Newsletter Nº252

Newsletter Nº252
News­let­ter Nº252

Faz hoje anos que nas­cia, em 1891, o inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no David Sar­noff. Ele foi pio­nei­ro no desen­vol­vi­men­to de trans­mis­sões de rádio e tele­vi­são. Ele foi o pri­mei­ro res­pon­sá­vel da RCA e fun­dou a rede de tele­vi­são NBC (1926). Ele tor­nou-se um ope­ra­dor de radio e conhe­ceu Mar­co­ni em 1906. Pre­ven­do as múl­ti­plas pos­si­bi­li­da­des do rádio, tor­nou-se geren­te comer­ci­al da Ame­ri­can Mar­co­ni em 1917, já a pre­ver que o rádio se tor­na­ria “um uti­li­tá­rio domés­ti­co no mes­mo sen­ti­do que o pia­no ou o fonógrafo”.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1910, o enge­nhei­ro aero­náu­ti­co nor­te-ame­ri­ca­no Kelly John­son. Ele enquan­to geria a divi­são secre­ta de pro­jec­tos da Lockhe­ed, conhe­ci­da como “Skunk Works”, con­tri­buiu para o desen­vol­vi­men­to de mais de 40 aviões. Os seus pri­mei­ros tra­ba­lhos incluí­ram o caça P‑38 Light­ning (1938) e o bom­bar­dei­ro Hud­son. Mais tar­de, ele desen­vol­veu os aviões super­só­ni­cos e de mai­or voo do mun­do. O U‑2 (1954) foi o pri­mei­ro avião pro­jec­ta­do para voos de roti­na aci­ma de 60.000 pés. O F‑104 Star­figh­ter (1954) era capaz de voar ao dobro da velo­ci­da­de do som, esta­be­le­cen­do recor­des mun­di­ais de 1.400 mph e 103.000 pés de altitude.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1947, o Físi­co teó­ri­co e cos­mo­lo­gis­ta nor­te-ame­ri­ca­no Alan Guth. Ele é pio­nei­ro na apre­sen­ta­ção do mode­lo de expan­são do uni­ver­so. Este mode­lo expli­ca o cres­ci­men­to expo­nen­ci­al do uni­ver­so em meras frac­ções de segun­do após o Big Bang e sua expan­são con­tí­nua hoje.

Nes­ta sema­na que pas­sou ficá­mos a saber que o Rasp­ber­ry PI come­mo­ra o seu oita­vo ani­ver­sá­rio. E nes­ta come­mo­ra­ção, aju­da­da pela redu­ção dos cus­tos de pro­du­ção foi anun­ci­a­do que o Rasp­ber­ry PI 4 B de 2 GB de memó­ria irá ficar ao pre­ço do de 1GB, ou seja sen­si­vel­men­te 35€.
Tam­bém esta sema­na ficá­mos a saber que o nos­so pla­ne­ta tem uma 2ª Lua! Bom, pare­ce que de acor­do com obser­va­ções dos astró­no­mos Kac­per Wierz­chos e The­o­do­re Pruy­ne este objec­to tem entre 1,8 e 3,8 metros de diâ­me­tro. Foi desig­na­da de 2020 CD3 e dá a vol­ta ao pla­ne­ta a cada 47 dias, ten­do fica­do pre­so na for­ça gra­vi­ta­ci­o­nal da Ter­ra à cer­ca de três anos. No entan­to este aste­rói­de está ape­nas de visi­ta e assim que se con­se­guir liber­tar da for­ça de atrac­ção da Ter­ra segui­rá o seu cami­nho, esti­man­do-se que seja já em Abril des­te ano.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­PI Nº91 do mês de Mar­ço assim como a revis­ta newe­lec­tro­nics de 25 de Feve­rei­ro e o livro “Code the Clas­sics – Volu­me 1”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.