Newsletter Nº268

Newsletter Nº268
Newsletter Nº268

Faz hoje anos que nascia, em 1799 o astrónomo inglês William Lassell. Ele construiu seu próprio telescópio de 24″ de diâmetro e criou equipamentos movidos a vapor para polir o espelho de metal de especulo. Este telescópio foi o primeiro do seu tamanho a ser montado “equitativamente” para facilitar a observação das estrelas. Ele descobriu Triton, uma lua de Neptuno, e Ariel e Umbriel, satélites de Úrano. Mais tarde, Lassell construiu um telescópio de 48″ de diâmetro com o mesmo design e transportou-o para Malta para observações com céu mais claro.

Faz também hoje anos que nascia, em 1918 o químico americano Jerome Karle. Ele partilhou o prémio Nobel de química em 1985 (com Herbert A. Hauptman) pelas “suas realizações notáveis no desenvolvimento de métodos directos para a determinação de estruturas cristalinas”. O seu trabalho possibilitou a determinação de estruturas de cristal 3D, como moléculas de hormónios, vitaminas e antibióticos. Ele começou a sua carreira com um breve período em Chicago, no início da década de 1940, a trabalhar para o Projecto Manhattan, desenvolvendo a bomba atómica, e então juntou-se à equipa do Laboratório de Pesquisa Naval em 1946. Ele tornou-se o cientista chefe do Laboratório de Estrutura da Matéria. em 1968.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1926 o astrónomo americano Allan Sandage. Juntamente com Thomas A. Matthews descobriu, em 1960, a primeira identificação óptica de uma fonte de rádio quase-estelar (quasar), um objecto semelhante a uma estrela que é um forte emissor de ondas de rádio. Embora fosse uma fonte estranha de emissão de rádio, sob luz visível, parecia uma estrela fraca. No entanto, este objecto emitia ondas de rádio e radiação ultravioleta mais intensas do que uma estrela típica.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1932, o químico americano Dudley R. Herschbach. Ele foi pioneiro no uso de feixes moleculares para elucidar os processos de reacções químicas. Este estudo da dinâmica da reacção detalha a sequência de eventos e estados de energia dos átomos e moléculas. Pelos seus trabalhos recebeu o Prémio Nobel da química em 1986 (Juntamente com Yuan T. Lee e John C. Polanyi).

Nesta semana que passou foi lançada a versão 1.8.13 do Arduino IDE. De entre as inúmeras correcções de erros, esta versão introduz uma melhoria significativa na organização do menu de placas listadas no Menu “Tools”.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.