Newsletter Nº233

Newsletter Nº233
Newsletter Nº233

Faz hoje anos que nascia, em 1820, Édouard Roche. Este astrónomo matemático francês estudou a estrutura interna dos corpos celestes e foi o primeiro a propor um modelo da Terra com um núcleo sólido. Ele determinou em 1850 o limite de Roche para um satélite ter uma órbita estável em torno de um planeta de densidade igual. O corpo menor não podia ficar a 2,44 raios do corpo maior sem se separar do efeito da força gravitacional entre eles. Mais tarde, ele fez uma análise matemática rigorosa da hipótese nebular de Pierre Laplace e mostrou em 1873 a instabilidade de um corpo em forma de lente em rotação rápida.

Faz também hoje anos que nascia, em 1888, Paul Bernays. Este matemático e lógico suíço, ficou conhecido pelas suas tentativas de desenvolver uma teoria unificada da matemática. Bernays, influenciado pelo pensamento de Hilbert, acreditava que toda a estrutura da matemática poderia ser unificada como uma única entidade coerente. Para iniciar esse processo, foi necessário elaborar um conjunto de axiomas nos quais uma teoria completa pudesse se basear. Ele tentou colocar a teoria dos conjuntos numa base axiomática para evitar os paradoxos. Entre 1937 e 1954, Bernays escreveu uma série de artigos no Journal of Symbolic Logic que tentaram alcançar esse objectivo. Em 1958, Bernays publicou a teoria axiomática dos conjuntos, na qual ele combinou seu trabalho sobre a axiomatização da teoria dos conjuntos.

Nesta semana que passou a Canonical anunciou mais uma versão do Ubuntu – o 19.10. Esta versão teve um foco especial na produtividade do programador em AI / ML, novos recursos avançados para o MicroK8s (Kubernetes) e fornecer o mais rápido desempenho do desktop GNOME. Um dos hardwares suportados é o O Raspberry Pi 4 Modelo B. Com o GNOME 3.34, o Ubuntu 19.10 é a release mais rápida, com melhorias significativas no desempenho, proporcionando uma experiência mais ágil e responsiva, mesmo em hardware mais antigo. A organização das aplicações é mais fácil com a capacidade de arrastar e soltar ícones em pastas categorizadas, enquanto os utilizadores podem seleccionar variantes claras ou escuras do tema Yaru, dependendo das suas preferências ou para melhorar a acessibilidade da visualização.

Também esta semana o Chang’e 4 da China completa 10 dias lunares no lado mais afastado da Lua. Tanto o Chang’e 4 como o rover Yutu 2 entraram num estado de adormecimento em 5 de Outubro, em preparação para sobreviver a uma décima noite lunar. Durante a noite lunar de duas semanas, as temperaturas podem descer para menos de 310 graus Fahrenheit negativos (190 graus Celsius negativos), ameaçando os componentes da sonda.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. São também apresentados dois modelos 3D.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.