Newsletter Nº185

Newsletter Nº185
Newsletter Nº185

Faz hoje anos que nascia, em 1793, Michel Chasles. Este Matemático francês elaborou a teoria da geometria projetiva moderna, o estudo das propriedades de uma linha geométrica ou figura plana que permanece inalterada quando a figura é projectada em um plano a partir de um ponto não ou o plano ou a figura. No seu texto Traité de géométrie, em 1852, Chasles discute o rácio cruzado, lápis e involuções, todas as noções que ele introduziu.

Faz também anos hoje que nascia, em 1885, Frederick Handley Page. Este projectista de aviões britânico construiu o Handley Page 0/400, o primeiro bombardeiro bimotor do mundo para o Royal Flying Corps, um dos maiores aviões usados na Primeira Guerra Mundial, que realizou os seus primeiros bombardeiros em grande escala em instalações militares inimigas e bases submarinas em Novembro de 1916. Em 1918, ele tinha criado um bombardeiro de quatro motores que poderia atacar as zonas industriais do Saar e do Ruhr, na Alemanha. Em 1930, ele produziu o primeiro avião civil de 40 lugares, o Hércules. Para a Segunda Guerra Mundial, Page voltou a produzir aviões militares, sendo o mais importante o bombardeiro Halifax. O governo comprou 7.000 desses aviões. Ele foi condecorado pela sua contribuição para o esforço de guerra. Depois da guerra, Page projetou o bombardeiro a jato de quatro motores, o Victor.

Nesta semana que passou ficámos a conhecer o novo Raspberry PI 3 modelo A+. Passou a ser possível ter no footprint do modelo A as capacidades de velocidade de relógio de 1.4Ghz e o mesmo processador do modelo 3 B+ assim como as melhorias térmicas deste ultimo. Com um preço base de 25 USD este novo modelo apenas trás 512MB de memória, uma porta USB 2.0 e não tem Ethernet. No entanto tem Dual-band 802.11ac Wifi e Bluetooth 4.2/BLE.

Ficámos hoje a saber que a SpaceX conseguiu mais um sucesso conseguindo fazer o lançamento de um satélite do Qatar e aterrando com sucesso. O Falcon 9 de dois estágios descolou às 3:46 da tarde. EST (2046 GMT) de hoje (15 de novembro) do complexo de lançamento 39A no Kennedy Space Center da NASA, na Florida. Cerca de 32 minutos depois, o foguetão libertou com sucesso sua carga, o satélite de comunicações Es’hail-2, numa órbita de transferência geo-estacionária elíptica.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.