Newsletter Nº190

Newsletter Nº190
Newsletter Nº190

Faz hoje anos que nascia, em 1868, Harvey S. Firestone. Ele foi um industrial norte-americano que desenvolveu pneus pneumáticos rectilíneos usados nos modelos T Fords. No seu início de carreira, a partir de 1893, ganhava a vida vendendo buggies em Detroit, Michigan. Posteriormente, mudou-se para Akron, Ohio, e fundou a Firestone Tire and Rubber Company em 1900. O seu sucesso cresceu quando, em 1906, juntou-se a Henry Ford para fornecer pneus para seus populares carros Modelo T. No final dos anos 1930, quase um quarto de todos os pneus usados nos Estados Unidos eram fabricados pela Firestone. As suas inovações na indústria mudaram o design e a produção de pneus, incluindo bandejas antiderrapantes, pneus de balão de baixa pressão e pneus de tratores agrícolas.

Faz também hoje anos que nascia, em 1890, Jaroslav Heyrovský. Este Químico checoslovaco recebeu o Prémio Nobel da Química de 1959 “pela sua descoberta e desenvolvimento dos métodos de análise polarográfica” (1922), que é uma das técnicas analíticas mais versáteis. Aplica-se o princípio de que na electrólise os iões são descarregados num eléctrodo e, se o eléctrodo for pequeno, a corrente pode ser limitada pela taxa de movimento de iões para a superfície do elétrodo. Na polarografia, o cátodo é uma pequena gota de mercúrio (constantemente a formar-se e caindo para manter a superfície limpa). A tensão é aumentada lentamente e a corrente é traçada contra a tensão. A corrente aumenta em etapas, cada uma correspondendo a um tipo particular de ião positivo na solução. A altura das etapas indica a concentração do ião.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1901, Robert J. Van de Graaff. Este Físico norte- americano é o inventor do gerador Van de Graaff, um tipo de gerador electrostático de alta tensão que pode ser usado como acelerador de partículas em pesquisa atómica. As diferenças de potencial alcançadas nos modernos geradores Van de Graaff podem ser de até 5 MV. É um princípio de campos eléctricos que cargas em uma superfície podem saltar em pontos onde a curvatura é grande, isto é, onde o raio é pequeno. Assim, uma cúpula de grande raio inibe a descarga eléctrica e a carga adicional pode atingir uma alta tensão. Este gerador tem sido usado em aplicações médicas (como produção de raios X de alta energia) e industriais (esterilização de alimentos). Na década de 1950, Van de Graaff inventou o transformador de núcleo isolante capaz de produzir corrente contínua de alta tensão.

Nesta semana que passou ficámos a saber que a NASA colocou na superfície de Marte o primeiro instrumento a partir da sonda InSight completando uma milestone muito importante. Novas imagens da sonda mostram o sismógrafo no chão, sua cobertura cor de cobre levemente iluminada no crepúsculo marciano. Parece que tudo está calmo e tudo é brilhante para a InSight a caminho do final do ano.

Também esta semana Elon Musk revela túnel da Boring Company, prometendo uma nova era no transporte de alta velocidade. Com um Tesla Model X modificado atravessando um túnel da Boring Company na noite de terça-feira, Elon Musk mostrou a visão de um sistema de túneis de alta velocidade que acredita poder aliviar o congestionamento e revolucionar a maneira como milhões de passageiros circulam pelas cidades.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. É apresentada a revista MagPI nº 77 Dezembro, a revista Hackspace Nº14, o livro “The Official Raspberry Pi Beginner’s Guide” e o livro “Makerspace Playbook – School Edition”.

Estando em plena época natalícia resta-me desejar a todos em meu nome e em nome do altLab votos de um excelente Natal com muitas prendas no sapatinho.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.