Newsletter Nº244

Newsletter Nº244
News­let­ter Nº244

Esta é a pri­mei­ra news­let­ter de 2020 e faz hoje 100 anos que nas­cia Isa­ac Asi­mov, este autor de fic­ção cien­ti­fi­ca é extra­or­di­na­ri­a­men­te conhe­ci­do pela sua obra exten­sa de mais de 500 livros. Jun­ta­men­te com Arthur C. Clack e Robert A. Hein­lein é con­si­de­ra­do um dos três mai­o­res escri­to­res de fic­ção cien­ti­fi­ca de todos os tem­pos. Ficou igual­men­te conhe­ci­do por ter enun­ci­a­do as três leis da robó­ti­ca que gover­nam a éti­ca dos robôs face aos huma­nos. As regras foram intro­du­zi­das numa peque­na his­tó­ria desig­na­da por “Runa­round”, em 1942, sen­do pos­te­ri­or­men­te incluí­das na colec­ção “I, Robot”.
Faz igual­men­te anos hoje que nas­cia Char­les Hat­chett. Ele foi res­pon­sá­vel pela des­co­ber­ta do ele­men­to quí­mi­co nióbio.
Rudolf Clau­sius, um dos fun­da­do­res da ter­mo­di­nâ­mi­ca tam­bém faz anos que nas­ceu, em 1822, publi­cou em 1850 os con­cei­tos bási­cos da segun­da lei da ter­mo­di­nâ­mi­ca — “A quan­ti­da­de de entro­pia de qual­quer sis­te­ma iso­la­do ter­mo-dina­mi­ca­men­te ten­de a incre­men­tar-se com o tem­po, até alcan­çar um valor máximo”.
Não menos impor­tan­te é Donald B. Keck, que faz anos hoje que nas­ceu, em 1941 e é res­pon­sá­vel pela inven­ção da guia de onda ópti­ca de síli­ca fun­di­da mais conhe­ci­da por fibra ópti­ca. Mau­rer, Keck, e Schultz resol­ve­ram o pro­ble­ma que ante­ri­or­men­te impe­dia a uti­li­za­ção des­ta tec­no­lo­gia. Actu­al­men­te um cabo de fibra ópti­ca con­se­gue trans­por­tar a mai­or dis­tân­cia cer­ca de 65.000 vezes mais infor­ma­ção que um cabo de cobre.

Na news­let­ter des­ta sema­na ficá­mos a saber que o mate­má­ti­co e cien­tis­ta da com­pu­ta­ção Donald Knuth, conhe­ci­do pela sua colec­ção de livros “The Art of Com­pu­ter Pro­gram­ming” (TAOCP), con­si­de­ra­da por mui­tos a bíblia da ciên­cia da com­pu­ta­ção, usou um núme­ro mui­to par­ti­cu­lar ao lon­go dos seus livros. Ele usou o nume­ro pi de for­ma expli­ci­ta e tam­bém de for­ma rela­ti­va­men­te des­per­ce­bi­da ao lon­go dos seus livros diver­tin­do-se com isso. Na sua apre­sen­ta­ção anu­al ele falou de for­ma apai­xo­na­da do núme­ro pi e das suas curiosidades.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou e mes­mo no final do ano a segun­da pla­ta­for­ma Wind­Flo­at Atlan­tic das três que com­põem o pro­jec­to saiu no pas­sa­do domin­go do por­to de Fer­rol para uma loca­li­za­ção a cer­ca de 20 km da cos­ta por­tu­gue­sa, per­to de Via­na do Cas­te­lo. O trans­por­te das três estru­tu­ras flu­tu­an­tes do Wind­Flo­at Atlan­tic é um mar­co em si, pois evi­ta a neces­si­da­de de rebo­car embar­ca­ções pro­jec­ta­das espe­ci­fi­ca­men­te para esse pro­ces­so e pos­si­bi­li­ta a repli­ca­ção do pro­jec­to em outras geo­gra­fi­as. Uma vez ope­ra­ci­o­nal e com capa­ci­da­de ins­ta­la­da de 25 MW, o par­que eóli­co pode­rá gerar ener­gia sufi­ci­en­te para abas­te­cer o equi­va­len­te a 60.000 uti­li­za­do­res por ano.

Na news­let­ter des­ta sema­na são apre­sen­ta­dos diver­sos pro­jec­tos de maker assim como diver­sas noti­ci­as de novi­da­des que ocor­re­ram nes­ta sema­na que passou.

Asi­mov dis­se “A fra­se mais emo­ci­o­nan­te de se ouvir na ciên­cia, a que anun­cia novas des­co­ber­tas, não é ‘Eure­ka!’ mas ‘Isto é engraçado …’ ”

Um exce­len­te ano para todos!

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.