Newsletter Nº204

Newsletter Nº204
Newsletter Nº204

Faz anos hoje que nascia, em 1819, Joseph Bazalgette. Este engenheiro civil britânico projectou o sistema de drenagem principal para Londres. Como engenheiro, ele construiu algumas pontes importantes em Londres, mas sua maior realização foi resolver um problema crescente com a poluição por esgoto no rio Tamisa. Em meados do século XIX, tantos londrinos estavam a usar as novas sanitas que o rio estava extremamente poluído com esgoto. A crise do “Grande Fedor” intensificou-se com os surtos de cólera. Bazalgette foi escolhido para projetar e construir o sistema de esgotos de Londres, um projecto de 20 anos. Algumas das suas ideias ainda influenciam a engenharia urbana hoje.

Faz também anos hoje que nascia, em 1897, Victor Mills. Este engenheiro químico americano inventou as fraldas descartáveis. Juntou-se à Proctor & Gamble em 1926, e logo a seguir desenvolveu um processo contínuo para super-aquecer o sabão líquido e pulverizá-lo em forma concentrada através de uma extrusora que produz barras de sabão Ivory. Isto reduziu o tempo de produção de sete dias para apenas algumas horas. Ele melhorou as misturas para bolos da Duncan Hines, passando ingredientes através de grandes tambores de moagem projectados para polir a folha de alumínio, mas tornando o bolo acabado menos encaroçado. Ele desenvolveu um processo para impedir que o óleo se separasse na manteiga de amendoim. A sua invenção de fraldas descartáveis como produto foi criada para utilizar o papel absorvente limpo disponível numa fábrica de celulose adquirida pela empresa.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1930, Jerome Isaac Friedman. Este Físico americano, junto com Richard E. Taylor e Henry W. Kendall, recebeu o Prémio Nobel de Física em 1990 pela sua confirmação experimental conjunta das partículas fundamentais conhecidas como quarks.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1939, Dov Frohman. Este engenheiro electrotécnico israelita ficou conhecido por ter inventado a memória leitura programável apagável (EPROM) e também por ser o fundador e primeiro gestor da Intel Israel.

Esta semana ficámos a saber que a sonda Cassini descobriu factos curiosos sobre as cinco pequenas luas que orbitam o planeta Saturno. As superfícies dessas luas estão cobertas com material dos anéis do planeta – e de partículas geladas que saiem disparadas da lua maior de Saturno, Enceladus. O trabalho agora apresentado pinta uma imagem dos processos concorrentes que moldam estas mini-luas.

Esta semana que passou ficámos igualmente a saber que a maior impressora 3D do mundo está a chegar à Arábia Saudita em 2019. Desenvolvida pela empresa dinamarquesa Cobod a impressora pode produzir edifícios de 12x27x9m, bem como estruturas de três andares de 300m2 por andar.

Nesta semana que passou o altLab conjuntamente com alguns membros externos esteve a participar na Hackaton do Pixels Camp 3.0. Foram atingidos os objectivos a que nos comprometemos com o projecto “Open SLAndroid Pixie”. Este projecto assenta na construção de uma impressora de Resina (Do tipo SLA) que recorre ao ecrã de um telemóvel obsoleto para apresentar as camadas que têm que ser curadas. Todo o processo é controlado por uma aplicação web que se encontra a correr no próprio telemóvel e que controla a parte mecânica da impressora controlando um Arduino por Bluetooth. Um agradecimento ao esforço dedicação de todos, nomeadamente ao Vinicius, ao João Silva, ao Gustavo, ao Ricardo e ao Rodrigo.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil. São apresentados os livros Inside Azure Management e o “Book of Making volume 1” assim como as revistas MagPI nº 80, newlectronics de 12 e 26 de Março.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.