Newsletter Nº260

Newsletter Nº260
News­let­ter Nº260

Faz hoje anos que nas­cia, em 1856 o inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no Gran­vil­le Woods. Ele deti­nha inú­me­ras paten­tes em diver­sos cam­pos. Como o inven­tor negro mais pro­lí­fi­co da car­rei­ra do final do sécu­lo XIX e iní­cio do sécu­lo XX nos EUA, ele foi cha­ma­do de Black Edi­son. A pri­mei­ra paten­te de Wood (3 de Junho de 1884) foi para uma cal­dei­ra de loco­mo­ti­va a vapor. Ele fun­dou a Woods Elec­tric Com­pany, em Cin­cin­na­ti, Ohio, para desen­vol­ver comer­ci­al­men­te uma vari­e­da­de de dis­po­si­ti­vos eléc­tri­cos. Em 1887, ele paten­te­ou seu Syn­ch­ro­nous Mul­ti­plex Railway Tele­graph, que per­mi­tia a movi­men­ta­ção de com­boi­os para man­ter liga­ções de comu­ni­ca­ção, evi­tan­do aci­den­tes. As suas outras paten­tes incluíam um trans­mis­sor de tele­fo­ne, uma fer­ro­via eléc­tri­ca, uma incu­ba­do­ra eléc­tri­ca para incu­ba­ção de fran­gos (1900) e um impor­tan­te dis­po­si­ti­vo de segu­ran­ça — um freio a ar auto­má­ti­co para uso ferroviário.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1858 o físi­co teó­ri­co ale­mão Max Planck. Ele estu­dou em Muni­que e Ber­lim, com Helmholtz, Clau­sius e Kir­chhoff e pos­te­ri­or­men­te ingres­sou na facul­da­de. Ele tor­nou-se pro­fes­sor de físi­ca teó­ri­ca (1889–1926). O seu tra­ba­lho sobre a lei da ter­mo­di­nâ­mi­ca e a dis­tri­bui­ção da radi­a­ção de um cor­po negro levou‑o a aban­do­nar os prin­cí­pi­os new­to­ni­a­nos clás­si­cos e a intro­du­zir a teo­ria quân­ti­ca (1900), pela qual rece­beu o Pré­mio Nobel de Físi­ca em 1918. Isto pres­su­põe que a ener­gia é não é infi­ni­ta­men­te sub­di­vi­sí­vel, mas, no final de con­tas, exis­te em quan­ti­da­des dis­cre­tas que ele cha­mou de quan­ta (latim, “quan­to”). Além dis­so, a ener­gia trans­por­ta­da por um quan­tum depen­de em pro­por­ção direc­ta à frequên­cia de sua fon­te de radiação.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1941 o pro­gra­ma­dor nor­te-ame­ri­ca­no Ray Tom­lin­son. Ele ficou conhe­ci­do por ter imple­men­ta­do o pri­mei­ro pro­gra­ma de cor­reio elec­tró­ni­co na ARPANET, a rede pre­cur­so­ra da Inter­net. Para con­se­guir isso, ele usou o sinal @ para sepa­rar o nome do uti­li­za­dor do nome da sua máqui­na, um for­ma­to que tem sido usa­do em ende­re­ços de e‑mail des­de então. Pode-se dizer que esta News­let­ter che­ga a todos em par­te gra­ças ao sis­te­ma cri­a­do por este senhor.

Nes­ta sema­na que pas­sou a Spa­ceX fez o seu séti­mo lan­ça­men­to de saté­li­tes Star­link. Foi na pas­sa­da ter­ça-fei­ra que foram colo­ca­dos mais 60 saté­li­tes no espa­ço. A mis­são decor­reu com suces­so ten­do o Fal­con 9 sido lan­ça­do e recu­pe­ra­do com suces­so pela embar­ca­ção “Of Cour­se I Still Love You”.

Tam­bém nes­ta sema­na foi lan­ça­da a nova ver­são do sis­te­ma Ubun­tu, a ver­são 20.04 é uma ver­são LTS e apre­sen­ta inú­me­ras novi­da­des rela­ti­va­men­te ao supor­te e às fun­ci­o­na­li­da­des que com­põe. A Cano­ni­cal, no lan­ça­men­to des­ta ver­são com o nome de códi­go Focal Fos­sa, des­ta­ca a uti­li­za­ção da serie 5.4 do Ker­nel Linux, o supor­te nati­vo do Wire­guard para VPNs, um tool­chain refres­ca­do de fer­ra­men­tas de desen­vol­vi­men­to que inclui o glibc 2.31, OpenJDK 11, Python 3.8.2, php 7.4, perl 5.30, e o golang 1.13. Tam­bém a inter­fa­ce grá­fi­ca foi actu­a­li­za­da para o GNOME 3.36 e foram fei­tas diver­sas melho­ri­as de per­for­man­ce nes­ta interface.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. São apre­sen­ta­das a revis­ta newe­le­tro­nics de 14 de Abril e a Hacks­pa­ce Maga­zi­ne nº30 de Maio de 2020.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.