Newsletter Nº210

Newsletter Nº210
Newsletter Nº210

Foi no longínquo dia 5 de Maio de 2015 que esta aventura começou… e já se passaram 4 anos. A newsletter do altLab está de parabéns. Tem sido uma jornada interessante e que tem trazido a este espaço um conjunto muito interessante de informação seja ela de cariz Cientifico/Tecnológico ou projectos curiosos que estão publicados na Internet, passando pelos e-books ou e-magazines que estão disponíveis gratuitamente para todos. Para já o formato da newsletter irá manter-se. Haverá algumas mudanças que futuramente revelarei.

Faz hoje anos que nascia, em 1746, Gaspard Monge. Este Matemático francês ficou conhecido pela sua elaboração da geometria descritiva. Embora fosse filho de um comerciante ambulante, aos 22 anos de idade, leccionava matemática na escola militar de Mézières e mais tarde tornou-se professor na École Polytechnique, que ajudou a fundar e a organizar. Ele desenvolveu a matemática de projectar figuras sólidas num plano (sobre o qual se baseia o desenho de engenharia moderno) seguindo uma sugestão da teoria (1738) de Frézier. Monge aplicou mais técnicas de análise à teoria da curvatura que mais tarde foi retomada no trabalho revolucionário de Georg Riemann sobre geometria e curvatura.

Faz também anos hoje que nascia, em 1845, Gustaf de Laval. Este cientista, engenheiro e inventor sueco foi pioneiro no desenvolvimento de turbinas de alta velocidade. Depois de ganhar o seu Ph.D. aos 27 anos, ele trabalhou como engenheiro técnico numa siderurgia na sua terra natal. Em 1877, ele começou a desenvolver um separador de creme centrífugo de alta velocidade, um avanço significativo na produção de manteiga. Ele aperfeiçoou uma máquina de ordenha a vácuo em 1913. Por volta de 1882, começou a trabalhar em turbinas a vapor e, em 1889, solicitou uma patente britânica para um tipo de impulso, com um jacto de vapor batendo num conjunto de lâminas na periferia de uma roda. O seu talento inventivo era amplo, e incluiu iluminação eléctrica, eletrometalurgia e aerodinâmica. Durante a sua vida, ele adquiriu 92 patentes suecas e fundou 37 empresas.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1850, Edward Weston. Este Engenheiro electrotécnico e industrial americano nascido na Grã-Bretanha fundou a Weston Electrical Instrument Company. Ele foi para a América como um jovem estudante de medicina em 1870. Nos anos seguintes, ele revolucionou a indústria de electro-galvanização inventando e fabricando um dínamo de galvanoplastia com muito sucesso, que superou em muito a eficiência das baterias de armazenamento. Ele patenteou o dínamo e um ânodo de níquel em 1875. A partir de então até cerca de 1917, Weston recebeu 334 patentes nos EUA. Após as primeiras experiências com projectos de lâmpadas incandescentes, ele destacou-se com a invenção e fabricação de uma série de instrumentos de medição electrónica de precisão.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1927, Manfred Eigen. Este Físico e bioquímico alemão partilhou (com Ronald Norrish e George Porter) o Prémio Nobel de 1967 da Química “pelos seus estudos de reacções químicas extremamente rápidas, afectando o equilíbrio por meio de pulsos de energia muito curtos.” Em 1954, Eigen introduziu as técnicas de relaxamento para o estudo de reacções químicas extremamente rápidas (aquelas que levam menos de um milissegundo). O seu método geral era tomar uma solução em equilíbrio para uma dada temperatura e pressão. Se uma pequena perturbação fosse aplicada à solução, o equilíbrio seria muito brevemente destruído e um novo equilíbrio seria rapidamente alcançado. Eigen estudou exactamente o que aconteceu neste curto espaço de tempo por meio de espectroscopia de absorção.

Nesta semana que passou ficámos a saber que a Blue Origin planeia levar humanos à Lua. Embora Bezos não tenha declarado explicitamente que a Blue Origin planeia oferecer o seu novo veículo à NASA para a ambiciosa iniciativa da agência de pousar astronautas na Lua em 2024, uma descrição recém-publicada no site da empresa afirma que a variante da Blue Moon “foi projectada para pousar um veículo que nos permitirá levar novamente americanos à lua em 2024.”

Também esta semana ficámos a saber que Jean-Jacques SAVIN, um aventureiro francês de 72 anos, chegou à ilha das caraíbas Martinica depois de cruzar com sucesso o Oceano Atlântico numa cápsula laranja em forma de barril.
A jornada demorou 122 dias no mar a cápsula onde ele se encontrava viajou cerca de 4,500 km. O ex-pára-quedista militar passou mais de quatro meses no barril, com 3 m de comprimento e 2,10 m de largura.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. É apresentada a revista newelectronics de 23 de Abril.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.