Newsletter Nº185

Newsletter Nº185
News­let­ter Nº185

Faz hoje anos que nas­cia, em 1793, Michel Chas­les. Este Mate­má­ti­co fran­cês ela­bo­rou a teo­ria da geo­me­tria pro­je­ti­va moder­na, o estu­do das pro­pri­e­da­des de uma linha geo­mé­tri­ca ou figu­ra pla­na que per­ma­ne­ce inal­te­ra­da quan­do a figu­ra é pro­jec­ta­da em um pla­no a par­tir de um pon­to não ou o pla­no ou a figu­ra. No seu tex­to Trai­té de géo­mé­trie, em 1852, Chas­les dis­cu­te o rácio cru­za­do, lápis e invo­lu­ções, todas as noções que ele introduziu.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1885, Fre­de­rick Han­dley Page. Este pro­jec­tis­ta de aviões bri­tâ­ni­co cons­truiu o Han­dley Page 0/400, o pri­mei­ro bom­bar­dei­ro bimo­tor do mun­do para o Royal Flying Corps, um dos mai­o­res aviões usa­dos na Pri­mei­ra Guer­ra Mun­di­al, que rea­li­zou os seus pri­mei­ros bom­bar­dei­ros em gran­de esca­la em ins­ta­la­ções mili­ta­res ini­mi­gas e bases sub­ma­ri­nas em Novem­bro de 1916. Em 1918, ele tinha cri­a­do um bom­bar­dei­ro de qua­tro moto­res que pode­ria ata­car as zonas indus­tri­ais do Saar e do Ruhr, na Ale­ma­nha. Em 1930, ele pro­du­ziu o pri­mei­ro avião civil de 40 luga­res, o Hér­cu­les. Para a Segun­da Guer­ra Mun­di­al, Page vol­tou a pro­du­zir aviões mili­ta­res, sen­do o mais impor­tan­te o bom­bar­dei­ro Hali­fax. O gover­no com­prou 7.000 des­ses aviões. Ele foi con­de­co­ra­do pela sua con­tri­bui­ção para o esfor­ço de guer­ra. Depois da guer­ra, Page pro­je­tou o bom­bar­dei­ro a jato de qua­tro moto­res, o Victor.

Nes­ta sema­na que pas­sou ficá­mos a conhe­cer o novo Rasp­ber­ry PI 3 mode­lo A+. Pas­sou a ser pos­sí­vel ter no foot­print do mode­lo A as capa­ci­da­des de velo­ci­da­de de reló­gio de 1.4Ghz e o mes­mo pro­ces­sa­dor do mode­lo 3 B+ assim como as melho­ri­as tér­mi­cas des­te ulti­mo. Com um pre­ço base de 25 USD este novo mode­lo ape­nas trás 512MB de memó­ria, uma por­ta USB 2.0 e não tem Ether­net. No entan­to tem Dual-band 802.11ac Wifi e Blu­e­to­oth 4.2/BLE.

Ficá­mos hoje a saber que a Spa­ceX con­se­guiu mais um suces­so con­se­guin­do fazer o lan­ça­men­to de um saté­li­te do Qatar e ater­ran­do com suces­so. O Fal­con 9 de dois está­gi­os des­co­lou às 3:46 da tar­de. EST (2046 GMT) de hoje (15 de novem­bro) do com­ple­xo de lan­ça­men­to 39A no Ken­nedy Spa­ce Cen­ter da NASA, na Flo­ri­da. Cer­ca de 32 minu­tos depois, o fogue­tão liber­tou com suces­so sua car­ga, o saté­li­te de comu­ni­ca­ções Es’hail‑2, numa órbi­ta de trans­fe­rên­cia geo-esta­ci­o­ná­ria elíptica.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. 

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.