Newsletter Nº232

Newsletter Nº232
Newsletter Nº232

Faz hoje anos que nascia, em 1731, Henry Cavendish. Este químico e físico inglês determinou a massa e a densidade da Terra. Ele investigou as propriedades do hidrogénio e do dióxido de carbono, incluindo a comparação entre a sua densidade e a do ar. Cavendish também mostrou que a água era um composto e mediu o calor específico de várias substâncias. Os seus manuscritos (publicados em 1879) revelaram descobertas que ele fez em electrostática antes de Coulomb, Ohm e Faraday – incluindo a dedução da lei do quadrado inverso da atracção e repulsão electrostática. Ele também encontrou capacidade indutiva específica.

Faz também anos hoje que nascia, em 1892, Earle Dickson. Este inventor americano ficou conhecido pela invenção do penso rápido. O seu emprego era como comprador de algodão na Johnson & Johnson, onde sua sugestão de torná-lo um produto se tornou uma realidade.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1896, Lester Germer. Este Físico americano com o seu colega Clinton Joseph Davisson, conduziu uma experiência que foi a primeira a demonstrar as propriedades das ondas do electrão. Eles mostraram que um feixe de electrões dispersos por um cristal produz um padrão de difracção característico de uma onda. Esta experiência confirmou a hipótese de Louis-Victor de Broglie, fundador da mecânica das ondas, de que o electrão deveria mostrar as propriedades de uma onda electromagnética e de uma partícula. Ele também estudou termiônica, erosão de metais e física de contacto.

Nesta semana que passou, o CEO da Arm, Simon Segars anunciou, na sua conferencia Arm® TechCon 2019, o Arm Custom Instructions, um novo recurso da arquitetura Armv8-M. As instruções personalizadas da Arm serão implementadas inicialmente nos CPUs Arm Cortex®-M33 a partir do primeiro semestre de 2020, sem custos adicionais para licenciamentos novos e existentes, permitindo que os designers de SoC adicionem as suas próprias instruções para aplicações incorporadas específicas e de IoT, sem risco de fragmentação de software.

Também nesta semana que passou uma equipa liderada por Scott S. Sheppard, da Carnegie, encontrou 20 novas luas a orbitar Saturno. Isto aumenta o número total de luas do planeta para 82, superando Júpiter, que tem 79. A descoberta foi anunciada nesta segunda-feira pelo Minor Planet Center da União Astronómica Internacional. Cada uma das luas recém-descobertas tem cerca de cinco quilómetros de diâmetro. Dezessete delas orbitam o planeta para trás, ou em uma direcção oposta, significando que seu movimento é oposto à rotação do planeta em torno de seu eixo. As outras três luas orbitam na mesma direcção em que Saturno gira.

E é já amanhã que vamos ter mais uma Lisbon Maker Faire, desta vez organizado pela equipa do Fab Lab Benfica, e localizado na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. O horário na sexta-feira é da 10:00 às 18:00 e no sábado das 10:00 às 19:30. As entradas são grátis por isso apareçam!

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada a revista newelectronics de 8 de Outubro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.