Newsletter Nº226

Newsletter Nº226
News­let­ter Nº226

Faz hoje anos que nas­cia, em 1876, Char­les F. Ket­te­ring. Este enge­nhei­ro nor­te-ame­ri­ca­no regis­tou cer­ca de 140 paten­tes que incluíam os sis­te­mas de arran­que eléc­tri­co, ilu­mi­na­ção para car­ros e sis­te­mas de igni­ção. No iní­cio de sua car­rei­ra, com a Nati­o­nal Cash Regis­ter Co., Day­ton (1904–09), ele cri­ou a pri­mei­ra cai­xa regis­ta­do­ra eléc­tri­ca com um motor eléc­tri­co que abria a gave­ta. Quan­do ele co-fun­dou a Day­ton Engi­ne­e­ring Labo­ra­to­ri­es Com­pany (DELCO, com Edward A. Deeds), ele inven­tou o motor de arran­que auto­má­ti­co ope­ra­do por cha­ve para o Cadil­lac (1912) e que se espa­lhou para qua­se todos os car­ros novos na déca­da de 1920. Como vice-pre­si­den­te e direc­tor de pes­qui­sa da Gene­ral Motors Corp. (1920–1947), ele desen­vol­veu moto­res, aca­ba­men­tos de laca de seca­gem rápi­da, com­bus­tí­veis anti­de­to­nan­tes e trans­mis­sões de velo­ci­da­de variá­vel. Em asso­ci­a­ção com a DuPont Che­mi­cal Com­pany, ele tam­bém foi res­pon­sá­vel pela inven­ção do refri­ge­ran­te Fre­on para sis­te­mas de refri­ge­ra­ção e ar condicionado.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1959, Stephen Wol­fram. Este cien­tis­ta da com­pu­ta­ção, físi­co e empre­sá­rio britânico/americano cri­ou o soft­ware Mathe­ma­ti­ca o conhe­ci­do sis­te­ma de álge­bra com­pu­ta­ci­o­nal. Como empre­sá­rio, ele é o fun­da­dor e CEO da empre­sa de soft­ware Wol­fram Rese­ar­ch, onde tra­ba­lhou como res­pon­sá­vel pelo Mathe­ma­ti­ca e pelo meca­nis­mo de res­pos­ta Wol­fram Alpha. O seu tra­ba­lho recen­te foi sobre pro­gra­ma­ção base­a­da no conhe­ci­men­to, expan­din­do e refi­nan­do a lin­gua­gem de pro­gra­ma­ção do Mathe­ma­ti­ca para o que ago­ra é cha­ma­do de Wol­fram Language.

Nes­ta sema­na que pas­sou, pas­sa­ram 30 anos que a son­da Voya­ger 2 fez um voo pró­xi­mo do pla­ne­ta Nep­tu­no. Foi a 25 de Agos­to de 1989, que a son­da Voya­ger 2 da NASA este­ve per­to de Nep­tu­no, dan­do à huma­ni­da­de o pri­mei­ra vis­ta do oita­vo pla­ne­ta do nos­so sis­te­ma solar. A mar­car o final do Grand Tour da mis­são Voya­ger pelos qua­tro pla­ne­tas gigan­tes do sis­te­ma solar — Júpi­ter, Satur­no, Úra­no e Nep­tu­no — foi o pri­mei­ro tam­bém um últi­mo: nenhu­ma outra son­da visi­tou Nep­tu­no des­de então.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. São tam­bém apre­sen­ta­das as revis­tas newe­lec­tro­nics de 13 de Agos­to e a Mag­PI nº85 de Setembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.