Newsletter Nº217

Newsletter Nº217
Newsletter Nº217

Faz hoje anos que nascia, em 1806, Augustus De Morgan. Este matemático e lógico inglês fez um trabalho importante na lógica simbólica abstrata, a teoria das relações e formulou as leis de De Morgan: um é “NÃO (A E B) = (NÃO A) OU (NÃO B)” e o outro é “NÃO (A OU B) = (NÃO A) E (NÃO B)”. Estas leis continuam a ser aplicadas na teoria da prova moderna e na programação de software. Quando ele definiu e introduziu o termo “indução matemática” (1838), ele deu ao processo uma base e clareza rigorosas que antes não tinham. Ele originou o uso da barra para representar fracções, como em 1/5 ou 3/7. Em Trigonometria e Álgebra Dupla (1849) ele deu uma interpretação geométrica de números complexos.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1901, Merle Antony Tuve. Este Físico e geofísico norte-americano fez o primeiro uso de ondas de rádio pulsadas para explorar a ionosfera. Ele inventou o equipamento de detecção necessário para medir o tempo entre receber um pulso de rádio directo e um segundo pulso reflectido da ionosfera. As observações que ele fez forneceram a base teórica para o desenvolvimento do radar. Tuve, com Lawrence R. Hafstad e Norman P. Heydenburg, fizeram as primeiras e definitivas medições da força nuclear entre a força protão-protão nas distâncias nucleares. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele desenvolveu o fusível de proximidade. Após a guerra, ele fez importantes contribuições para a sismologia experimental, a radioastronomia e a astronomia óptica.

Nesta semana que passou ficamos a conhecer a nova versão do Raspberry PI – 4. Continuando com o custo que nos habituou esta versão introduz um conjunto de novidades que passam pela existência de três versões da Board. De base todas elas equipadas com um micro-controlador ARM Cortex-A72 Quad-Core a 1.5GHz, uma interface Ethernet a Gigagit, wireless 802.11ac de banda dupla, Bluetooth 5.0, duas portas USB 3.0, duas portas USB 2.0, suporte micro-HDMI para duas saídas de vídeo até 4Kp60, GPI VideoCore VI. As três versões são de 1GB, 2GB ou 4GB de RAM. De notar que a disposição das interfaces foi alterada o que requer novas caixas. Também a alimentação passou a ser feita por USB-C para ultrapassar as limitações de potência que a interface micro-USB tinha permitindo o Raspberry PI 4 poder consumir mais.

Também esta semana ficámos a saber que no passado dia 25 a SpaceX lançou o STP-2 (Space Test Program-2). Este programa procedeu ao lançamento com sucesso de 24 satélites. Estes irão testar inúmeros factores que são necessários analisar em preparação para uma futura missão a Marte. Destes destacam-se os E-TBEx que irão explorar as bolhas nas camadas electricamente carregadas da atmosfera superior da Terra, que podem interromper as comunicações e os sinais GPS nos quais confiamos todos os dias, o “Deep Space Atomic Clock” que é um relógio atómico exclusivo que testará uma nova forma das naves espaciais navegarem no espaço profundo. A tecnologia pode tornar a navegação semelhante a um GPS possível na Lua e em Marte. O GPIM que testará um novo sistema de propulsão que funciona com um combustível não tóxico de alto desempenho de nave espacial. Esta tecnologia poderá ajudar a impulsionar constelações de pequenos satélites dentro e fora da órbita terrestre baixa. Ainda faz parte deste lançamento o DSX que a bordo transporta um instrumento projectado pelo JPL para medir vibrações de naves espaciais e quatro experiências da NASA que compõem os Testbeds de Ambiente Espacial (SET). A SET estudará como proteger melhor os satélites da radiação espacial, analisando o ambiente hostil do espaço próximo da Terra e testando várias estratégias para mitigar os impactos. Estas informações podem ser usadas para melhorar o projecto, a engenharia e as operações das naves, a fim de proteger as mesmas contra radiações nocivas causadas pelo Sol.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil. É apresentada a revista MagPI Nº83, o livro The Official Raspberry Pi Beginner’s Guide – 2nd Edition e a revista newelectronics de 11 de Junho.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.