Newsletter Nº243

Newsletter Nº243
Newsletter Nº243

Faz hoje anos que nascia, em 1791, Charles Babbage. Este matemático inglês foi pioneiro da computação mecânica, para tentar eliminar imprecisões nas tabelas matemáticas. Em 1822, ele tinha uma pequena máquina de calcular capaz de calcular quadrados. Ele produziu protótipos de partes de um mecanismo de diferença maior. (Georg e Edvard Schuetz posteriormente construíram os primeiros dispositivos de trabalho com o mesmo desenho, que foram bem-sucedidos em aplicações limitadas.) Em 1833, ele iniciou a sua máquina analítica programável, precursora dos computadores modernos. As suas outras invenções incluem o cowcatcher (uma armação de metal na frente de uma locomotiva para afastar o gado ou outros obstáculos na linha), dinamómetro, medidor padrão de ferrovia, tarifas postais uniformes, luzes ocultas para faróis, sinais de hora de Greenwich, oftalmoscópio heliográfico. Ele também tinha interesse em cifras e fechaduras.

Faz também anos hoje que nascia, em 1838, Clemens Winkler. Este químico alemão descobriu o elemento químico germânio (1886). No início da sua carreira, ele desenvolveu novas técnicas para análise de gás industrial e desenvolveu a bureta de gás Winkler. Quando, na Academia de Mineração Freiberg, a Escola Freiberg de Mineração analisou o mineral argirodita (um minério de sulfeto de prata), ele descobriu que todos os elementos conhecidos continham apenas 93% do seu peso. Depois de passar quatro meses a investigar e isolar os 7% restantes, ele encontrou o novo elemento a que chamou germânio, em nome da Alemanha. Este foi o terceiro dos elementos (eka-silício) previsto por Dmitry I. Mendeleyev em 1871.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1928, Martin Cooper. Este engenheiro americano é pioneiro no sector de comunicações sem fio, especialmente na gestão de espectro de rádio, com onze patentes nessa área. Enquanto estava na Motorola na década de 1970, Cooper inventou o primeiro telemóvel (diferente do telefone do carro) em 1973 e liderou a equipa que o desenvolveu e o colocou no mercado em 1983. Ele é considerado o “pai do telemóvel” e também é citado como a primeira pessoa na história a fazer um telefonema através de um telemóvel em público.

E nesta semana que passou ficámos a saber que a ultima missão espacial do ano vai ser lançada no dia 27 de Dezembro. Lançada pela Russia, no foguetão Rockot, transportará o 15º grupo de três satélites de comunicações de baixa órbita Gonets-M. Também se espera que o mesmo lançamento entregue um par de esferas de vidro polido, chamadas Blits-M que são usadas como reflectores a laser em estudos gravitacionais de alta precisão.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker.

Esta é a última newsletter de 2019, nesse sentido resta-me desejar a todos os excelente 2020 cheio de projectos e de alegrias!

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.