Newsletter Nº203

Newsletter Nº203
Newsletter Nº203

Faz hoje anos que nascia, em 1768, Joseph Fourier. Este matemático e egiptólogo francês exerceu forte influência na física matemática através de sua Théorie analytique de la chaleur (1822; Teoria analítica do calor). Ele introduziu uma série matemática infinita para auxiliar na resolução de equações de condução. Esta técnica de análise permite que a função de qualquer variável seja expandida numa série de senos de múltiplos da variável, que é agora conhecida como a série de Fourier. As suas equações geraram muitas novas áreas de estudo na matemática e física, incluindo o ramo da óptica designado para ele, foram posteriormente aplicados a outros fenómenos naturais, como marés, clima e manchas solares.

Faz também anos hoje que nascia, em 1888, George David Birkhoff. Este matemático norte-americano foi responsável por ter formulado o teorema ergódico. Como o primeiro dinamista americano, Birkhoff começou onde Poincaré parou, ganhando distinção em 1913 com sua prova do Último Teorema Geométrico de Poincaré, um caso especial do problema dos três corpos. Embora principalmente especializado em geometria, ele descobriu novos métodos simbólicos. Ele viu além da teoria das oscilações, criou uma teoria rigorosa do comportamento ergódico e previu modelos dinâmicos para o caos. O seu teorema ergódico transformou a hipótese ergódica de Maxwell-Boltzmann da teoria cinética dos gases (à qual excepções são conhecidas) num princípio rigoroso através do uso da teoria da medida de Lebesgue. Ele também produziu um modelo matemático da gravidade.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1936, Simon Min Sze. Nascido em Nanjing, China cresceu em Taiwan. Ele ficou conhecido pelo seu trabalho em física e tecnologia de semicondutores, incluindo a sua descoberta com Dawon Kahng, do transístor de porta flutuante, hoje amplamente usado em dispositivos de memória de semicondutores não-voláteis. Ele escreveu e editou muitos livros, incluindo Physics of Semiconductor Devices, um dos textos mais citados no seu campo. Sze recebeu o Prémio J J Ebers em 1991 pelo seu trabalho em dispositivos electrónicos.

Nesta semana que passou ficámos a saber que a missão da NASA ao asteróide Bennu revelou as primeiras observações de perto de plumas de partículas em erupção na superfície de um asteróide. O Bennu também se revelou mais robusto do que o esperado, desafiando a equipa a alterar os seus planos voo e de recolha de amostras, devido ao terreno acidentado.

Hoje começou o Pixels Camp no Pavilhão Carlos Lopes em Lisboa. Nesta terceira edição inscreveram-se mais de 1300 participantes e existem centenas de Talks para ir. Existe também o Hackaton no qual estamos a participar assim como diversos passatempos. Neste evento de 3 dias iremos poder ainda vez o Quizshow, ver filmes como o “The Imitation Game”, “Ready Player One”, “Edge of Tomorrow” e “Source Code”.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentado o livro Microservice Architecture e a revista Hackspace Nº17.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.