Newsletter Nº209

Newsletter Nº209
Newsletter Nº209

Faz hoje anos que nascia, em 1797, Abraham Pineo Gesner. Este Químico e geólogo canadiano foi pioneiro na extracção de querosene (que ele nomeou) pela destilação seca de rocha asfáltica. Ele percebeu a utilidade desse líquido (conhecido como parafina na Inglaterra) como combustível mais limpo em lâmpadas para substituir o óleo de baleia. Ele também inventou um preservante de madeira, um processo de pavimentação de estradas de asfalto, briquetes de pó de carvão compactados e uma máquina para isolar fios eléctricos.

Faz também anos hoje que nascia, em 1802, Heinrich Gustav Magnus. Este químico e físico alemão descobriu o efeito Magnus (a força de sustentação produzida por um cilindro rotativo, que por exemplo, dá a curva a uma bola curva). Na pesquisa química, ele descobriu o primeiro dos compostos de platina-amónio. O sal verde de Magnus é [Pt(NH3)4][PtCl4]). Com interesses diversos na ciência, ele também trabalhou na absorção de gases pelo sangue, na expansão de gases quando aquecidos, nas pressões de vapor de água e em várias soluções, electrólise, correntes induzidas e termoeléctricas, óptica, magnetismo e hidrodinâmica. Em 1865, ele representou a Prússia numa conferência convocada para introduzir um sistema métrico uniforme de pesos e medidas na Alemanha.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1844, Elijah McCoy. Este inventor e engenheiro afro-americano destacou-se pelas suas 57 patentes americanas, a maioria das quais tem a ver com a lubrificação de motores a vapor.

Faz também anos hoje que nascia, em 1868, Robert W. Wood. Este Físico americano fotografou o reflexo das ondas sonoras no ar e investigou os efeitos fisiológicos das ondas sonoras de alta frequência. A placa de zona que ele criou poderia substituir a lente objectiva de um telescópio. Ele inventou uma grade de difracção melhorada, fez pesquisas em espectroscopia e ampliou a técnica de espectroscopia Raman (um método para estudar matéria usando a luz espalhada por ela). Ele fez fotografias a mostrar a radiação infravermelha e ultravioleta e foi o primeiro a fotografar fluorescência ultravioleta. Wood foi o primeiro a observar o fenómeno de emissão de campo no qual partículas carregadas são emitidas de condutores num campo eléctrico.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1947, James Dyson. Este Engenheiro e inventor inglês é conhecido pelas suas invenções que incluem o aspirador sem saco Dual Cyclone e o secador de mãos Airblade. Ele fundou a Dyson Research Ltd. em 1979. Desde 1970, quando reinventou o carrinho de mão como seu Ballbarrow, ele procurou criar novos produtos que funcionassem melhor do que qualquer coisa antes deles. Ele lançou um aspirador de pó sem saco fabricado e vendido no Japão em 1986. Quando foi introduzido na Grã-Bretanha em 1993, o seu aspirador de pó tornou-se o mais vendido no início de 1995. Da mesma forma, quando vendido nos EUA a partir de 2002, capturou 20% do mercado.

Nesta semana que passou uma equipa de cientistas anunciou que estão a preparar-se para a passagem de um asteróide dentro de uma década. A aproximação do Apophis em 2029 será uma oportunidade incrível para a ciência dizem os cientistas. É raro um asteróide deste tamanho passar tão perto da Terra. Embora os cientistas tenham visto pequenos asteróides, na ordem de 5 a 10 metros, passando pela Terra a uma distância similar, os asteróides do tamanho de Apophis são muito menos numerosos e, portanto, não passam tão perto da Terra quanto costumam. O asteróide Apophis tem um diâmetro de 370 metros e foi descoberto em 2004.

Também esta semana foi lançada a nova versão do sistema Fedora. A versão 30 conta como principais novidades o Gnome 3.32, o GCC 9, o Bash 5.0 e a glibc to 2.29.

Ainda esta semana ficámos a saber que programadores resolvem enigma criptográfico com 20 anos do MIT. Bernard Fabrot passou os últimos três anos e meio a tentar encontrar a solução para um quebra-cabeça anunciado pela primeira vez pelos pesquisadores do MIT em 1999. Separadamente, outra equipa liderada pelo executivo de tecnologia Simon Peffers está prestes a concluir uma solução. O quebra-cabeça envolve essencialmente fazer cerca de 80 triliões de quadraturas sucessivas sobre um número inicial, e foi especificamente projectado para evitar que alguém tente resolvê-lo mais rapidamente usando a computação paralela. Fabrot e Peffers adoptaram abordagens muito diferentes para o desafio. Fabrot usou um Intel Core i7-6700 simples, encontrado em PCs de consumo, e calculou a solução usando a Biblioteca Aritmética de Precisão Múltipla GNU (GMP). Por outro lado, a equipa de Peffers usou um novo algoritmo de multiplicação (projectado por Erdinç Öztürk da Universidade de Sabanci) para ser executado num acelerador de hardware programável chamado FPGA. A equipa, que está a trabalhar como parte de uma colaboração chamada Cryptophage, está no caminho certo para terminar o quebra-cabeça a 11 de maio, após apenas dois meses de computação. No anúncio original, a LCS prometeu que, se uma solução correta fosse apresentada, eles abririam uma “cápsula do tempo” especial projectada pelo arquitecto Frank Gehry e repleta de artefactos históricos do inventor da Web Tim Berners-Lee, do co-inventor da Ethernet, Bob Metcalfe e do fundador da Microsoft, Bill Gates. A cerimonia da abertura da cápsula acontecerá na quarta-feira, 15 de maio, às 16h. no Stata Center do MIT.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.