Newsletter Nº266

Newsletter Nº266
Newsletter Nº266

Faz hoje anos que nascia, em 1756 o químico francês Jean-Antoine Chaptal. Ele foi o autor do primeiro livro sobre química industrial. Foi também ele que deu o nome “nitrogénio”. A sua actividade técnica abrangeu um amplo campo, como melhorias na fabricação de ácido sulfúrico, salitre para pólvora, açúcar de raiz de beterraba, vinho, tingimento, branqueamento entre outras coisas. Ele foi o primeiro a produzir comercialmente ácido sulfúrico na França na sua fábrica em Montpellier. A sua carreira abrangeu o período tempestuoso da Revolução Francesa. Ele foi preso, mas teve mais sorte do que o brilhante Antoine Lavoisier (que foi guilhotinado) e depois libertado para gerir as obras de salitre em Grenelle. Ele também ajudou a organizar a introdução do sistema métrico.

Faz também hoje anos que nascia, em 1877, o químico alemão Heinrich Otto Wieland. Ele ganhou do Prémio Nobel de Química de 1927 pelos seus estudos de química de esteróides, nos quais determinou a estrutura molecular dos ácidos biliares. Ele também é conhecido por estudar a conversão de alimentos em energia. Em 1912, ele começou a trabalhar em ácidos biliares, secreções do fígado conhecidas há quase um século por consistirem num grande número de substâncias. Ele estudou três deles: ácido cólico, ácido desoxicólico e ácido litocólico, descobrindo que todos eram esteróides, muito semelhantes entre si, e todos convertíveis em ácido colânico. Depois de 1921, ele estudou alguns alcalóides curiosos, incluindo toxiferina (ingrediente activo do curare), bufotalina (no veneno de sapos) e faloidina e amatina (ingredientes venenosos no mortífero cogumelo amanita).

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1910, o inventor inglês Christopher Cockerell. Ele é responsável pela invenção do hovercraft. Ele era engenheiro electrotécnico na Marconi Company (1935-50), onde trabalhou em equipamentos de navegação aérea e radar. Posteriormente ele criou um negócio de aluguer de barcos. Considerando o arrasto da água no casco de um barco, ele teve a ideia de elevar o barco numa almofada de ar. Em 1954, ele realizou um teste crucial usando balanças de cozinha, latas e um aspirador de pó para mostrar que uma corrente de ar poderia produzir a elevação necessária. No ano seguinte, ele construiu um modelo de madeira balsa em funcionamento com um motor de aeronave. O primeiro protótipo em escala real, o SR-N1, pesava 7 toneladas e era capaz de 60 nós. Atravessou o Canal da Mancha em 1959 (com Cockerell a bordo). O Hovercraft entrou em serviço regular entre canais em 1968.

Nesta semana que passou, e após um adiamento de dias, foi finalmente lançado o foguetão da SpaceX, com dois astronautas a bordo, em direcção à estação espacial internacional. No dia 30 cumpriu-se mais um passo histórico na conquista espacial quando astronautas norte-americanos foram lançados dentro de um foguetão comercial. A nave Crew Dragon transportou Robert Behnken e Douglas Hurley, sendo a primeira missão de teste com tripulantes humanos. Denominada de SpaceX Demo-2 esta missão tem como objectivo testar o voo do inicio ao fim para validar a capacidade de transporte de tripulação, durante o lançamento, em órbita, na acoplagem e na aterragem.

Também nesta semana que passou foi lançado o Kernel 5.7 do Linux. Depois de sete RC foi dado o “sign-off” para a primeira versão oficial desta familiar de Kernels. As principais novidades são melhorias diversas na arquitectura ARM de 64-bits, melhoria do suporte de HDR/OLED nomeadamente o controlo do Backlight, foram também introduzidas melhorias diversas no sistema de I/O, novo driver de filesystem exFAT, actualizações dos filesystems F2FS, XFS e Btrfs, suporte para o Apple USB Fast Charge, suporte para novos dispositivos de hardware de som, assim como muitas outras melhorias.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.