Newsletter Nº255

Newsletter Nº255
Newsletter Nº255

Faz hoje anos que nascia, em 1883, o químico inglês Norman Haworth. Ele partilhou (com o químico suíço Paul Karrer) o Prémio Nobel de Química de 1937 pelo seu trabalho na determinação das estruturas químicas de vários carbo-hidratos e na síntese de vitamina C (1934), que foi a primeira preparação artificial de qualquer vitamina.

Faz também hoje anos que nascia, em 1900, o físico francês Frédéric Joliot-Curie. Ele tornou-se assistente pessoal de Marie Curie no Radium Institute, Paris, e no ano seguinte casou-se com sua filha Irène (que também era assistente do instituto). Mais tarde, eles colaboraram na pesquisa e partilharam o Prémio Nobel de Química de 1935 “em reconhecimento à síntese de novos elementos radioactivos”. Por exemplo, eles descobriram que átomos de alumínio expostos a raios alfa se transmutavam em átomos de fósforo radioactivo.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1943, o químico mexico-americano Mario Molina. Ele partilhou o Prémio Nobel da Química de 1995, juntamente com os químicos F. Sherwood Rowland e Paul Crutzen, por pesquisas na década de 1970 sobre a decomposição da camada de ozono, que protege a Terra de perigosas radiações solares. As descobertas de Molina e Rowland, de que alguns gases fabricados industrialmente destroem a camada de ozono, levaram a um movimento internacional no final do século 20 para limitar o uso generalizado de gases clorofluorocarbonetos (CFC).

Nesta semana que passou continuamos a acompanhar a evolução da pandemia do COVID-19. E de entre as história da semana aparece uma de uma empresa de impressoras 3D na Itália que projectou e imprimiu 100 válvulas de respiração que salvam vidas em 24 horas para um hospital que ficou sem elas. A válvula conecta pacientes em terapia intensiva a aparelhos respiratórios. O hospital, em Brescia, tinha 250 pacientes com coronavírus em terapia intensiva e as válvulas foram projectadas para serem usadas por no máximo oito horas por vez.

Também esta semana nos chega outra história relacionada, esta do Prusa – criador da impressora 3D open source. Ele fala das opções que a comunidade de impressão 3D pode criar e que já criou como vimos a história anterior para resolver problemas de produção de dispositivos que se encontram em falta por ruptura de stock. Ele fala igualmente do trabalho que ele e a equipa dele teve junto das autoridades da Republica Checa para criar o “awareness” e a necessidade de ter este tipo de fabrico como opção válida.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. São apresentados os livros “Essential Raspberry Pi Tips” e “Introduction to Circuits” ambos da element14.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.