Newsletter Nº211

Newsletter Nº211
Newsletter Nº211

Faz hoje anos que nascia, em 1763, Louis Nicolas Vauquelin. Este químico francês ficou conhecido por ter descoberto os elementos crómio (1797) e berílio (1798).

Faz também hoje anos que nascia, em 1821, Pafnuty Chebyshev. Este matemático russo fundou a escola matemática de São Petersburgo, e que é lembrado principalmente pelo seu trabalho sobre a teoria dos números primos, incluindo a determinação do número de primos não excedendo um determinado número. Ele escreveu sobre muitos assuntos, incluindo a teoria das congruências em 1849, teoria da probabilidade, formas quadráticas, funções ortogonais, a teoria das integrais, a construção de mapas e o cálculo de volumes geométricos. Chebyshev também estava interessado em mecânica e estudou os problemas envolvidos na conversão de movimento rotativo em movimento rectilíneo por acoplamento mecânico. O movimento paralelo de Chebyshev é formado por três barras interligadas, aproximando-se do movimento rectilíneo.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1831, David Edward Hughes. Este inventor anglo-americano do microfone de carbono, que foi uma contribuição significativa para a telefonia. A sua família emigrou para os EUA quando ele tinha sete anos. Em 1855, foi-lhe atribuída uma patente dos EUA para o primeiro sistema de telégrafo impresso de texto no envio e na recepção, com um código alfabético especial, conforme exigido pelo código Morse. Foi produzido antes mesmo que a máquina de escrever fosse inventada. Além disso, o microfone de contacto solto da Hughes, inventado em 1878, foi o precursor dos vários microfones de carbono actualmente em uso. Ele também inventou o equilíbrio de indução e trabalhou com a teoria do magnetismo.

Faz também hoje anos que nascia, em 1861, Irving Wightman Colburn. Este inventor e fabricante norte-americano é responsável pela criação do processo de fabricação de folhas contínuas de vidro plano que tornou possível a produção em massa de vidro para janelas. Colburn começou suas experiências em 1899, que resultaram na sua patente para uma máquina de desenho de chapa de vidro em 25 de março de 1902. Ele formou a Colburn Machine Glass Co. em Agosto de 1906, instalou máquinas de desenho em duas fábricas em 1908, mas faliu em 1911 antes da tecnologia ser aperfeiçoada. A Toledo Glass Company comprou as patentes de Colburn em 1912 e contratou-o logo de seguida. Ele começou a refinar o processo na fábrica experimental da Toledo Glass, onde o seu primeiro desenho de folhas de vidro ocorreu a 25 de Novembro de 1913. Posteriormente, a empresa foi organizada como a Libbey-Owens Sheet Glass Company em 1916. Colburn morreu no ano seguinte antes de poder ver o sucesso total do seu processo.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1934, Roy Kerr. Este matemático neozelandês resolveu (1963) as equações de campo da relatividade geral de Einstein para descrever os buracos negros rotativos, fornecendo assim uma importante contribuição para o campo da astrofísica. Ele deduziu uma família única de soluções de dois parâmetros que descreve o espaço-tempo em torno dos buracos negros em Julho de 1963. Os dois parâmetros são a massa do buraco negro e o momento angular do buraco negro. (A solução estática, com momento angular zero, foi descoberta por Karl Schwarzschild em Dezembro de 1915.) Os buracos negros rotativos são frequentemente chamados de Buracos Negros de Kerr. Ele mostrou que existe uma região semelhante a um vórtice fora do horizonte de eventos, chamada de região ergo, que arrasta o espaço e o tempo com o buraco negro em rotação.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1950, Georg Bednorz. Este Físico alemão partilhou o Prémio Nobel de Física de 1987 (com Karl Alex Müller) pela descoberta conjunta de supercondutividade numa nova classe de materiais a temperaturas mais altas do que se pensava anteriormente. Eles surpreenderam o mundo apresentando a supercondutividade num material cerâmico em camadas a uma temperatura de 33 Kelvin (33 graus acima do zero absoluto, ou cerca de -460 graus Fahrenheit). A sua descoberta desencadeou uma avalanche de pesquisas em todo o mundo sobre materiais relacionados que renderam dezenas de novos super-condutores, chegando a uma temperatura de transição de 135 Kelvin. Hoje, ele desenvolve compostos de óxidos complexos com novas estruturas de cristal para possíveis usos em micro-electrónica.

Nesta semana que passou foi tornada publica mais uma falha de segurança que afecta quase todos os processadores da Intel desde 2011. “ZombieLoad”, como é chamado, é um ataque de canal lateral possível nos chips da Intel, permitindo que os hackers explorem efectivamente falhas de desenho em vez de injectar código malicioso. A Intel informou que o ZombieLoad é composto de quatro bugs, que os investigadores reportaram ao fabricante de chips há apenas um mês. Quase todos os computadores com chips da Intel datados de 2011 são afectados pelas vulnerabilidades.

Também esta semana ficámos a saber que o MRO da NASA concluiu 60.000 viagens em torno de Marte. O Mars Reconnaissance Orbiter da NASA entrou em órbita a 10 de Março de 2006, e tem recolhido informação diária sobre a superfície e a atmosfera do planeta, incluindo visualizações detalhadas com sua câmara de experiências científicas de imagens de alta resolução (HiRISE). O HiRISE é poderoso o suficiente para ver características da superfície do tamanho de uma mesa de jantar a cerca de 480 quilómetros acima da superfície.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil. É apresentada a revista newelectronics de 14 de Maio, um livro sobre Kotlin e outro livro sobre Python.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.