Newsletter Nº250

Newsletter Nº250
Newsletter Nº250

Faz hoje anos que nascia, em 1805, o matemático alemão Peter Gustav Lejeune Dirichlet. Tendo feito valiosas contribuições para teoria dos números, análise e mecânica, Dirichlet é mais conhecido pelos seus trabalhos sobre condições para a convergência de séries trigonométricas e o uso das séries para representar funções arbitrárias. Ele, em 1837, propôs a definição moderna de uma função. Em mecânica, ele investigou o equilíbrio de sistemas e a teoria do potencial. Isso levou-o ao problema de Dirichlet, relativo às funções harmónicas com determinadas condições de fronteira. Dirichlet é considerado o fundador da teoria das séries de Fourier, tendo corrigido os erros anteriores de outros investigadores nos escritos de Fourier. Um dos seus alunos era Riemann. Em 1855, ele sucedeu Carl Friedrich Gauss na Universidade de Göttingen.

Faz também hoje anos que nascia, em 1834, o químico alemão Heinrich Caro. Ele inventou novos processos químicos industriais que permitiram à empresa alemã BASF (Badische Anilin und Soda Fabrik) tornar-se o principal fabricante de corantes sintéticos durante duas décadas, a partir de 1869. Antes de se juntar a eles (1866), ele beneficiou do tempo que passou na Inglaterra, trabalhando em malveína (o primeiro corante sintético) e aprendendo sobre os novos corantes sintéticos que William Perkins tinha desenvolvido. Caro melhorou esses métodos de síntese e impulsionou a ascensão da indústria alemã de corantes, que levou ao domínio mais amplo da Alemanha na química industrial e ao surgimento do laboratório de pesquisa industrial. Ele ajudou a sintetizar a alizarina artificial (um corante natural), descobriu o azul de metileno (1877), o primeiro corante azo ácido (1878) e o poderoso agente oxidante, o ácido de Caro, o H2SO5 (1898).

Faz igual hoje anos que nascia, em 1910, o físico e inventor norte-americano William Shockley. Juntamente com John Bardeen e Walter H. Brattain recebeu o prémio Nobel da física pelo desenvolvimento do transístor, um dispositivo que substituiu a menos eficiente válvula e deu origem à era da electrónica miniaturizada como a conhecemos hoje.

Por fim, nascia em 1923, Chuck Yeager. Este Piloto norte-americano alcançou inúmeros recordes de velocidade, dos quais o mais famoso é o primeiro voo tripulado mais rápido que o som. O Bell X-1 foi construído como um avião de pesquisa para atingir velocidades e altitudes extremas. Em 14 de Outubro de 1947, o X-1 foi levantado do chão num B-29 e transportado para 6.400 m. Ele soltou-se, disparando quatro foguetes de combustível líquido, o que o levou a uma velocidade supersónica de Mach 1,06 e a uma altitude máxima de 45.000 pés (13.700 m).

Nesta semana que passou e numa colaboração entre a ESA e a NASA foi lançada a Solar Orbiter. Procurando uma visão dos pólos norte e sul do Sol, a Solar Orbiter viajará para fora do plano eclíptico – o cinturão do espaço, aproximadamente alinhado com o equador do Sol, através do qual os planetas orbitam. Passando pela Terra e repetidamente em volta de Vénus, a sonda aproximar-se-á do Sol e subirá mais acima da eclíptica até ter uma visão panorâmica dos pólos.

Também esta semana que passou ficámos a conhecer a nova versão do software Raspbian para o Raspberry PI. Esta distro baseada no Debian buster tem como principais alterações, melhorias ao nivel do gestor de ficheiros PCmanFM, do leitor de ecrã Orca, melhorias ao nivel do Scratch 3 e do Thonny e ainda no controlo de volume / mixer e a capacidade de instalar os jogos do livro “Code the Classics – Volume 1”.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada também a revista newelectronics de 11 de Fevereiro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.