Newsletter Nº249

Newsletter Nº249
News­let­ter Nº249

Faz hoje anos que Char­les Whe­ats­to­ne nas­cia em 1802. Este Físi­co inglês popu­la­ri­zou a pon­te Whe­ats­to­ne, um dis­po­si­ti­vo que mede com pre­ci­são a resis­tên­cia eléc­tri­ca e se tor­nou ampla­men­te uti­li­za­do em labo­ra­tó­ri­os. Na ver­da­de, ele não inven­tou a “Pon­te de Whe­ats­to­ne”. O seu con­tem­po­râ­neo, Samu­el Hun­ter Chris­tie, teve a ideia do cir­cui­to de pon­tes, mas Whe­ats­to­ne esta­be­le­ceu o pre­ce­den­te para usá-lo da manei­ra que mais comum­men­te se usa. Com o tem­po, o dis­po­si­ti­vo asso­ci­ou-se a ele e assu­miu o seu nome. No entan­to, ele inven­tou a san­fo­na (1829), o este­re­os­có­pio (1838) e uma for­ma pri­mi­ti­va do telé­gra­fo. Ele tam­bém desen­vol­veu um cro­nos­có­pio (1842) para deter­mi­nar a velo­ci­da­de dos pro­jé­teis numa arti­lha­ria inglesa.

Faz tam­bém anos hoje que Gerard K. O’Neill nas­cia em 1927. Este físi­co ame­ri­ca­no inven­tou o anel de arma­ze­na­men­to de fei­xe coli­den­ci­al que aumen­tou a pro­du­ção de ener­gia dos ace­le­ra­do­res de par­tí­cu­las uti­li­zan­do fei­xes de par­tí­cu­las que se movi­am atra­vés de uma câma­ra em for­ma de anel em direc­ções opos­tas. Ele cons­truiu dois anéis de arma­ze­na­men­to em Stan­ford em 1959, e a téc­ni­ca logo foi adop­ta­da para inú­me­ras ins­ta­la­ções de alta ener­gia. Como prin­ci­pal defen­sor da colo­ni­za­ção espa­ci­al, ele escre­veu em seu livro The High Fron­ti­er (1978), que as coló­ni­as espa­ci­ais pode­ri­am ser a solu­ção defi­ni­ti­va para pro­ble­mas ter­res­tres como polui­ção, super­po­pu­la­ção e fal­ta de ener­gia. Ele pro­jec­tou uma esta­ção espa­ci­al cilín­dri­ca sela­da de 1 km de com­pri­men­to para ser cons­truí­da prin­ci­pal­men­te com mate­ri­ais luna­res pro­ces­sa­dos e usan­do ener­gia solar. Seria capaz de sus­ten­tar uma coló­nia huma­na inde­fi­ni­da­men­te no espa­ço entre a Ter­ra e a Lua.

Nes­ta sema­na que pas­sou ficá­mos a saber que o gover­no da Nova Zelân­dia e a Wisk, uma empre­sa de mobi­li­da­de urba­na urba­na (UAM), anun­ci­a­ram um Memo­ran­do de Enten­di­men­to (MOU) para esta­be­le­cer um tes­te de trans­por­te de pas­sa­gei­ros em Can­ter­bury, Nova Zelân­dia. O táxi aéreo total­men­te elé­tri­co da Wisk, cha­ma­do Cora, é o avião selec­ci­o­na­do para os testes.
Tam­bém esta sema­na que pas­sou a OneWeb lan­çou mais 34 saté­li­tes para o espa­ço para a cons­tru­ção de uma cons­te­la­ção de 650 saté­li­tes. Este segun­do lan­ça­men­to a bor­do de um fogue­tão Soyuz que par­tiu do Cos­mo­dro­mo de Bai­ko­nur no Cazaquistão.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como um mode­lo 3D para­mé­tri­co para fazer formicários.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.