Newsletter Nº264

Newsletter Nº264
News­let­ter Nº264

Faz hoje anos que nas­cia, em 1792, o enge­nhei­ro e mate­má­ti­co fran­cês Gus­ta­ve-Gas­pard Cori­o­lis. Foi ele que des­cre­veu a for­ça que tem o seu nome — Cori­o­lis, um efei­to de movi­men­to num cor­po em rota­ção, de suma impor­tân­cia para mete­o­ro­lo­gia, balís­ti­ca e oce­a­no­gra­fia. Enquan­to as dife­ren­ças de pres­são ten­dem a empur­rar ven­tos em cami­nhos rec­tos, os ven­tos seguem cami­nhos cur­vos pela Ter­ra. Em 1835, Cori­o­lis pri­mei­ro deu uma des­cri­ção mate­má­ti­ca do efei­to, dan­do seu nome à for­ça Cori­o­lis. Enquan­to o ar come­ça a fluir de alta para bai­xa pres­são, a Ter­ra gira sob ela, fazen­do com que o ven­to pare­ça seguir um cami­nho cur­vo. No Hemis­fé­rio Nor­te, o ven­to vira à direi­ta de sua direc­ção de movi­men­to. No hemis­fé­rio sul, vira à esquer­da. A for­ça de Cori­o­lis é zero no equador.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1850, o vul­ca­no­lo­gis­ta, sis­mó­lo­go e clé­ri­go ita­li­a­no Giu­sep­pe Mer­cal­li. Ele cri­ou a Esca­la de Inten­si­da­de Mer­cal­li (1902), como uma melho­ria da Esca­la de Ros­si-Forel. Foi orde­na­do sacer­do­te cató­li­co roma­no e mais tar­de tor­nou-se pro­fes­sor no semi­ná­rio de Milão. A inten­si­da­de na esca­la de Mer­cal­li é esti­ma­da com base nas obser­va­ções de pes­so­as que sofre­ram o ter­re­mo­to. Usan­do alga­ris­mos roma­nos, varia de I para agi­ta­ção imper­cep­tí­vel a XII para des­trui­ção catas­tró­fi­ca de estru­tu­ras. A revi­são pro­du­zi­da em 1931 pelos sis­mó­lo­gos ame­ri­ca­nos, Har­ry Wood e Frank Neu­mann, é conhe­ci­da como Esca­la de Inten­si­da­de Modi­fi­ca­da Mer­cal­li, ago­ra em uso. Enquan­to “mag­ni­tu­de”, como na Esca­la Rich­ter, clas­si­fi­ca um ter­re­mo­to pela ener­gia libe­ra­da na fon­te, “inten­si­da­de” des­cre­ve os efei­tos locais expe­ri­men­ta­dos pelos obser­va­do­res em qual­quer local do epicentro.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1858, o mate­má­ti­co e teó­ri­co fran­cês Édou­ard Gour­sat. Ele con­tri­buiu para a teo­ria das fun­ções, pseu­do-inte­grais e inte­grais hipe­re­líp­ti­cas e equa­ções dife­ren­ci­ais influ­en­ci­a­ram a esco­la fran­ce­sa de mate­má­ti­ca. O teo­re­ma de Cau­chy-Gour­sat defi­ne que a inte­gral de uma fun­ção em tor­no de um con­tor­no fecha­do sim­ples é zero se a fun­ção for ana­lí­ti­ca den­tro do con­tor­no. Cau­chy tinha esta­be­le­ci­do o teo­re­ma com a con­di­ção adi­ci­o­nal de que a deri­va­da da fun­ção era con­tí­nua. Em 1891, ele escre­veu Leçons sur l’in­té­gra­ti­on des équa­ti­ons aux déri­vées par­ti­el­les du pre­mi­er ordre. O tra­ba­lho mais conhe­ci­do de Gour­sat é o Cours d’a­naly­se mathé­ma­ti­que (1900–10), que intro­du­ziu mui­tos novos con­cei­tos de análise.

Nes­ta sema­na que pas­sou a asso­ci­a­ção SD anun­ci­ou a espe­ci­fi­ca­ção SD 8.0 para car­tões de memó­ria SD Express com velo­ci­da­des de trans­fe­rên­cia ain­da mais rápi­das usan­do a popu­lar espe­ci­fi­ca­ção PCI Express® (PCIe®) 4.0, que for­ne­ce uma taxa de trans­fe­rên­cia de dados de qua­se 4 gigaby­tes por segun­do (GB/s). Estes car­tões de tama­nho nor­mal con­ti­nu­am a usar o pro­to­co­lo da cama­da supe­ri­or do NVMe Express™ (NVMe™), per­mi­tin­do um meca­nis­mo avan­ça­do de aces­so à memória.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta Hacks­pa­ce­Mag Nº 31 de Junho.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.