Newsletter Nº245

Newsletter Nº245
News­let­ter Nº245

Até ama­nhã decor­re o cer­ta­me anu­al CES em Las Vegas onde são apre­sen­ta­das novi­da­des tec­no­ló­gi­cas por par­te dos prin­ci­pais fabricantes.
Nes­se cer­ta­me a Toyo­ta anun­ci­ou que irá cons­truir uma cida­de pro­to­ti­po do futu­ro. Loca­li­za­da na base do Mon­te Fuji, no Japão, a cida­de desig­na­da por “Woven City” será total­men­te ali­men­ta­da por célu­las de com­bus­tí­vel de hidrogénio.
A cida­de ser­vi­rá de lar para resi­den­tes e inves­ti­ga­do­res a tem­po intei­ro que pode­rão tes­tar e desen­vol­ver tec­no­lo­gi­as como auto­no­mia, robó­ti­ca, mobi­li­da­de pes­so­al, casas inte­li­gen­tes e inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al num ambi­en­te do mun­do real.

Tam­bém no CES foi anun­ci­a­do por par­te da Ardui­no uma nova fami­lia de pla­cas, desig­na­da por Ardui­no Por­ten­ta H7. Esta apre­sen­ta tudo o que é pre­ci­so para come­çar a cri­ar uma pla­ta­for­ma de hard­ware de IoT, incluin­do um chip de auten­ti­ca­ção crip­to­grá­fi­ca e módu­los de comu­ni­ca­ção para Wi-Fi, Blu­e­to­oth Low Energy e LTE, bem como IoT de ban­da estrei­ta. Com­pos­to por micro-con­tro­la­do­res Arm de 32 bits, Cor­tex-M7 ou M4, esses módu­los de bai­xa potên­cia des­ti­nam-se ao dese­nho de apli­ca­ções indus­tri­ais, bem como solu­ções de pro­ces­sa­men­to de de pro­xi­mi­da­de e apli­ca­ções de robó­ti­ca. Ele cor­re o Mbed OS da Arm e supor­ta o códi­go Ardui­no, além de apli­ca­ções Python e JavaScript.

Esta sema­na que pas­sou ficá­mos tam­bém a saber que a Wi-fi Alli­an­ce se pre­pa­ra para usar a ban­da dos 6 Ghz para comu­ni­ca­ções sem fio. O Wi-Fi 6E traz um nome de refe­ren­cia para os uti­li­za­do­res de Wi-Fi iden­ti­fi­ca­rem dis­po­si­ti­vos que ofe­re­ce­rão os recur­sos e capa­ci­da­des do Wi-Fi 6 — incluin­do mai­or desem­pe­nho, menor latên­cia e taxas de trans­fe­rên­cia mais rápi­das — esten­di­dos na fai­xa de 6 GHz. Espe­ra-se que os dis­po­si­ti­vos Wi-Fi 6E sejam dis­po­ni­bi­li­za­dos rapi­da­men­te após as apro­va­ções regu­la­tó­ri­as de 6 GHz, uti­li­zan­do essa capa­ci­da­de adi­ci­o­nal de espec­tro para ofe­re­cer ino­va­ção con­tí­nua em Wi-Fi e con­tri­bui­ções vali­o­sas para con­su­mi­do­res, empre­sas e economias.

E é já ama­nhã, sex­ta-fei­ra que vamos ter um eclip­se lunar penum­bral, este será visí­vel a par­tir de Por­tu­gal. O Eclip­se terá iní­cio por vol­ta das 17:06 horas em Por­tu­gal, logo a seguir ao pôr-do-sol. Às 19:10 ocor­re o meio do eclip­se e dez minu­tos depois, dá-se o ins­tan­te de Lua Cheia em Por­tu­gal con­ti­nen­tal. A Lua per­ma­ne­ce­rá na penum­bra até pou­co depois das 21:00. A sua dura­ção será de 4 horas, 4 minu­tos e 34 segundos.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­do tam­bém um livro “Ubun­tu Stu­dio Audio Handbook”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.