Newsletter Nº265

Newsletter Nº265
Newsletter Nº265

Faz hoje anos que nascia, em 1895, o astrónomo alemão Rudolph Minkowski. Ele estudou espectros, distribuições e movimentos de nebulosas planetárias e mais que duplicou o número conhecido. Ele investigou novas e super-novas e seus remanescentes, especialmente a física e a expansão da Nebulosa de Câncer (um remanescente pulsar). Com Walter Baade, Minkowski dividiu as super-novas nos tipos I e II com base nas características espectrais e identificaram contra-partes ópticas de muitas das primeiras fontes de rádio, incluindo Cygnus A, Virgo A (M87), Perseus A (NGC 1275) e Centaurus A (NGC 5128). Pouco antes de se reformar, ele encontrou o que foi durante anos o maior desvio para o vermelho conhecido numa galáxia. Ele foi premiado com a Medalha Bruce em 1961 por serviços distintos à astronomia.

Faz também hoje anos que nascia, em 1911, o físico americano Alfred O. C. Nier. Ele refinou o processo espectrométrico de massa para distinguir isótopos. Em 1934, com Lyman T. Aldrich, ele aplicou o decaimento do potássio-40 ao árgon-40 para medir a idade dos materiais geológicos. Ele descobriu (1936-38) uma série de novos isótopos de tão baixa abundância que não tinham sido detectados anteriormente, incluindo S36, Ca46, Ca48 e Os186. Nier mostrou como a proporção de isótopos radioactivos de urânio e seus produtos de decomposição era um segundo método para estimar a idade das rochas. Durante a Segunda Guerra Mundial, com outros, ele mostrou (1940) que o urânio-235 mais raro sofre fissão, o que não é comum no U-238.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1917, o inventor e escritor americano Edgar Villchur. Ele ficou conhecido pela sua invenção em 1954 do altifalante de suspensão acústica que revolucionou o campo de equipamentos de alta fidelidade.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1930, o astrónomo americano Frank Drake. Ele formulou a Equação com o seu nome para estimar o número de civilizações tecnológicas que podem existir na galáxia Via Láctea, N = R * × fp × ne × fl × fi × fc × L. Usando suposições plausíveis para os parâmetros, Drake concluiu que talvez 10 planetas na nossa galáxia possam ter sinais detectáveis originários da vida. Em 1960, Drake liderou a primeira pesquisa, o Projecto Ozma, de dois meses, para escutar padrões em ondas de rádio com um padrão complexo e ordenado, que se supõe representar mensagens de alguma inteligência extraterrestre. Carl Sagan e Drake projectaram as placas do Pioneer 10 e Pioneer 11 com o objectivo de cumprimentar e informar qualquer vida extraterrestre que pudesse encontrar os vasos depois que eles deixassem o sistema solar. Foi também fundador da iniciativa SETI (search for extraterrestrial intelligence).

Nesta semana que passou a fundação Raspberry Pi anunciou uma nova versão da sua placa Raspberry Pi 4. Tendo o Raspberry Pi 4 quase um ano e tendo vendas de certa de 3 milhões de unidades vendidas foi apresentada mais uma variante deste modelo – uma placa Raspberry Pi 4 com 8GB de memória. Isto foi possível, porque o chip usado no Raspberry Pi 4 permite endereçar até 16GB de memória. Para comportar o necessário aumento de consumo energético foram também feitas alterações no sistema de alimentação da placa.

Também nesta que passou, abortou a tentativa de lançar pela primeira vez para o espaço astronautas dentro dum veiculo espacial construído pela SpaceX. O Crew Dragon deveria ter sido lançado com os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley esta quarta-feira com destino à estação espacial Internacional mas as condições meteorológicas adversas impediram o lançamento. Vai ser feito uma nova tentativa já neste sábado 30 de Maio as 15:22 EST.

Por fim, nesta semana que passou a tentativa de lançamento do foguetão LauncherOne da Virgin Orbit, a partir de um avião, falhou. Após o foguetão ter sido largado do Boeing 747 – “Cosmic Girl” – não seguiu com o plano de voo e acabou por cair. O foguetão deveria cair por alguns segundos antes que o primeiro de seus dois estágios se inflamasse e o impulsionasse pela costa em direcção ao pólo sul para a inserção de sua carga de demonstração numa órbita baixa da Terra.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker. São apresentadas as revistas MagPI Nº 94 de Junho e newselectronics de 26 de Maio.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.