Newsletter Nº186

Newsletter Nº186
Newsletter Nº186

Faz hoje anos que nascia, em 1904, Louis Néel. Este físico francês partilhou (com o astrofísico sueco Hannes Alfvén) o Prémio Nobel de Física em 1970 pelos seus estudos pioneiros sobre as propriedades magnéticas dos sólidos. As suas contribuições para a física de estado sólido encontraram inúmeras aplicações úteis, particularmente no desenvolvimento de unidades melhoradas das memórias de computador. Por volta de 1930 ele sugeriu que uma nova forma de comportamento magnético poderia existir – chamada anti-ferromagnetismo. Acima de uma certa temperatura (a temperatura de Néel) este comportamento pára. Néel apontou (1947) que os materiais também poderiam existir mostrando o ferrimagnetismo. Néel também deu uma explicação do fraco magnetismo de certas rochas, tornando possível o estudo da história passada do campo magnético da Terra.

Esta semana ficámos a saber que algumas das unidades com as quais lidamos quase todos os dias vão passar a ter uma definição de padrão diferente. À medida que a ciência avança, medições cada vez mais precisas são necessárias e possíveis. Mas esta melhoria de precisão deve acontecer por meio de padrões de medição e suas definições. Em Novembro de 2018, na Conferência Geral sobre Pesos e Medidas, a comunidade global de metrologia concordou com uma revisão do SI. A decisão significa que, pela primeira vez, todas as sete unidades básicas serão definidas em termos de constantes da natureza – como a velocidade da luz, a constante de Planck e a constante de Avogadro. Usar sete constantes definidoras como base para o SI significa que as definições de todas as unidades básicas permanecerão estáveis ​​no futuro. A revisão trará novas definições do ampere, quilograma, kelvin (e, consequentemente, grau Celsius) e mole. Embora estas mudanças não sejam sentidas na vida quotidiana, elas representam uma profunda mudança de perspectiva. A partir de maio de 2019, todas as unidades de base do SI serão definidas em termos de constantes da natureza – as quantidades mais estáveis ​​que já encontramos. O quilograma – será definido em termos da constante de Planck (h). O ampere – será definido em termos de carga elementar (e). O kelvin – será definido em termos da constante de Boltzmann (k). O mole – será definido em termos da constante de Avogadro (NA).

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil. É apresentada a revista newelectronics de 13 de Novembro de 2018.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.