Newsletter Nº232

Newsletter Nº232
News­let­ter Nº232

Faz hoje anos que nas­cia, em 1731, Henry Caven­dish. Este quí­mi­co e físi­co inglês deter­mi­nou a mas­sa e a den­si­da­de da Ter­ra. Ele inves­ti­gou as pro­pri­e­da­des do hidro­gé­nio e do dió­xi­do de car­bo­no, incluin­do a com­pa­ra­ção entre a sua den­si­da­de e a do ar. Caven­dish tam­bém mos­trou que a água era um com­pos­to e mediu o calor espe­cí­fi­co de vári­as subs­tân­ci­as. Os seus manus­cri­tos (publi­ca­dos em 1879) reve­la­ram des­co­ber­tas que ele fez em elec­tros­tá­ti­ca antes de Cou­lomb, Ohm e Fara­day — incluin­do a dedu­ção da lei do qua­dra­do inver­so da atrac­ção e repul­são elec­tros­tá­ti­ca. Ele tam­bém encon­trou capa­ci­da­de indu­ti­va específica.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1892, Ear­le Dick­son. Este inven­tor ame­ri­ca­no ficou conhe­ci­do pela inven­ção do pen­so rápi­do. O seu empre­go era como com­pra­dor de algo­dão na John­son & John­son, onde sua suges­tão de tor­ná-lo um pro­du­to se tor­nou uma realidade.

Por fim, faz anos hoje que nas­cia, em 1896, Les­ter Ger­mer. Este Físi­co ame­ri­ca­no com o seu cole­ga Clin­ton Joseph Davis­son, con­du­ziu uma expe­ri­ên­cia que foi a pri­mei­ra a demons­trar as pro­pri­e­da­des das ondas do elec­trão. Eles mos­tra­ram que um fei­xe de elec­trões dis­per­sos por um cris­tal pro­duz um padrão de difrac­ção carac­te­rís­ti­co de uma onda. Esta expe­ri­ên­cia con­fir­mou a hipó­te­se de Louis-Vic­tor de Bro­glie, fun­da­dor da mecâ­ni­ca das ondas, de que o elec­trão deve­ria mos­trar as pro­pri­e­da­des de uma onda elec­tro­mag­né­ti­ca e de uma par­tí­cu­la. Ele tam­bém estu­dou ter­mi­ô­ni­ca, ero­são de metais e físi­ca de contacto.

Nes­ta sema­na que pas­sou, o CEO da Arm, Simon Segars anun­ci­ou, na sua con­fe­ren­cia Arm® Tech­Con 2019, o Arm Cus­tom Ins­truc­ti­ons, um novo recur­so da arqui­te­tu­ra Armv8‑M. As ins­tru­ções per­so­na­li­za­das da Arm serão imple­men­ta­das ini­ci­al­men­te nos CPUs Arm Cortex®-M33 a par­tir do pri­mei­ro semes­tre de 2020, sem cus­tos adi­ci­o­nais para licen­ci­a­men­tos novos e exis­ten­tes, per­mi­tin­do que os desig­ners de SoC adi­ci­o­nem as suas pró­pri­as ins­tru­ções para apli­ca­ções incor­po­ra­das espe­cí­fi­cas e de IoT, sem ris­co de frag­men­ta­ção de software.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou uma equi­pa lide­ra­da por Scott S. Shep­pard, da Car­ne­gie, encon­trou 20 novas luas a orbi­tar Satur­no. Isto aumen­ta o núme­ro total de luas do pla­ne­ta para 82, supe­ran­do Júpi­ter, que tem 79. A des­co­ber­ta foi anun­ci­a­da nes­ta segun­da-fei­ra pelo Minor Pla­net Cen­ter da União Astro­nó­mi­ca Inter­na­ci­o­nal. Cada uma das luas recém-des­co­ber­tas tem cer­ca de cin­co qui­ló­me­tros de diâ­me­tro. Dezes­se­te delas orbi­tam o pla­ne­ta para trás, ou em uma direc­ção opos­ta, sig­ni­fi­can­do que seu movi­men­to é opos­to à rota­ção do pla­ne­ta em tor­no de seu eixo. As outras três luas orbi­tam na mes­ma direc­ção em que Satur­no gira.

E é já ama­nhã que vamos ter mais uma Lis­bon Maker Fai­re, des­ta vez orga­ni­za­do pela equi­pa do Fab Lab Ben­fi­ca, e loca­li­za­do na Esco­la Supe­ri­or de Edu­ca­ção do Poli­téc­ni­co de Lis­boa. O horá­rio na sex­ta-fei­ra é da 10:00 às 18:00 e no sába­do das 10:00 às 19:30. As entra­das são grá­tis por isso apareçam!

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta newe­lec­tro­nics de 8 de Outubro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.