Newsletter Nº243

Newsletter Nº243
News­let­ter Nº243

Faz hoje anos que nas­cia, em 1791, Char­les Bab­ba­ge. Este mate­má­ti­co inglês foi pio­nei­ro da com­pu­ta­ção mecâ­ni­ca, para ten­tar eli­mi­nar impre­ci­sões nas tabe­las mate­má­ti­cas. Em 1822, ele tinha uma peque­na máqui­na de cal­cu­lar capaz de cal­cu­lar qua­dra­dos. Ele pro­du­ziu pro­tó­ti­pos de par­tes de um meca­nis­mo de dife­ren­ça mai­or. (Georg e Edvard Schu­etz pos­te­ri­or­men­te cons­truí­ram os pri­mei­ros dis­po­si­ti­vos de tra­ba­lho com o mes­mo dese­nho, que foram bem-suce­di­dos em apli­ca­ções limi­ta­das.) Em 1833, ele ini­ci­ou a sua máqui­na ana­lí­ti­ca pro­gra­má­vel, pre­cur­so­ra dos com­pu­ta­do­res moder­nos. As suas outras inven­ções inclu­em o cow­cat­cher (uma arma­ção de metal na fren­te de uma loco­mo­ti­va para afas­tar o gado ou outros obs­tá­cu­los na linha), dina­mó­me­tro, medi­dor padrão de fer­ro­via, tari­fas pos­tais uni­for­mes, luzes ocul­tas para faróis, sinais de hora de Gre­enwi­ch, oftal­mos­có­pio heli­o­grá­fi­co. Ele tam­bém tinha inte­res­se em cifras e fechaduras.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1838, Cle­mens Win­kler. Este quí­mi­co ale­mão des­co­briu o ele­men­to quí­mi­co ger­mâ­nio (1886). No iní­cio da sua car­rei­ra, ele desen­vol­veu novas téc­ni­cas para aná­li­se de gás indus­tri­al e desen­vol­veu a bure­ta de gás Win­kler. Quan­do, na Aca­de­mia de Mine­ra­ção Frei­berg, a Esco­la Frei­berg de Mine­ra­ção ana­li­sou o mine­ral argi­ro­di­ta (um miné­rio de sul­fe­to de pra­ta), ele des­co­briu que todos os ele­men­tos conhe­ci­dos con­ti­nham ape­nas 93% do seu peso. Depois de pas­sar qua­tro meses a inves­ti­gar e iso­lar os 7% res­tan­tes, ele encon­trou o novo ele­men­to a que cha­mou ger­mâ­nio, em nome da Ale­ma­nha. Este foi o ter­cei­ro dos ele­men­tos (eka-silí­cio) pre­vis­to por Dmi­try I. Men­de­leyev em 1871.

Por fim, faz anos hoje que nas­cia, em 1928, Mar­tin Coo­per. Este enge­nhei­ro ame­ri­ca­no é pio­nei­ro no sec­tor de comu­ni­ca­ções sem fio, espe­ci­al­men­te na ges­tão de espec­tro de rádio, com onze paten­tes nes­sa área. Enquan­to esta­va na Moto­ro­la na déca­da de 1970, Coo­per inven­tou o pri­mei­ro tele­mó­vel (dife­ren­te do tele­fo­ne do car­ro) em 1973 e lide­rou a equi­pa que o desen­vol­veu e o colo­cou no mer­ca­do em 1983. Ele é con­si­de­ra­do o “pai do tele­mó­vel” e tam­bém é cita­do como a pri­mei­ra pes­soa na his­tó­ria a fazer um tele­fo­ne­ma atra­vés de um tele­mó­vel em público.

E nes­ta sema­na que pas­sou ficá­mos a saber que a ulti­ma mis­são espa­ci­al do ano vai ser lan­ça­da no dia 27 de Dezem­bro. Lan­ça­da pela Rus­sia, no fogue­tão Roc­kot, trans­por­ta­rá o 15º gru­po de três saté­li­tes de comu­ni­ca­ções de bai­xa órbi­ta Gonets‑M. Tam­bém se espe­ra que o mes­mo lan­ça­men­to entre­gue um par de esfe­ras de vidro poli­do, cha­ma­das Blits‑M que são usa­das como reflec­to­res a laser em estu­dos gra­vi­ta­ci­o­nais de alta precisão.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker.

Esta é a últi­ma news­let­ter de 2019, nes­se sen­ti­do res­ta-me dese­jar a todos os exce­len­te 2020 cheio de pro­jec­tos e de alegrias!

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.