bragg foi encar­re­ga­do de pes­qui­sas sobre a detec­ção e medi­ção de sons subaquá­ti­cos para a loca­li­za­ção de sub­ma­ri­nos. Ele tam­bém cons­truiu um espec­tró­me­tro de raios‑X para medir os com­pri­men­tos de onda dos raios‑X.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1876, a Físi­ca nucle­ar cana­di­a­na Har­ri­et Bro­oks. Ela foi pro­va­vel­men­te a pri­mei­ra a obser­var o recuo do núcleo ató­mi­co quan­do par­tí­cu­las nucle­a­res foram emi­ti­das duran­te o decai­men­to radi­o­ac­ti­vo. Duran­te os anos de 1901-05, ela con­tri­buiu mui­to para a nova ciên­cia da radi­o­ac­ti­vi­da­de. Tra­ba­lhan­do com Ernest Ruther­ford, ela mediu a taxa na qual o rádio liber­ta­va rádon (e outros gases) no ar. Eles demons­tra­ram que a difu­são das ema­na­ções de rádio com­por­ta­va-se como um gás e que esse gás tinha um peso mole­cu­lar alto (aci­ma de 100). Ruther­ford deu cré­di­to ao seu tra­ba­lho ao iden­ti­fi­car a liber­ta­ção de rádon como cru­ci­al para o desen­vol­vi­men­to da sua teo­ria da trans­mu­ta­ção de um ele­men­to em outro.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1893, o físi­co ger­ma­no-bri­tâ­ni­co Fran­cis Simon. O seu tra­ba­lho em físi­ca de bai­xa tem­pe­ra­tu­ra alcan­çou uma bai­xa de 20 mili­o­né­si­mos de grau aci­ma do zero abso­lu­to. Ele evi­tou a vida na Ale­ma­nha de Hitler indo para Oxford. Simon tra­ba­lhou na redu­ção de tem­pe­ra­tu­ras abai­xo do pon­to ante­ri­or­men­te pos­sí­vel pelo efei­to Jou­le-Thom­son. O seu méto­do era reti­rar calor ali­nhan­do molé­cu­las para-mag­né­ti­cas em tem­pe­ra­tu­ras mui­to bai­xas e per­mi­tir que sua ori­en­ta­ção se ale­a­to­ri­zas­se, abs­train­do mais calor do ambi­en­te e dimi­nuin­do ain­da mais a tem­pe­ra­tu­ra. Ele che­gou mais per­to do zero abso­lu­to, embo­ra com mais difi­cul­da­de, fazen­do o mes­mo com rota­ções nucleares.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1906, o físi­co ger­ma­no-ame­ri­ca­no Hans Bethe. Ele aju­dou a mol­dar a físi­ca clás­si­ca na físi­ca quân­ti­ca e aumen­tou a com­pre­en­são dos pro­ces­sos ató­mi­cos res­pon­sá­veis pelas pro­pri­e­da­des da maté­ria e das for­ças que gover­nam as estru­tu­ras dos núcle­os ató­mi­cos. Bethe tra­ba­lhou com rela­ção à pene­tra­ção de arma­du­ras e à teo­ria das ondas de cho­que de um pro­jéc­til em movi­men­to no ar. Ele estu­dou reac­ções nucle­a­res e sec­ções trans­ver­sais de reac­ção. Em 1943, Robert Oppe­nhei­mer pediu a Bethe para ser o che­fe da Divi­são Teó­ri­ca em Los Ala­mos no Pro­jec­to Manhat­tan. Ele rece­beu o Pré­mio Nobel de Físi­ca (1967) pelo seu tra­ba­lho na pro­du­ção de ener­gia em estrelas.

Nes­ta sema­na que pas­sou a Spa­ceX lan­çou um saté­li­te de GPS para a For­ça Espa­ci­al Nor­te-Ame­ri­ca­na. Esta foi a 11a mis­são da Spa­ceX bem suce­di­da. Um fogue­tão Fal­con 9 foi lan­ça­do no pas­sa­do dia 30 do Cape Cana­ve­ral na Flo­ri­da. Cons­truí­do pela Lockhe­ed Mar­tin, este é o ter­cei­ro saté­li­te GPS do géne­ro a ser lan­ça­do e jun­tar-se‑á a outros dois como ele, que já estão em órbi­ta. A Spa­ceX lan­çou um des­ses dois saté­li­tes num fogue­te Fal­con 9 dife­ren­te em Dezem­bro de 2018 e o outro saté­li­te foi lan­ça­do no últi­mo fogue­te Del­ta IV Medium em Agos­to de 2019.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.