Newsletter Nº191

Newsletter Nº191
Newsletter Nº191

Faz hoje anos que nascia, em 1571, Johannes Kepler). Este astrónomo alemão formulou as três leis principais do movimento planetário que permitiram a Isaac Newton conceber a lei da gravitação. A trabalhar a partir das posições cuidadosamente medidas dos planetas registadas por Tycho Brahe, Kepler deduziu matematicamente três relações a partir dos dados: (1) os planetas movem-se em órbitas elípticas com o Sol num foco; (2) o vetor do raio percorre áreas iguais em tempos iguais; e (3) para dois planetas, os quadrados de seus períodos são proporcionais aos cubos de suas distâncias médias ao sol. Kepler sugeriu que as marés eram causadas pela atração da lua. Ele acreditava que o universo era governado por regras matemáticas, mas reconhecia a importância da verificação experimental.

Faz também anos hoje que nascia, em 1654, Jacob Bernoulli. Este matemático e astrónomo suíço foi um dos primeiros a utilizar plenamente o cálculo diferencial e introduziu o termo integral no cálculo integral. As primeiras contribuições importantes de Jacob Bernoulli foram um panfleto sobre os paralelos da lógica e da álgebra (1685), o trabalho sobre a probabilidade em 1685 e a geometria em 1687. O seu resultado de geometria deu uma construção para dividir qualquer triângulo em quatro partes iguais com duas linhas perpendiculares. Em 1689, ele publicou importantes trabalhos sobre séries infinitas e publicou sua lei de grandes números na teoria das probabilidades. Ele publicou cinco tratados sobre séries infinitas (1682 – 1704). Jacob ficou intrigado com a espiral logarítmica e pediu que fosse esculpida na sua lápide. Ele foi o primeiro da família de matemáticos Bernoulli e irmão de Johann Bernoulli.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1773, George Cayley. Este pioneiro aeronáutico inglês construiu o primeiro planador bem sucedido de transporte humano (1853). Ele fez extensos estudos anatómicos e funcionais do vôo das aves. Medindo as massas musculares de aves e humanos, ele percebeu que seria impossível para os humanos amarrarem um par de asas e elevarem-se no ar. Os seus estudos posteriores sobre os princípios de sustentação, resistência e impulso fundaram a ciência da aerodinâmica da qual ele descobriu que as aeronaves estabilizadoras exigiam lemes traseiros verticais e horizontais, que as asas côncavas produziam mais sustentação do que superfícies planas e que as asas arrastadas proporcionavam maior estabilidade. Cayley também inventou o trator de lagartas (1825), sinais automáticos de travessia de ferrovias, botes salva-vidas de auto-direcção e um motor de ar de expansão (ar quente).

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1822, Louis Pasteur. Este Químico francês é considerado o fundador da microbiologia. Ele começou como químico trabalhando nas propriedades ópticas do ácido tartárico e sua estereoquímica (1849). Ele mudou-se para a microbiologia quando descobriu o papel das bactérias na fermentação – que eram microrganismos na levedura causando a formação de álcool a partir do açúcar – e provou que o crescimento de micro-organismos não era gerado espontaneamente a partir de matéria não-viva. Isto levou à compreensão da teoria do germe da infecção e ao seu método de matar bactérias nocivas em líquidos, mantendo-as por um tempo a uma dada temperatura, que agora é conhecida como pasteurização. Ele criou e testou vacinas para difteria, cólera, febre amarela, peste, raiva, antraz e tuberculose.

Nesta semana que passou foi lançado o Kernel 4.20 do Linux. Linus Torvalds, depois da sua sabática volta aos comandos do Kernel Linux e 350.000 novas linhas de código depois as novidades são muitas. Desde logo a remoçao do controverso algoritmo de cifra Speck da NSA, adicionando e melhorando o suporte a gráficos, CPUs e outros hardwares. Suporte para AMD Picasso e Raven 2 APU, Qualcomm Snapdragon 835, melhorias nos gráficos do Intel Icelake “Gen 11”. Também são introduzidos alguns “fixes” para o problema do ano 2038 que é o ano em que o numero de segundos desde 1 Janeiro de 1970 se esgota (e volta a zero) nos sistemas de 32-bits.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil. É apresentado o livro “Teach Yourself Logic 2017: A Study Guide”.

Estando a poucos dias do final do ano resta-me desejar a todos em meu nome e em nome do altLab votos de um excelente ano de 2019 com muitos projetos DIY!

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.