Newsletter Nº204

Newsletter Nº204
News­let­ter Nº204

Faz anos hoje que nas­cia, em 1819, Joseph Bazal­get­te. Este enge­nhei­ro civil bri­tâ­ni­co pro­jec­tou o sis­te­ma de dre­na­gem prin­ci­pal para Lon­dres. Como enge­nhei­ro, ele cons­truiu algu­mas pon­tes impor­tan­tes em Lon­dres, mas sua mai­or rea­li­za­ção foi resol­ver um pro­ble­ma cres­cen­te com a polui­ção por esgo­to no rio Tami­sa. Em mea­dos do sécu­lo XIX, tan­tos lon­dri­nos esta­vam a usar as novas sani­tas que o rio esta­va extre­ma­men­te poluí­do com esgo­to. A cri­se do “Gran­de Fedor” inten­si­fi­cou-se com os sur­tos de cóle­ra. Bazal­get­te foi esco­lhi­do para pro­je­tar e cons­truir o sis­te­ma de esgo­tos de Lon­dres, um pro­jec­to de 20 anos. Algu­mas das suas idei­as ain­da influ­en­ci­am a enge­nha­ria urba­na hoje.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1897, Vic­tor Mills. Este enge­nhei­ro quí­mi­co ame­ri­ca­no inven­tou as fral­das des­car­tá­veis. Jun­tou-se à Proc­tor & Gam­ble em 1926, e logo a seguir desen­vol­veu um pro­ces­so con­tí­nuo para super-aque­cer o sabão líqui­do e pul­ve­ri­zá-lo em for­ma con­cen­tra­da atra­vés de uma extru­so­ra que pro­duz bar­ras de sabão Ivory. Isto redu­ziu o tem­po de pro­du­ção de sete dias para ape­nas algu­mas horas. Ele melho­rou as mis­tu­ras para bolos da Dun­can Hines, pas­san­do ingre­di­en­tes atra­vés de gran­des tam­bo­res de moa­gem pro­jec­ta­dos para polir a folha de alu­mí­nio, mas tor­nan­do o bolo aca­ba­do menos enca­ro­ça­do. Ele desen­vol­veu um pro­ces­so para impe­dir que o óleo se sepa­ras­se na man­tei­ga de amen­doim. A sua inven­ção de fral­das des­car­tá­veis como pro­du­to foi cri­a­da para uti­li­zar o papel absor­ven­te lim­po dis­po­ní­vel numa fábri­ca de celu­lo­se adqui­ri­da pela empresa.

Faz igual­men­te anos hoje que nas­cia, em 1930, Jero­me Isa­ac Fri­ed­man. Este Físi­co ame­ri­ca­no, jun­to com Richard E. Tay­lor e Henry W. Ken­dall, rece­beu o Pré­mio Nobel de Físi­ca em 1990 pela sua con­fir­ma­ção expe­ri­men­tal con­jun­ta das par­tí­cu­las fun­da­men­tais conhe­ci­das como quarks.

Por fim, faz anos hoje que nas­cia, em 1939, Dov Froh­man. Este enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co isra­e­li­ta ficou conhe­ci­do por ter inven­ta­do a memó­ria lei­tu­ra pro­gra­má­vel apa­gá­vel (EPROM) e tam­bém por ser o fun­da­dor e pri­mei­ro ges­tor da Intel Israel.

Esta sema­na ficá­mos a saber que a son­da Cas­si­ni des­co­briu fac­tos curi­o­sos sobre as cin­co peque­nas luas que orbi­tam o pla­ne­ta Satur­no. As super­fí­ci­es des­sas luas estão cober­tas com mate­ri­al dos anéis do pla­ne­ta — e de par­tí­cu­las gela­das que sai­em dis­pa­ra­das da lua mai­or de Satur­no, Ence­la­dus. O tra­ba­lho ago­ra apre­sen­ta­do pin­ta uma ima­gem dos pro­ces­sos con­cor­ren­tes que mol­dam estas mini-luas.

Esta sema­na que pas­sou ficá­mos igual­men­te a saber que a mai­or impres­so­ra 3D do mun­do está a che­gar à Ará­bia Sau­di­ta em 2019. Desen­vol­vi­da pela empre­sa dina­mar­que­sa Cobod a impres­so­ra pode pro­du­zir edi­fí­ci­os de 12x27x9m, bem como estru­tu­ras de três anda­res de 300 m² por andar.

Nes­ta sema­na que pas­sou o altLab con­jun­ta­men­te com alguns mem­bros exter­nos este­ve a par­ti­ci­par na Hac­ka­ton do Pixels Camp 3.0. Foram atin­gi­dos os objec­ti­vos a que nos com­pro­me­te­mos com o pro­jec­to “Open SLAn­droid Pixie”. Este pro­jec­to assen­ta na cons­tru­ção de uma impres­so­ra de Resi­na (Do tipo SLA) que recor­re ao ecrã de um tele­mó­vel obso­le­to para apre­sen­tar as cama­das que têm que ser cura­das. Todo o pro­ces­so é con­tro­la­do por uma apli­ca­ção web que se encon­tra a cor­rer no pró­prio tele­mó­vel e que con­tro­la a par­te mecâ­ni­ca da impres­so­ra con­tro­lan­do um Ardui­no por Blu­e­to­oth. Um agra­de­ci­men­to ao esfor­ço dedi­ca­ção de todos, nome­a­da­men­te ao Vini­cius, ao João Sil­va, ao Gus­ta­vo, ao Ricar­do e ao Rodrigo.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como um mode­lo 3D que pode­rá ser útil. São apre­sen­ta­dos os livros Insi­de Azu­re Mana­ge­ment e o “Book of Making volu­me 1” assim como as revis­tas Mag­PI nº 80, newlec­tro­nics de 12 e 26 de Março.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.