Newsletter Nº256

Newsletter Nº256
Newsletter Nº256

Faz hoje anos que nascia, em 1913, o matemático húngaro Paul Erdös. Ele foi um dos principais especialistas em matemática do século XX e foi pioneiro nos campos da teoria dos números e da combinatória. O tipo de matemática em que ele trabalhava era problemas simples de entender, mas notoriamente difíceis de resolver. Aos 20 anos, ele descobriu uma prova para um teorema clássico da teoria dos números que afirma que há sempre pelo menos um número primo entre qualquer número inteiro positivo e seu dobro. Nos anos 30, ele estudou na Inglaterra e mudou-se para os EUA no final dos anos 30, quando suas origens judaicas tornaram impossível o retorno à Hungria. Afectado pelo McCarthyism na década de 1950, ele passou boa parte dos próximos dez anos em Israel. Onde escreveu centenas de artigos que fizeram dele um dos matemáticos mais prolíficos da história.

Faz também anos hoje que nascia, em 1916, o bioquímico norte-americano Christian B. Anfinsen. Ele recebeu (conjuntamente com Stanford Moore e William H. Stein) o Prémio Nobel de Química de 1972 por pesquisas sobre a forma e a estrutura primária da ribonuclease (a enzima que hidrolisa o RNA). A ribonuclease é composta por uma cadeia de peptídeo único (uma molécula que consiste em duas ou mais moléculas de aminoácidos unidas por uma ligação peptídica) dobrada numa esfera unida por quatro ligações dissulfureto. Estas ligações podem ser quebradas para que a enzima fique desnaturada (colapsando), perdendo todas as suas propriedades enzimáticas. Anfinsen descobriu que a sua forma e, consequentemente, seu poder enzimático poderiam ser restaurados e concluiu que a ribonuclease deve reter todas as informações sobre a sua configuração dentro dos seus aminoácidos.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1973, o cientista da computação e empreendedor norte-americano Larry Page. Ele era estudante de graduação quando co-fundou a Google, Inc. com Sergey Brin, enquanto trabalhava no mesmo doutoramento. Eles desenvolveram as suas ideias para o mecanismo de busca na época e fundaram a empresa em 1998, com apoio financeiro de investidores, familiares e amigos. Page era o presidente de produtos da empresa. O sucesso foi tão grande que, em 19 de Agosto de 2004, a empresa fez uma oferta pública inicial de acções (IPO) para aumentar o capital para crescer ainda mais. Eventualmente, o seu valor excedeu o de Disney, McDonals e General Motors juntos.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentado o livro “SIGNAL” da Texas assim como as revistas HackSpace 29 e MagPI 92 de Abril e as revistas newelectronics de 10 e 24 de Março.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.