Newsletter Nº240

Newsletter Nº240
Newsletter Nº240

Faz hoje anos que nascia, em 1868, Arnold Sommerfeld. Este físico alemão criou um modelo atómico que permitia explicar as linhas espectrais de estrutura fina. O seu primeiro trabalho foi sobre a teoria do giroscópio (com Klein) e, depois, sobre a propagação de ondas na telegrafia sem fio. Mais significativa foi a sua maior contribuição ao desenvolvimento da teoria quântica, em geral, e na sua aplicação a linhas espectrais e ao modelo atómico de Bohr. Ele desenvolveu também uma teoria do electrão no estado metálico, valiosa para o estudo da termoelectricidade.

Faz também anos hoje que nascia, em 1879, Clyde Vernon Cessna. Este piloto norte-americano, fabricante de aeronaves ficou conhecido por ter inventado a asa cantilever e uma configuração de cauda em forma de V assim como um desenho simples e flexível de monoplano. Ele é mais conhecido como o principal fundador da Cessna Aircraft Corporation.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1901, Werner Heisenberg. Este físico e filósofo alemão descobriu uma maneira de formular a mecânica quântica em termos de matrizes (1925). Por esta descoberta, recebeu o Prémio Nobel de Física em 1932. Em 1927, publicou o seu princípio de indeterminação ou incerteza, sobre o qual construiu a sua filosofia e pelo qual é mais conhecido. Ele também fez importantes contribuições às teorias da hidrodinâmica da turbulência, do núcleo atómico, do ferromagnetismo, dos raios cósmicos e das partículas elementares, e planeou o primeiro reactor nuclear alemão pós-Segunda Guerra Mundial, em Karlsruhe, na Alemanha Ocidental.

Faz também anos hoje que nascia, em 1903, C. F. Powell. Este Físico inglês recebeu o Prémio Nobel de Física em 1950 pelo seu desenvolvimento do método fotográfico de estudo de processos nucleares e pela descoberta resultante do pião (pi-meson), uma partícula subatómica pesada. O pião provou ser a partícula hipotética proposta em 1935 por Yukawa Hideki do Japão na sua teoria.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1932, Sheldon Lee Glashow. Este Físico teórico americano, com Steven Weinberg e Abdus Salam, recebeu o Prémio Nobel de Física em 1979 pelos seus esforços complementares na formulação da teoria eletrofraca, que explica a unidade do electromagnetismo e da força fraca.

Nesta semana que passou a NASA apresentou os primeiros resultados da sonda Parker que foi lançada para estudar o Sol. A sonda está resistindo a temperaturas escaldantes para recolher dados, que estão a ser apresentados pela primeira vez em quatro artigos que evidenciam características previamente desconhecidas e apenas teorizadas sobre o nosso volátil vizinho celeste. Durante os seus voos iniciais, a Parker estudou o Sol a uma distância de cerca de 24 milhões de quilómetros. Esta distância é mais próxima do Sol do que Mercúrio, mas a sonda ainda se aproximará ainda mais no futuro, pois viaja a mais de 213.000 km/h, mais rápido do que qualquer outra nave anterior. A informação que a Parker descobriu sobre como o Sol ejecta constantemente material e energia ajudarão os cientistas a reescrever os modelos que eles usam para entender e prever o clima espacial ao redor do nosso planeta, além de entender o processo pelo qual as estrelas são criadas e evoluem. Estas informações serão vitais para proteger os astronautas e a tecnologia no espaço – uma parte importante do programa Artemis da NASA, que enviará a primeira mulher e o próximo homem para a Lua em 2024 e, eventualmente, para Marte.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada a revista MagPi nº88 de Dezembro e também os livros “Raspberry PI Projects Book Volume 5” e “Book of Making Volume 2”.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.