Newsletter Nº189

Newsletter Nº189
Newsletter Nº189

Faz hoje anos que nascia, em 1780, Johann Wolfgang Döbereiner. Este Químico alemão foi responsável pela observação (1829) de que quando certas tríades de elementos estavam dispostas em ordem crescente de massa atómica, a massa do membro central era aproximadamente a média das outras duas, e intermediária em propriedades químicas entre os outros dois elementos. As tríades agora são encontradas como membros consecutivos dos grupos da tabela periódica. Por exemplo, o peso atómico do bromo (80.970) foi a média aritmética dos pesos atómicos do cloro (35.470) e do iodo (126.470) e as propriedades dos três elementos variaram de maneira ordenada, do cloro ao bromo e ao iodo. Döbereiner encontrou outras duas “tríades” – cálcio, estrôncio, bário; e enxofre, selénio, telúrio. Ele foi um dos primeiros químicos a oferecer instruções de laboratório em química. Ele estudou química geral, farmacêutica e analítica. Além disso, ele inventou uma lâmpada na qual o hidrogénio se inflamava em contacto com uma esponja de platina (1823). Embora a lâmpada tivesse aplicação limitada, Döbereiner estava interessado em catálise em geral. Ele descobriu a acção catalítica do dióxido de manganês na decomposição do clorato de potássio.

Faz também anos hoje que nascia, em 1816, Werner von Siemens. Este engenheiro electrotécnico alemão desempenhou um papel importante na origem da indústria eléctrica moderna. Siemens combinou sua habilidade como inventor de sucesso e empreendedor começando com sua firma, a Siemens & Halske. O seu primeiro trabalho foi na indústria telegráfica, construindo a primeira linha telegráfica importante da Alemanha, depois outras na Europa e na Ásia. A empresa que ele expandiu-se mais amplamente para a tecnologia eléctrica tornou-se a actual empresa multinacional da Siemens. O seu nome de nascimento era Ernst Werner Siemens, até enobrecer como Werner von Siemens.

Faz igualmente anos hoje que nascia, 1844, John Henry Patterson. Este Fabricante norte-americano fundou a NCR (National Cash Register Co.) e ajudou a popularizar a moderna caixa registadora por meio de técnicas de vendas agressivas e inovadoras. Na década de 1870, quando ele e seu irmão Frank estabeleceram um negócio de sucesso vendendo carvão e suprimentos de mineiros, as vendas não registadas eram um problema. Depois de ler uma descrição da caixa registadora projetada por James Ritty e vendida pela National Manufacturing Company em Dayton, John encomendou duas, sem ser vista. Em seis meses eles reduziram sua dívida de US $ 16.000 para US $ 3.000 e os livros mostraram um lucro de US $ 5.000. Essas máquinas modernas tinham resolvido os antigos problemas de desorganização e desonestidade. Patterson ficou tão impressionado que ele comprou a empresa.

Faz também anos hoje que nascia, em 1910, Charles Coulson. Este químico teórico britânico foi conhecido pela aplicação da teoria orbital molecular à ligação química, às estruturas electrónicas de moléculas e ao conceito de valência parcial. Ele desenvolveu muitas técnicas matemáticas para resolver problemas químicos e físicos. A sua teoria orbital molecular trata uma molécula como um todo e estende a teoria quântica atómica com estados “permitidos” de electrões associados a dois ou mais núcleos atómicos. Com essa abordagem, ele explicou a estrutura do benzeno e outros sistemas conjugados, e usando o que ele chamou de valência parcial, ele descreveu a ligação em compostos como o diborano. Depois de escrever sobre Waves (1941) e Electricity (1941), o seu livro Valence (1952) foi altamente influente. Ele também escreveu sobre conciliar visões científicas e religiosas, acreditando que a fé religiosa era essencial na busca da ciência.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1923, Philip Warren Anderson. Este físico norte-americano partilhou (com John H. Van Vleck e Sir Nevill F. Mott) o Prêmio Nobel de Física de 1977 pelas suas pesquisas sobre semicondutores, supercondutividade e magnetismo. Ele fez contribuições para o estudo da física do estado sólido e a pesquisa sobre interacções moleculares foi facilitada pelo seu trabalho na espectroscopia de gases. Ele concebeu um modelo (conhecido como o modelo de Anderson) para descrever o que acontece quando um átomo de impureza está presente em um metal. Ele também investigou magnetismo e supercondutividade, e seu trabalho é de fundamental importância para a moderna electrónica de estado sólido, possibilitando o desenvolvimento de dispositivos de memória e comutação electrónica de baixo custo em computadores.

E nesta semana que passou ficámos a saber que o Homem conseguiu colocar um segundo objecto no espaço entre estrelas. Trata-se da Voyager 2 da NASA. A Voyager 2 está agora a pouco mais de 18 biliões de quilómetros da Terra. Os operadores da missão ainda podem comunicar com a Voyager 2 ao entrar nesta nova fase de sua jornada, mas a informação – movendo-se à velocidade da luz – leva cerca de 16,5 horas para viajar da sonda para a Terra. Em comparação, a luz emitida pelo Sol leva cerca de oito minutos para chegar à Terra.

Também esta semana ficámos a saber que história foi feita e um sonho há muito esperado foi realizado em Mojave, CA, com a SpaceShipTwo da Virgin Galactic. Este não é o primeiro voo espacial com humanos a ser lançado a partir de solo americano desde a missão final do Space Shuttle em 2011, mas a primeira vez que um veículo tripulado construído para serviço comercial de passageiros chegou ao espaço.

Ainda esta semana ficámos também a saber que a sonda chinesa Chang’e-4 entrou na orbita da Lua. Se a missão for bem sucedida, esta sonda será a primeira a aterrar e a explorar o chamado “lado negro da Lua”. Ela irá percorrer a superfície lunar, examinará a composição da Lua.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil. É apresentada a revista newelectronics de 11 de Dezembro e o livro “Book of Scratch”.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.