Newsletter Nº260

Newsletter Nº260
Newsletter Nº260

Faz hoje anos que nascia, em 1856 o inventor norte-americano Granville Woods. Ele detinha inúmeras patentes em diversos campos. Como o inventor negro mais prolífico da carreira do final do século XIX e início do século XX nos EUA, ele foi chamado de Black Edison. A primeira patente de Wood (3 de Junho de 1884) foi para uma caldeira de locomotiva a vapor. Ele fundou a Woods Electric Company, em Cincinnati, Ohio, para desenvolver comercialmente uma variedade de dispositivos eléctricos. Em 1887, ele patenteou seu Synchronous Multiplex Railway Telegraph, que permitia a movimentação de comboios para manter ligações de comunicação, evitando acidentes. As suas outras patentes incluíam um transmissor de telefone, uma ferrovia eléctrica, uma incubadora eléctrica para incubação de frangos (1900) e um importante dispositivo de segurança – um freio a ar automático para uso ferroviário.

Faz também hoje anos que nascia, em 1858 o físico teórico alemão Max Planck. Ele estudou em Munique e Berlim, com Helmholtz, Clausius e Kirchhoff e posteriormente ingressou na faculdade. Ele tornou-se professor de física teórica (1889-1926). O seu trabalho sobre a lei da termodinâmica e a distribuição da radiação de um corpo negro levou-o a abandonar os princípios newtonianos clássicos e a introduzir a teoria quântica (1900), pela qual recebeu o Prémio Nobel de Física em 1918. Isto pressupõe que a energia é não é infinitamente subdivisível, mas, no final de contas, existe em quantidades discretas que ele chamou de quanta (latim, “quanto”). Além disso, a energia transportada por um quantum depende em proporção directa à frequência de sua fonte de radiação.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1941 o programador norte-americano Ray Tomlinson. Ele ficou conhecido por ter implementado o primeiro programa de correio electrónico na ARPANET, a rede precursora da Internet. Para conseguir isso, ele usou o sinal @ para separar o nome do utilizador do nome da sua máquina, um formato que tem sido usado em endereços de e-mail desde então. Pode-se dizer que esta Newsletter chega a todos em parte graças ao sistema criado por este senhor.

Nesta semana que passou a SpaceX fez o seu sétimo lançamento de satélites Starlink. Foi na passada terça-feira que foram colocados mais 60 satélites no espaço. A missão decorreu com sucesso tendo o Falcon 9 sido lançado e recuperado com sucesso pela embarcação “Of Course I Still Love You”.

Também nesta semana foi lançada a nova versão do sistema Ubuntu, a versão 20.04 é uma versão LTS e apresenta inúmeras novidades relativamente ao suporte e às funcionalidades que compõe. A Canonical, no lançamento desta versão com o nome de código Focal Fossa, destaca a utilização da serie 5.4 do Kernel Linux, o suporte nativo do Wireguard para VPNs, um toolchain refrescado de ferramentas de desenvolvimento que inclui o glibc 2.31, OpenJDK 11, Python 3.8.2, php 7.4, perl 5.30, e o golang 1.13. Também a interface gráfica foi actualizada para o GNOME 3.36 e foram feitas diversas melhorias de performance nesta interface.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos artigos científicos assim como projetos de maker. São apresentadas a revista neweletronics de 14 de Abril e a Hackspace Magazine nº30 de Maio de 2020.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.