Newsletter Nº261

Newsletter Nº261
Newsletter Nº261

Faz hoje anos que nascia, em 1777, o matemático alemão Carl Friedrich Gauss. Ele foi responsável pela transformação de quase todas as áreas da matemática, para as quais o seu talento mostrou-se desde muito cedo. Pelas suas contribuições à teoria do magnetismo e da electricidade, uma unidade de campo magnético foi denominada de gauss. Ele criou o método dos mínimos quadrados na estatística, e sua curva de erro gaussiana permanece bem conhecida. Ele antecipou o sistema SI na sua proposta de que as unidades físicas deveriam basear-se em algumas unidades absolutas, como comprimento, massa e tempo. Em astronomia, ele calculou as órbitas dos pequenos planetas Ceres e Pallas por um novo método. Ele inventou o heliotrópio para determinação trigonométrica da forma da Terra. Com Wilhelm Weber, ele desenvolveu um telégrafo electromagnético e dois magnetómetros.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1904 o matemático norte-americano George Robert Stibitz. Foi considerado por muitos como o “pai do computador digital moderno”. Enquanto trabalhava como matemático de pesquisa nos Laboratórios Bell Telephone, em Nova York, Stibitz trabalhou no equipamento de comutação de relé usado nas redes telefónicas. Em 1937, Stibitz, cientista do Bell Laboratories, construiu uma máquina digital baseada em relés, lâmpadas de lanterna e tiras de metal cortadas de latas. Ele o chamou de “Modelo K” porque a maior parte foi construída na sua mesa da cozinha. Ele trabalhou com o princípio de que, se dois relés fossem activados, eles causariam a activação de um terceiro, onde esse terceiro relé representaria a soma da operação. Além disso, em 1940, ele fez uma demonstração da primeira operação remota de um computador.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1916 o matemático, engenheiro electrotécnico e criptógrafo norte-americano Claude Shannon. Conhecido como “o pai da teoria da informação”. Shannon é conhecido por ter fundado a teoria da informação com um artigo de referência, “Uma teoria matemática da comunicação”, que ele publicou em 1948. Ele também é creditado por ter fundado a teoria do desenho de computadores digitais e de circuitos digitais em 1937, quando, como estudante de mestrado de 21 anos no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), escreveu sua tese demonstrando que as aplicações eléctricas da álgebra booleana poderia construir e resolver qualquer relacionamento numérico lógico. Shannon contribuiu para o campo da cripto-análise para defesa nacional durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo seu trabalho básico sobre decifrar códigos e telecomunicações seguras.

Nesta semana que passou ficámos a saber que o asteróide 1998 OR2 passou muito perto da Terra, a cerca de 6.3 milhões de quilómetros que corresponde a cerca de mais de 16 vezes a distância à Lua. Este corpo celeste tem cerca de 2 quilómetros de diâmetro e foi descoberto em Julho de 1998 pelo o Jet Propulsion Lab da NASA.

Também nesta semana que passou foi lançada a distribuição Fedora 32. As três edições – Workstation, Server e CoreOS – foram lançadas em simultâneo e trazem como grandes novidades o refrescamento das principais linguagens de programação e bibliotecas de sistema, incluindo o GCC 10, o Ruby 2.7 e o Python 3.8. Foi igualmente feito um esforço para que as bibliotecas de Python 2 e as suas dependências sejam removidas.

E nesta semana que passou também foram comemorados os 30 anos do Hubble. As imagens icónicas e avanços científicos do Telescópio Espacial Hubble da NASA / ESA redefiniram nossa visão do Universo. A 24 de Abril de 1990, o Telescópio Espacial Hubble foi lançado no Space Shuttle Discovery, junto com uma equipa de cinco astronautas. Implantado na órbita baixa da Terra um dia depois, o telescópio abriu nossos olhos para o cosmos e transformou nosso conhecimento colectivo do Universo.

Também esta semana foi lançada uma nova câmara para o Raspberry PI. A câmara de alta qualidade de 12.3 megapixels, custa cerca de 50€. A principal novidade, além do aumento de qualidade é a possibilidade de ser acoplado de forma simples um conjunto de lentes intercambiáveis. Esta câmara vem equipada com o sensor IMX477 da Sony.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos artigos científicos assim como projetos de maker. São apresentadas a revista neweletronics de 28 de Abril e a MagPI nº93 de Maio de 2020.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.