Newsletter Nº218

Newsletter Nº218
Newsletter Nº218

Faz hoje anos que nascia, em 1883, Rube Goldberg. Este cartoonista norte-americano satirizou a preocupação americana com a tecnologia. O seu nome tornou-se sinonimo de qualquer processo simples tornado estranhamente complicado por causa da sua série de desenhos animados de “Invenção” que usam uma série de ferramentas, pessoas, plantas e passos estranhos para realizar as tarefas simples do dia-a-dia da maneira mais complicada. Goldberg aplicou a sua experiência como engenheiro de pós-graduação e usou suas habilidades de engenharia, capacidade de escrever histórias e de desenho para se certificar de que as “Invenções” pudessem funcionar, embora dezenas de braços, rodas, engrenagens, alças, copos e hastes fossem colocados em movimento por bolas, gaiolas de pássaros, baldes, botas, banheiras, pás e até animais vivos para tarefas simples, como espremer o sumo de uma laranja ou fechar uma janela em caso de começar a chover. Ficou conhecido por ser a inspiração para as máquinas de Rube Goldberg.

Faz também anos hoje que nascia, em 1961, Brendan Eich. Este norte-americano ficou conhecido por ser o criador da versão original da linguagem de programação Javascript. A primeira versão foi concluída em dez dias, a fim de cumprir o calendário de lançamentos do Netscape Navigator 2.0 Beta, e foi designada por Mocha, mas renomeada como LiveScript em Setembro de 1995 e posteriormente JavaScript no mesmo mês.

Nesta semana que passou ficámos a saber que a Google está a preparar a instalação de um novo cabo submarino no oceano Atlântico entre Portugal e a África do Sul. Designado por Equiano, quando estiver completo este passará a ser o terceiro cabo internacional privado depois da Dunant e do Curie e o 14º investimento em cabos submarinos globalmente. Esperando que a instalação esteja completa em 2021 este novo cabo terá cerca de 20 mais capacidade que o ultimo cabo construído para servir esta região.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada também a revista newelectronics de 25 de Junho.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.