Newsletter Nº252

Newsletter Nº252
Newsletter Nº252

Faz hoje anos que nascia, em 1891, o inventor norte-americano David Sarnoff. Ele foi pioneiro no desenvolvimento de transmissões de rádio e televisão. Ele foi o primeiro responsável da RCA e fundou a rede de televisão NBC (1926). Ele tornou-se um operador de radio e conheceu Marconi em 1906. Prevendo as múltiplas possibilidades do rádio, tornou-se gerente comercial da American Marconi em 1917, já a prever que o rádio se tornaria “um utilitário doméstico no mesmo sentido que o piano ou o fonógrafo”.

Faz também hoje anos que nascia, em 1910, o engenheiro aeronáutico norte-americano Kelly Johnson. Ele enquanto geria a divisão secreta de projectos da Lockheed, conhecida como “Skunk Works”, contribuiu para o desenvolvimento de mais de 40 aviões. Os seus primeiros trabalhos incluíram o caça P-38 Lightning (1938) e o bombardeiro Hudson. Mais tarde, ele desenvolveu os aviões supersónicos e de maior voo do mundo. O U-2 (1954) foi o primeiro avião projectado para voos de rotina acima de 60.000 pés. O F-104 Starfighter (1954) era capaz de voar ao dobro da velocidade do som, estabelecendo recordes mundiais de 1.400 mph e 103.000 pés de altitude.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1947, o Físico teórico e cosmologista norte-americano Alan Guth. Ele é pioneiro na apresentação do modelo de expansão do universo. Este modelo explica o crescimento exponencial do universo em meras fracções de segundo após o Big Bang e sua expansão contínua hoje.

Nesta semana que passou ficámos a saber que o Raspberry PI comemora o seu oitavo aniversário. E nesta comemoração, ajudada pela redução dos custos de produção foi anunciado que o Raspberry PI 4 B de 2 GB de memória irá ficar ao preço do de 1GB, ou seja sensivelmente 35€.
Também esta semana ficámos a saber que o nosso planeta tem uma 2ª Lua! Bom, parece que de acordo com observações dos astrónomos Kacper Wierzchos e Theodore Pruyne este objecto tem entre 1,8 e 3,8 metros de diâmetro. Foi designada de 2020 CD3 e dá a volta ao planeta a cada 47 dias, tendo ficado preso na força gravitacional da Terra à cerca de três anos. No entanto este asteróide está apenas de visita e assim que se conseguir libertar da força de atracção da Terra seguirá o seu caminho, estimando-se que seja já em Abril deste ano.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada a revista MagPI Nº91 do mês de Março assim como a revista newelectronics de 25 de Fevereiro e o livro “Code the Classics – Volume 1”.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.