Newsletter Nº218

Newsletter Nº218
News­let­ter Nº218

Faz hoje anos que nas­cia, em 1883, Rube Gold­berg. Este car­to­o­nis­ta nor­te-ame­ri­ca­no sati­ri­zou a pre­o­cu­pa­ção ame­ri­ca­na com a tec­no­lo­gia. O seu nome tor­nou-se sino­ni­mo de qual­quer pro­ces­so sim­ples tor­na­do estra­nha­men­te com­pli­ca­do por cau­sa da sua série de dese­nhos ani­ma­dos de “Inven­ção” que usam uma série de fer­ra­men­tas, pes­so­as, plan­tas e pas­sos estra­nhos para rea­li­zar as tare­fas sim­ples do dia-a-dia da manei­ra mais com­pli­ca­da. Gold­berg apli­cou a sua expe­ri­ên­cia como enge­nhei­ro de pós-gra­du­a­ção e usou suas habi­li­da­des de enge­nha­ria, capa­ci­da­de de escre­ver his­tó­ri­as e de dese­nho para se cer­ti­fi­car de que as “Inven­ções” pudes­sem fun­ci­o­nar, embo­ra deze­nas de bra­ços, rodas, engre­na­gens, alças, copos e has­tes fos­sem colo­ca­dos em movi­men­to por bolas, gai­o­las de pás­sa­ros, bal­des, botas, banhei­ras, pás e até ani­mais vivos para tare­fas sim­ples, como espre­mer o sumo de uma laran­ja ou fechar uma jane­la em caso de come­çar a cho­ver. Ficou conhe­ci­do por ser a ins­pi­ra­ção para as máqui­nas de Rube Goldberg.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1961, Bren­dan Eich. Este nor­te-ame­ri­ca­no ficou conhe­ci­do por ser o cri­a­dor da ver­são ori­gi­nal da lin­gua­gem de pro­gra­ma­ção Javas­cript. A pri­mei­ra ver­são foi con­cluí­da em dez dias, a fim de cum­prir o calen­dá­rio de lan­ça­men­tos do Nets­ca­pe Navi­ga­tor 2.0 Beta, e foi desig­na­da por Mocha, mas reno­me­a­da como LiveS­cript em Setem­bro de 1995 e pos­te­ri­or­men­te JavaS­cript no mes­mo mês.

Nes­ta sema­na que pas­sou ficá­mos a saber que a Goo­gle está a pre­pa­rar a ins­ta­la­ção de um novo cabo sub­ma­ri­no no oce­a­no Atlân­ti­co entre Por­tu­gal e a Áfri­ca do Sul. Desig­na­do por Equi­a­no, quan­do esti­ver com­ple­to este pas­sa­rá a ser o ter­cei­ro cabo inter­na­ci­o­nal pri­va­do depois da Dunant e do Curie e o 14º inves­ti­men­to em cabos sub­ma­ri­nos glo­bal­men­te. Espe­ran­do que a ins­ta­la­ção este­ja com­ple­ta em 2021 este novo cabo terá cer­ca de 20 mais capa­ci­da­de que o ulti­mo cabo cons­truí­do para ser­vir esta região.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da tam­bém a revis­ta newe­lec­tro­nics de 25 de Junho.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.