Newsletter Nº244

Newsletter Nº244
Newsletter Nº244

Esta é a primeira newsletter de 2020 e faz hoje 100 anos que nascia Isaac Asimov, este autor de ficção cientifica é extraordinariamente conhecido pela sua obra extensa de mais de 500 livros. Juntamente com Arthur C. Clack e Robert A. Heinlein é considerado um dos três maiores escritores de ficção cientifica de todos os tempos. Ficou igualmente conhecido por ter enunciado as três leis da robótica que governam a ética dos robôs face aos humanos. As regras foram introduzidas numa pequena história designada por “Runaround”, em 1942, sendo posteriormente incluídas na colecção “I, Robot”.
Faz igualmente anos hoje que nascia Charles Hatchett. Ele foi responsável pela descoberta do elemento químico nióbio.
Rudolf Clausius, um dos fundadores da termodinâmica também faz anos que nasceu, em 1822, publicou em 1850 os conceitos básicos da segunda lei da termodinâmica – “A quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termo-dinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo”.
Não menos importante é Donald B. Keck, que faz anos hoje que nasceu, em 1941 e é responsável pela invenção da guia de onda óptica de sílica fundida mais conhecida por fibra óptica. Maurer, Keck, e Schultz resolveram o problema que anteriormente impedia a utilização desta tecnologia. Actualmente um cabo de fibra óptica consegue transportar a maior distância cerca de 65.000 vezes mais informação que um cabo de cobre.

Na newsletter desta semana ficámos a saber que o matemático e cientista da computação Donald Knuth, conhecido pela sua colecção de livros “The Art of Computer Programming” (TAOCP), considerada por muitos a bíblia da ciência da computação, usou um número muito particular ao longo dos seus livros. Ele usou o numero pi de forma explicita e também de forma relativamente despercebida ao longo dos seus livros divertindo-se com isso. Na sua apresentação anual ele falou de forma apaixonada do número pi e das suas curiosidades.

Também nesta semana que passou e mesmo no final do ano a segunda plataforma WindFloat Atlantic das três que compõem o projecto saiu no passado domingo do porto de Ferrol para uma localização a cerca de 20 km da costa portuguesa, perto de Viana do Castelo. O transporte das três estruturas flutuantes do WindFloat Atlantic é um marco em si, pois evita a necessidade de rebocar embarcações projectadas especificamente para esse processo e possibilita a replicação do projecto em outras geografias. Uma vez operacional e com capacidade instalada de 25 MW, o parque eólico poderá gerar energia suficiente para abastecer o equivalente a 60.000 utilizadores por ano.

Na newsletter desta semana são apresentados diversos projectos de maker assim como diversas noticias de novidades que ocorreram nesta semana que passou.

Asimov disse “A frase mais emocionante de se ouvir na ciência, a que anuncia novas descobertas, não é ‘Eureka!’ mas ‘Isto é engraçado …'”

Um excelente ano para todos!

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.