Newsletter Nº267

Newsletter Nº267
Newsletter Nº267

Faz hoje anos que nascia, em 1842 o químico, engenheiro e inventor alemão Carl von Linde. Foi ele que inventou a refrigeração mecânica. O seu primeiro equipamento de refrigeração foi testado numa cervejaria de Munique. Fabricar cerveja de boa qualidade requeria temperaturas baixas, limitando a fabricação ao inverno ou em porões profundos com o uso de grandes quantidades de gelo em bloco. Com a invenção da refrigeração por Linde, a fabricação de cerveja tornou-se sazonalmente independente. Linde também inventou um processo contínuo de liquefação de gases em grandes quantidades, o que proporcionou ímpeto e meios para a realização de pesquisas científicas a baixas temperaturas e vácuo muito alto.

Faz também hoje anos que nascia, em 1967, o físico francês Charles Fabry. Ele era especializado em óptica, desenvolvendo métodos para a medição precisa dos efeitos de interferência. Ele trabalhou com Alfred Pérot, durante 1896-1906, no desenho e uso de um dispositivo conhecido como interferometro Fabry-Pérot, especificamente para espectroscopia de alta resolução, composto por duas placas de vidro finamente prateadas colocadas em paralelo, produzindo interferência devido a múltiplas reflexões. Em 1913, Fabry demonstrou que o ozónio é abundante na atmosfera superior e é responsável por filtrar a radiação ultravioleta do Sol, protegendo a vida na superfície da Terra da maioria de seus efeitos nocivos.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1910, o oceanógrafo, biólogo marinho e explorador oceânico Jacques Cousteau. Ele ficou conhecido pelas suas extensas investigações nos oceanos. Foi co-inventor do aqualung que tornou possível o mergulho autónomo (1943). Cousteau desenvolveu a série Conshelf de habitats tripulados, o Diving Saucer, um processo de televisão subaquática e várias outras plataformas e instrumentos especializados da ciência do oceano. Em 1945, ele fundou o Grupo de Pesquisa Submarina da Marinha Francesa. Ele modificou um caça-minas de madeira da Segunda Guerra Mundial no navio de pesquisa Calypso, em 1950. Verificou-se que uma cúpula de observação adicionada ao pé do arco de Calypso aumentava a estabilidade, a velocidade e a eficiência de combustível do navio.

Faz também hoje anos que nascia, em 1937, o Matemático americano David Mumford. Ele recebeu a Medalha Fields em 1974 pelo seu trabalho em geometria algébrica. Nos anos 80, ele voltou-se para a matemática aplicada com a pergunta “Existe uma abordagem matemática para entender o pensamento e o cérebro?” Isso faz parte da “Teoria dos Padrões”, apresentada por Ulf Grenander nos anos 70, para fornecer um cenário teórico para um grande número de ideias, técnicas e resultados relacionados a campos como visão computacional, reconhecimento de fala, processamento de imagem e sinal acústico, padrão reconhecimento e seu lado estatístico, redes neuronais e partes da inteligência artificial.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1945, o engenheiro e inventor francês Roland Moreno. Ficou conhecido por ter inventado o smart card usado por bancos, supermercados, postos de gasolina, cartões SIM de telefones celulares, cabines telefónicas públicas, documentos de identidade e cartas de condução.

Nesta semana que passou foi anunciada a nova PS5. A nova consola da Sony virá inicialmente em branco, com pormenores pretos e azul, e vai ter duas versões: uma com suporte para formato físico Ultra HD Blu-ray e outra para formato digital.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentada a revista newselectronics de 9 de Junho.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.