Newsletter Nº221

Newsletter Nº221
Newsletter Nº221

Faz hoje anos que nascia, em 1857, Frank J. Sprague. Este engenheiro americano, inventor foi pioneiro no transporte ferroviário eléctrico. Ele começou a sua carreira no mar na Marinha dos EUA (1878). Mais tarde, ele trabalhou no Brooklyn Navy Yard fazendo planos para lâmpadas eléctricas incandescentes em navios da Marinha, o que levou a juntar-se a Edison em Menlo Park (1883) Ele formou a Sprague Electric Railway Motor Company em 1884, e ficou conhecido como “o pai de tracção ferroviária eléctrica. ” quando ele instalou o primeiro sistema de carrinho eléctrico americano (Richmond, Va., 1887). Edison assumiu esta empresa em 1892. Sprague ganhou muitas patentes, muitas para aplicações ferroviárias e diversas ideias, como torradeiras eléctricas, sinais eléctricos, elevadores eléctricos e armamento naval.

Faz também anos hoje que nascia, em 1874, Sergey Lebedev. Este químico russo desenvolveu um método para produção industrial de borracha sintética. Em 1910, enquanto pesquisava processos pelos quais pequenas moléculas combinavam-se para formar grandes, Lebedev fez uma borracha elástica pela polimerização do butadieno (CH2CH-CHCH2), que ele obteve do álcool etílico. A produção de polibutadieno na União Soviética usando o processo de Lebedev foi iniciada em 1932-33, usando batatas e calcário como matéria-prima. Em 1940, a União Soviética tinha a maior indústria de borracha sintética do mundo, produzindo mais de 50.000 toneladas por ano. Durante a Segunda Guerra Mundial, o seu processo de obtenção de butadieno a partir do álcool etílico também foi usado pela indústria alemã de borracha.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1920, Rosalind Franklin. Esta química, física inglesa e cristalógrafa de raios-X contribuiu para a descoberta da estrutura molecular do ácido desoxirribonucleico (DNA), um constituinte dos cromossomas que serve para codificar a informação genética. Começando em 1951, ela fez fotografias cuidadosas de difracção de raios X do DNA, levando-a a suspeitar da forma helicoidal da molécula, pelo menos nas condições que ela tinha usado. Quando James Watson viu suas fotografias, ele confirmou a forma de dupla hélice que ele e Francis Crick publicaram. Ela nunca recebeu o reconhecimento que merecia por seu trabalho independente.

Nesta semana que passou comemorou-se o 50.o aniversário da ida do Homem à Lua. Uma das figuras mais importantes para que pudesse ser concretizado esse objectivo foi Margaret Hamilton. Esta engenheira de software foi a pessoa responsável pela equipa que desenvolveu software de voo on-board para o programa espacial Apollo da NASA incluindo o da Apollo 11 que aterrou na Lua. Em seu tributo a Google desenvolveu um software que reposicionou os mais de 107.000 espelhos no Ivanpah Solar Facility, no deserto de Mojave, para reflectir a luz da Lua, em vez do Sol, como os espelhos costumam fazer. O resultado é um retrato de 1,4 quilómetros quadrados de Margaret, maior do que o Central Park de Nova York.

Também esta semana, e após uma tentativa falhada, a nave Chandrayaan-2 de fabrico Indiano, foi lançada da Terra em direcção à Lua. Com 3840 kg, a nave faz parte do objectivo da India de desenvolver e demonstrar as principais tecnologias para a capacidade de missão lunar ponta-a-ponta, incluindo pouso suave e movimentação na superfície lunar. Esta missão visa expandir ainda mais o nosso conhecimento sobre a Lua através de um estudo detalhado da sua topografia, mineralogia, composição química da superfície, características termo-físicas e atmosfera levando a uma melhor compreensão da origem e evolução da mesma.

Esta semana que passou também a estação espacial chinesa Tiangong-2 finalmente despenhou-se na Terra. Depois de orbitar a Terra 16.209 vezes, ela ardeu em chamas na reentrada na atmosfera terrestre. O laboratório espacial da China, Tiangong-2, reentrou na atmosfera da Terra sob controle na noite de sexta-feira passada, com uma pequena quantidade de destroços caindo na área marítima predeterminada do Pacífico Sul, informou a Agência Espacial Chinesa.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada também a revista MagPI Nº84 de Agosto e a revista newelectronics de 23 Julho.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.