Newsletter Nº261

Newsletter Nº261
News­let­ter Nº261

Faz hoje anos que nas­cia, em 1777, o mate­má­ti­co ale­mão Carl Fri­e­dri­ch Gauss. Ele foi res­pon­sá­vel pela trans­for­ma­ção de qua­se todas as áre­as da mate­má­ti­ca, para as quais o seu talen­to mos­trou-se des­de mui­to cedo. Pelas suas con­tri­bui­ções à teo­ria do mag­ne­tis­mo e da elec­tri­ci­da­de, uma uni­da­de de cam­po mag­né­ti­co foi deno­mi­na­da de gauss. Ele cri­ou o méto­do dos míni­mos qua­dra­dos na esta­tís­ti­ca, e sua cur­va de erro gaus­si­a­na per­ma­ne­ce bem conhe­ci­da. Ele ante­ci­pou o sis­te­ma SI na sua pro­pos­ta de que as uni­da­des físi­cas deve­ri­am base­ar-se em algu­mas uni­da­des abso­lu­tas, como com­pri­men­to, mas­sa e tem­po. Em astro­no­mia, ele cal­cu­lou as órbi­tas dos peque­nos pla­ne­tas Ceres e Pal­las por um novo méto­do. Ele inven­tou o heli­o­tró­pio para deter­mi­na­ção tri­go­no­mé­tri­ca da for­ma da Ter­ra. Com Wilhelm Weber, ele desen­vol­veu um telé­gra­fo elec­tro­mag­né­ti­co e dois magnetómetros.

Faz igual­men­te anos hoje que nas­cia, em 1904 o mate­má­ti­co nor­te-ame­ri­ca­no Geor­ge Robert Sti­bitz. Foi con­si­de­ra­do por mui­tos como o “pai do com­pu­ta­dor digi­tal moder­no”. Enquan­to tra­ba­lha­va como mate­má­ti­co de pes­qui­sa nos Labo­ra­tó­ri­os Bell Telepho­ne, em Nova York, Sti­bitz tra­ba­lhou no equi­pa­men­to de comu­ta­ção de relé usa­do nas redes tele­fó­ni­cas. Em 1937, Sti­bitz, cien­tis­ta do Bell Labo­ra­to­ri­es, cons­truiu uma máqui­na digi­tal base­a­da em relés, lâm­pa­das de lan­ter­na e tiras de metal cor­ta­das de latas. Ele o cha­mou de “Mode­lo K” por­que a mai­or par­te foi cons­truí­da na sua mesa da cozi­nha. Ele tra­ba­lhou com o prin­cí­pio de que, se dois relés fos­sem acti­va­dos, eles cau­sa­ri­am a acti­va­ção de um ter­cei­ro, onde esse ter­cei­ro relé repre­sen­ta­ria a soma da ope­ra­ção. Além dis­so, em 1940, ele fez uma demons­tra­ção da pri­mei­ra ope­ra­ção remo­ta de um computador.

Por fim, faz anos hoje que nas­cia, em 1916 o mate­má­ti­co, enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co e crip­tó­gra­fo nor­te-ame­ri­ca­no Clau­de Shan­non. Conhe­ci­do como “o pai da teo­ria da infor­ma­ção”. Shan­non é conhe­ci­do por ter fun­da­do a teo­ria da infor­ma­ção com um arti­go de refe­rên­cia, “Uma teo­ria mate­má­ti­ca da comu­ni­ca­ção”, que ele publi­cou em 1948. Ele tam­bém é cre­di­ta­do por ter fun­da­do a teo­ria do dese­nho de com­pu­ta­do­res digi­tais e de cir­cui­tos digi­tais em 1937, quan­do, como estu­dan­te de mes­tra­do de 21 anos no Ins­ti­tu­to de Tec­no­lo­gia de Mas­sa­chu­setts (MIT), escre­veu sua tese demons­tran­do que as apli­ca­ções eléc­tri­cas da álge­bra boo­le­a­na pode­ria cons­truir e resol­ver qual­quer rela­ci­o­na­men­to numé­ri­co lógi­co. Shan­non con­tri­buiu para o cam­po da crip­to-aná­li­se para defe­sa naci­o­nal duran­te a Segun­da Guer­ra Mun­di­al, incluin­do seu tra­ba­lho bási­co sobre deci­frar códi­gos e tele­co­mu­ni­ca­ções seguras.

Nes­ta sema­na que pas­sou ficá­mos a saber que o aste­rói­de 1998 OR2 pas­sou mui­to per­to da Ter­ra, a cer­ca de 6.3 milhões de qui­ló­me­tros que cor­res­pon­de a cer­ca de mais de 16 vezes a dis­tân­cia à Lua. Este cor­po celes­te tem cer­ca de 2 qui­ló­me­tros de diâ­me­tro e foi des­co­ber­to em Julho de 1998 pelo o Jet Pro­pul­si­on Lab da NASA.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­da a dis­tri­bui­ção Fedo­ra 32. As três edi­ções — Works­ta­ti­on, Ser­ver e Core­OS — foram lan­ça­das em simul­tâ­neo e tra­zem como gran­des novi­da­des o refres­ca­men­to das prin­ci­pais lin­gua­gens de pro­gra­ma­ção e bibli­o­te­cas de sis­te­ma, incluin­do o GCC 10, o Ruby 2.7 e o Python 3.8. Foi igual­men­te fei­to um esfor­ço para que as bibli­o­te­cas de Python 2 e as suas depen­dên­ci­as sejam removidas.

E nes­ta sema­na que pas­sou tam­bém foram come­mo­ra­dos os 30 anos do Hub­ble. As ima­gens icó­ni­cas e avan­ços cien­tí­fi­cos do Teles­có­pio Espa­ci­al Hub­ble da NASA / ESA rede­fi­ni­ram nos­sa visão do Uni­ver­so. A 24 de Abril de 1990, o Teles­có­pio Espa­ci­al Hub­ble foi lan­ça­do no Spa­ce Shut­tle Dis­co­very, jun­to com uma equi­pa de cin­co astro­nau­tas. Implan­ta­do na órbi­ta bai­xa da Ter­ra um dia depois, o teles­có­pio abriu nos­sos olhos para o cos­mos e trans­for­mou nos­so conhe­ci­men­to colec­ti­vo do Universo.

Tam­bém esta sema­na foi lan­ça­da uma nova câma­ra para o Rasp­ber­ry PI. A câma­ra de alta qua­li­da­de de 12.3 mega­pi­xels, cus­ta cer­ca de 50€. A prin­ci­pal novi­da­de, além do aumen­to de qua­li­da­de é a pos­si­bi­li­da­de de ser aco­pla­do de for­ma sim­ples um con­jun­to de len­tes inter­cam­biá­veis. Esta câma­ra vem equi­pa­da com o sen­sor IMX477 da Sony.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. São apre­sen­ta­das a revis­ta newe­le­tro­nics de 28 de Abril e a Mag­PI nº93 de Maio de 2020.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.