Newsletter Nº255

Newsletter Nº255
News­let­ter Nº255

Faz hoje anos que nas­cia, em 1883, o quí­mi­co inglês Nor­man Haworth. Ele par­ti­lhou (com o quí­mi­co suí­ço Paul Kar­rer) o Pré­mio Nobel de Quí­mi­ca de 1937 pelo seu tra­ba­lho na deter­mi­na­ção das estru­tu­ras quí­mi­cas de vári­os car­bo-hidra­tos e na sín­te­se de vita­mi­na C (1934), que foi a pri­mei­ra pre­pa­ra­ção arti­fi­ci­al de qual­quer vitamina.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1900, o físi­co fran­cês Fré­dé­ric Joli­ot-Curie. Ele tor­nou-se assis­ten­te pes­so­al de Marie Curie no Radium Ins­ti­tu­te, Paris, e no ano seguin­te casou-se com sua filha Irè­ne (que tam­bém era assis­ten­te do ins­ti­tu­to). Mais tar­de, eles cola­bo­ra­ram na pes­qui­sa e par­ti­lha­ram o Pré­mio Nobel de Quí­mi­ca de 1935 “em reco­nhe­ci­men­to à sín­te­se de novos ele­men­tos radi­o­ac­ti­vos”. Por exem­plo, eles des­co­bri­ram que áto­mos de alu­mí­nio expos­tos a rai­os alfa se trans­mu­ta­vam em áto­mos de fós­fo­ro radioactivo.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1943, o quí­mi­co mexi­co-ame­ri­ca­no Mario Moli­na. Ele par­ti­lhou o Pré­mio Nobel da Quí­mi­ca de 1995, jun­ta­men­te com os quí­mi­cos F. Sherwo­od Rowland e Paul Crut­zen, por pes­qui­sas na déca­da de 1970 sobre a decom­po­si­ção da cama­da de ozo­no, que pro­te­ge a Ter­ra de peri­go­sas radi­a­ções sola­res. As des­co­ber­tas de Moli­na e Rowland, de que alguns gases fabri­ca­dos indus­tri­al­men­te des­tro­em a cama­da de ozo­no, leva­ram a um movi­men­to inter­na­ci­o­nal no final do sécu­lo 20 para limi­tar o uso gene­ra­li­za­do de gases clo­ro­flu­o­ro­car­bo­ne­tos (CFC).

Nes­ta sema­na que pas­sou con­ti­nu­a­mos a acom­pa­nhar a evo­lu­ção da pan­de­mia do COVID-19. E de entre as his­tó­ria da sema­na apa­re­ce uma de uma empre­sa de impres­so­ras 3D na Itá­lia que pro­jec­tou e impri­miu 100 vál­vu­las de res­pi­ra­ção que sal­vam vidas em 24 horas para um hos­pi­tal que ficou sem elas. A vál­vu­la conec­ta paci­en­tes em tera­pia inten­si­va a apa­re­lhos res­pi­ra­tó­ri­os. O hos­pi­tal, em Bres­cia, tinha 250 paci­en­tes com coro­na­ví­rus em tera­pia inten­si­va e as vál­vu­las foram pro­jec­ta­das para serem usa­das por no máxi­mo oito horas por vez.

Tam­bém esta sema­na nos che­ga outra his­tó­ria rela­ci­o­na­da, esta do Pru­sa — cri­a­dor da impres­so­ra 3D open sour­ce. Ele fala das opções que a comu­ni­da­de de impres­são 3D pode cri­ar e que já cri­ou como vimos a his­tó­ria ante­ri­or para resol­ver pro­ble­mas de pro­du­ção de dis­po­si­ti­vos que se encon­tram em fal­ta por rup­tu­ra de stock. Ele fala igual­men­te do tra­ba­lho que ele e a equi­pa dele teve jun­to das auto­ri­da­des da Repu­bli­ca Che­ca para cri­ar o “awa­re­ness” e a neces­si­da­de de ter este tipo de fabri­co como opção válida.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. São apre­sen­ta­dos os livros “Essen­ti­al Rasp­ber­ry Pi Tips” e “Intro­duc­ti­on to Cir­cuits” ambos da element14.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.