Newsletter Nº245

Newsletter Nº245
Newsletter Nº245

Até amanhã decorre o certame anual CES em Las Vegas onde são apresentadas novidades tecnológicas por parte dos principais fabricantes.
Nesse certame a Toyota anunciou que irá construir uma cidade prototipo do futuro. Localizada na base do Monte Fuji, no Japão, a cidade designada por “Woven City” será totalmente alimentada por células de combustível de hidrogénio.
A cidade servirá de lar para residentes e investigadores a tempo inteiro que poderão testar e desenvolver tecnologias como autonomia, robótica, mobilidade pessoal, casas inteligentes e inteligência artificial num ambiente do mundo real.

Também no CES foi anunciado por parte da Arduino uma nova familia de placas, designada por Arduino Portenta H7. Esta apresenta tudo o que é preciso para começar a criar uma plataforma de hardware de IoT, incluindo um chip de autenticação criptográfica e módulos de comunicação para Wi-Fi, Bluetooth Low Energy e LTE, bem como IoT de banda estreita. Composto por micro-controladores Arm de 32 bits, Cortex-M7 ou M4, esses módulos de baixa potência destinam-se ao desenho de aplicações industriais, bem como soluções de processamento de de proximidade e aplicações de robótica. Ele corre o Mbed OS da Arm e suporta o código Arduino, além de aplicações Python e JavaScript.

Esta semana que passou ficámos também a saber que a Wi-fi Alliance se prepara para usar a banda dos 6 Ghz para comunicações sem fio. O Wi-Fi 6E traz um nome de referencia para os utilizadores de Wi-Fi identificarem dispositivos que oferecerão os recursos e capacidades do Wi-Fi 6 – incluindo maior desempenho, menor latência e taxas de transferência mais rápidas – estendidos na faixa de 6 GHz. Espera-se que os dispositivos Wi-Fi 6E sejam disponibilizados rapidamente após as aprovações regulatórias de 6 GHz, utilizando essa capacidade adicional de espectro para oferecer inovação contínua em Wi-Fi e contribuições valiosas para consumidores, empresas e economias.

E é já amanhã, sexta-feira que vamos ter um eclipse lunar penumbral, este será visível a partir de Portugal. O Eclipse terá início por volta das 17:06 horas em Portugal, logo a seguir ao pôr-do-sol. Às 19:10 ocorre o meio do eclipse e dez minutos depois, dá-se o instante de Lua Cheia em Portugal continental. A Lua permanecerá na penumbra até pouco depois das 21:00. A sua duração será de 4 horas, 4 minutos e 34 segundos.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentado também um livro “Ubuntu Studio Audio Handbook”.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.