Newsletter Nº234

Newsletter Nº234
Newsletter Nº234

Faz hoje anos que nascia, em 1804, Wilhelm Eduard Weber. Este Físico alemão investigou o magnetismo terrestre. Durante seis anos, Weber trabalhou em estreita colaboração com Carl Gauss. Weber desenvolveu magnetómetros sensíveis, um telégrafo electromagnético (1833) e outros instrumentos magnéticos durante esse período. O seu trabalho posterior sobre a razão entre as unidades de carga electrodinâmicas e electrostáticas mostrou-se extremamente importante e foi crucial para James Clerk Maxwell na sua teoria electromagnética da luz. (Weber descobriu que a proporção era de 3,1074 x 108 m / s, mas não notou o facto de estar próxima da velocidade da luz.) Os últimos anos de Weber foram dedicados ao trabalho em electrodinâmica e na estrutura eléctrica da matéria. A unidade magnética, Weber, recebeu o nome dele.

Faz também anos hoje que nascia, em 1854, Hendrik Willem Bakhuis-Roozeboom. Este Físico holandês divulgou a regra da fase de Gibbs por toda a Europa. Tendo originalmente ouvido falar de Van der Waals, Bakhuis-Roozeboom converteu a teoria de Gibbs em prática. Enquanto Gibbs raramente experimentara, Bakhuis-Roozeboom fazia todos os tipos de medições que serviam para provar a validade da regra de fase e, além disso, elaborou os detalhes da sua aplicação a muitos casos individuais. A química moderna das ligas beneficia muito com a amplificação do entendimento da regra das fases.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1873, Edmund Taylor Whittaker. Este Matemático inglês fez contribuições pioneiras para a área de funções especiais, que é de particular interesse na física matemática. Whittaker mais conhecido pelo seu trabalho em análise, em particular análise numérica, mas ele também trabalhou na mecânica celeste e na história da matemática aplicada e da física. Ele escreveu artigos sobre funções algébricas e funções automórficas. Os seus resultados em equações diferenciais parciais incluíram uma solução geral da equação de Laplace em três dimensões numa forma específica e a solução da equação de onda. No lado aplicado da matemática, ele estava interessado na teoria da relatividade e também trabalhou em teoria electromagnética.

Faz também anos hoje que nascia, em 1906, Aleksandr Osipovich Gelfond. Este Matemático russo criou técnicas básicas no estudo de números transcendentais (números que não podem ser expressos como raiz ou solução de uma equação algébrica com coeficientes racionais). Ele avançou profundamente na teoria dos números transcendentais e na teoria da interpolação e aproximação de funções variáveis complexas. Ele estabeleceu o carácter transcendental de qualquer número da forma ab, onde a é um número algébrico diferente de 0 ou 1 e b é qualquer número algébrico irracional, que agora é conhecido como teorema de Gelfond. Esta declaração resolveu sete dos 23 problemas famosos que tinham sido colocados pelo matemático alemão David Hilbert em 1900.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1911 – Nathaniel Wyeth. Este Químico e inventor norte-americano criou a garrafa de plástico PET. A sua patente foi atribuída a Du Pont e descreveu essas garrafas como “úteis para engarrafar líquidos sob pressão, como bebidas gaseificadas” que tinham “excelentes propriedades de resistência, são resistentes ao impacto, e são capazes de reter líquidos sob pressões de até 100 psig ”(US No. 3.733.309, publicado em 15 de maio de 1973). Foi o primeiro plástico adequado para armazenar bebidas gaseificadas que era seguro o suficiente para atender aos requisitos de segurança alimentar. As suas outras contribuições incluem o desenvolvimento de equipamentos de processamento de polímeros, fibras têxteis sintéticas e outros produtos plásticos.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1932, Pierre-Gilles de Gennes. Este físico francês recebeu o Prémio Nobel de Física de 1991 por “descobrir que métodos desenvolvidos para estudar fenómenos de ordem em sistemas simples podem ser generalizados para formas mais complexas de matéria, em particular cristais e polímeros líquidos”. Ele descreveu matematicamente como, por exemplo, dipolos magnéticos, moléculas longas ou cadeias de moléculas podem, sob certas condições, formar estados ordenados e o que acontece quando eles passam de um estado ordenado para um estado desordenado. Tais mudanças de ordem ocorrem quando, por exemplo, um íman aquecido muda de um estado no qual todos os pequenos ímans atómicos são alinhados em paralelo a um estado desordenado no qual os ímans são orientados aleatoriamente.

Nesta semana que passou a NASA anunciou que ainda não conseguiu avistar a sonda Indiana que se terá despenhado na superfície da Lua. O Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA passou pelo local de pouso da nave Vikram pela segunda vez e novamente foi incapaz de detectar o veículo. Este fazia parte da missão Chandrayaan 2 da Índia e, em 6 de Setembro, deveria aterrar suavemente na superfície da lua e iniciar duas semanas de investigações científicas, incluindo a instalação de um veículo espacial. Mas no final desse processo, a nave ficou em silêncio. A agência espacial da Índia disse que avistou a sonda logo após o suposto acidente, mas não forneceu mais detalhes.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil. São apresentadas as revistas Hackspace Magazine nº 24 de Novembro e a newelectronics de 10 de Outubro de 2019.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.