Newsletter Nº208

Newsletter Nº208
Newsletter Nº208

Faz hoje anos que nascia, em 1769, Marc Isambard Brunel. Este engenheiro e inventor franco-inglês resolveu o problema histórico do tunelamento subaquático. Um inventor prolífico, Brunel projectou máquinas para serrar e dobrar madeira, fazer sapatas, tricotar e imprimir. Como engenheiro civil, os seus projectos incluíam a ponte suspensa Île de Bourbon e as primeiras marinas flutuantes em Liverpool. Em 1818, no entanto, Brunel patenteou o escudo de tunelamento, um dispositivo que possibilitava a passagem de túneis com segurança através de camadas de água. Em 2 de Março de 1825, começaram as operações de construção de um túnel sob o rio Tamisa, entre Rotherhithe e Wapping. O Thames Tunnel foi finalmente inaugurado em 25 de Março de 1843. Tem uma secção transversal de ferradura gémea com altura de 7m, largura de 11m e comprimento total de 406m.

Faz também anos hoje que nascia, em 1849, Felix Klein. Este matemático alemão cuja síntese da geometria como o estudo das propriedades de um espaço que são invariantes sob um dado grupo de transformações, conhecido como Programa Erlanger, influenciou profundamente o desenvolvimento matemático. Ele criou a garrafa de Klein, uma superfície fechada unilateral. Uma garrafa de Klein não pode ser construída no espaço euclidiano. É melhor retratado como um cilindro que se volta através de si mesmo para se unir à outra extremidade. No entanto, esta não é uma superfície contínua em três espaços, pois a superfície não pode passar por si mesma sem uma descontinuidade. É possível construir uma garrafa de Klein no espaço não-euclidiano.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1854, Charles Sumner Tainter. Este inventor americano de vários instrumentos de gravação de som, incluindo o fotofone (1880, com Alexander Graham Bell), um instrumento para transmitir o som a uma distância através da agência de luz, usando células sensíveis de selénio. Ele também desenvolveu o Graphophone (1881, patenteado em 1886; com Chichester A. Bell, primo de Alexander Graham Bell). Isto melhorou muito a superfície de papel alumínio e a ponta rígida usada por Thomas Edison. Tainter inventou um cilindro de papelão revestido de cera e uma caneta de gravação flexível que incorpora as ranhuras (em vez de estampagem) para obter uma melhor reprodução, tornando o fonógrafo e o dictografo comercialmente possíveis.

Faz também anos hoje que nascia, em 1874, Guglielmo Marconi. Este engenheiro electrotécnico italiano e inventor que inventou o telégrafo sem fio (1935) conhecido hoje como rádio. Prémio Nobel (1909). Em 1894, Marconi começou a experimentar as “Ondas Hertzianas”, as ondas de rádio que Heinrich Hertz produziu no seu laboratório alguns anos antes. Na falta de apoio do Ministério italiano dos Correios e Telégrafos, Marconi recorreu ao British Post Office. Demonstrações encorajadoras em Londres e na planície de Salisbury seguiram-se. Marconi obteve a primeira patente mundial de um sistema de telegrafia sem fio, em 1897, e abriu a primeira fábrica de rádio do mundo em Chelmsford, Inglaterra, em 1898. Em 1900, ele levou a sua famosa patente nº 7777 para “telegrafia sintonizada ou sintónica”.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1900, Wolfgang Pauli. Este físico astro-americano foi laureado com o Prémio Nobel de Física em 1945 pela sua descoberta em 1925 do princípio de exclusão de Pauli, que afirma que num átomo dois electrões não podem ocupar o mesmo estado quântico simultaneamente. Este princípio relaciona claramente a teoria quântica com as propriedades observadas dos átomos.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1903, Andrey Kolmogorov. Este matemático russo cujos postulados básicos da teoria da probabilidade continuaram a ser parte integrante da análise. Este trabalho teve diversas aplicações, como seu estudo do movimento dos planetas (1954), ou o fluxo de ar de um motor a jacto (1941). Na topologia, ele investigou grupos de cohomologia. Ele fez uma grande contribuição para responder à parte de probabilidade do sexto problema de Hilbert e resolveu (1957) o Décimo Terceiro Problema de Hilbert.

Nesta semana que passou ficámos a saber que a NASA registou o primeiro ruído sísmico em Marte. A partir da Insight o fraco sinal sísmico, detectado pelo instrumento Sísmico de Experimentação para Estrutura Interior (SEIS), foi registado a 6 de Abril, o dia marciano de 128º, ou sol. Este é o primeiro tremor registado que parece ter vindo de dentro do planeta, em oposição a ser causado por forças acima da superfície, como o vento. Os cientistas ainda estão examinando os dados para determinar a causa exacta do sinal.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada a revista MagPI nº 81 e o livro “Wearable Tech Projects”.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.