Newsletter Nº184

Newsletter Nº184
Newsletter Nº184

Faz hoje anos que nascia, em 1656, Edmond Halley. Este astrónomo, geofísico e matemático inglês, ficou conhecido por reconhecer que um cometa brilhante (mais tarde chamado com o seu nome) apareceu diversas vezes, calculando sua órbita e prevendo com sucesso seu retorno. Depois de ter originado a pergunta que incitava Isaac Newton a escrever o seminal Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, Halley editou e organizou a sua publicação. Halley foi professor de geometria em Oxford e mais tarde nomeado astrónomo real. Halley identificou o movimento apropriado das estrelas, estudou o movimento e as marés da Lua, percebeu que as nebulosas eram nuvens de gás luminoso entre as estrelas e que a aurora era um fenómeno ligado ao magnetismo da Terra. A sua previsão do trânsito de Vénus levou à viagem do capitão James Cook ao Taiti.

Faz também anos hoje que nascia, em 1848, Gottlob Frege. Este matemático e lógico alemão fundou a lógica simbólica moderna e foi o primeiro a mostrar a matemática como uma extensão da lógica. Ele estendeu o trabalho de Boole inventando símbolos lógicos (símbolos para “ou”, “se-então”, etc.) que melhoraram a lógica silogística que substituiu. Ele também trabalhou em questões gerais de lógica filosófica e semântica. A sua teoria do significado, baseada em fazer uma distinção entre o que um termo linguístico se refere e o que ele expressa, ainda é influente. Frege tentou fornecer uma base rigorosa para a matemática com base em princípios puramente lógicos, mas abandonou a tentativa quando Bertrand Russell, em cujo trabalho ele teve uma profunda influência, apontou um paradoxo que tornou o sistema inconsistente.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1854, Johannes Rydberg. Este físico sueco ficou conhecido pela constante de Rydberg na sua fórmula empírica que relacionava os números de onda das linhas espectrais de um elemento (1890). Esta fórmula expressava relações fundamentais nessas linhas, que ele supunha serem o resultado da natureza e estrutura internas dos átomos de um elemento. Em 1897, ele sugeriu que um número atómico para cada um dos elementos, em vez de pesos atómicos, seria uma forma melhor para organizar os elementos e a sua periodicidade das suas características. O seu trabalho forneceu a base para a descoberta da estrutura do invólucro de electrões do átomo. Posteriormente, foi estabelecido que o número inteiro de cargas positivas no núcleo de um elemento (seu número de protões) correspondia à sua ideia de número atómico.

Faz também anos hoje que nascia, em 1866, Herbert Austin. Este engenheiro inglês fundou a Austin Motor Company (1905), cujo modelo Austin Seven influenciou muito o design britânico e europeu de carros leves. Em 1884, após concluir sua educação inicial, Herbert mudou-se para Melbourne, na Austrália, e aprendeu engenharia na Langlands Foundry. Mais tarde ele tornou-se o gerente da Wolseley Sheep Shearing Company. Em 1893, ele volta ao Reino Unido com essa empresa em 1893 e tornou-se logo o gerente de produção. Da experiência obtida nas longas jornadas no interior da Austrália, ele teve uma visão sobre a necessidade de veículos movidos a gasolina. Em 1895, ele produziu o primeiro carro Wolseley (um veículo de três rodas) e em 1900, seu primeiro design de quatro rodas Wolseley. Em 1914, a empresa produzia mais de 1000 carros com 2000 funcionários.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1923, Jack Kilby. Este engenheiro eletrotécnico norte-americano inventou o primeiro circuito integrado (IC), pelo qual partilhou o Prémio Nobel de Física 2000. O seu interesse por eletrónica cresceu no seu passatempo de rádio amador dos tempos da escola. Anos depois, a trabalhar na Texas Instruments, ele inventou uma maneira de miniaturizar um complicado circuito de transístores, construindo os seus componentes num bloco de silício com conexões internas que eliminavam a fiação externa. Em 12 de setembro de 1958, ele demonstrou seu primeiro circuito integrado ao seu supervisor. Alguns meses depois, um dispositivo IC numa forma melhorada foi inventado noutra parte por Robert Noyce. Geoffrey W.A. Dummer também teve o conceito anos antes, mas não um dispositivo funcional. Em setembro de 1965, a equipa de Kilby desenvolveu a primeira calculadora eletrónica de bolso usando IC’s.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1986, Aaron Swartz. Este programador de computadores norte-americano foi empresário, escritor, organizador político e hacktivista da Internet. Ele esteve envolvido no desenvolvimento do formato de feed RSS e no formato de publicação Markdown, na organização Creative Commons, e na estrutura do site web.py, e foi co-fundador da o site de notícias sociais Reddit. Ele recebeu o título de co-fundador pelo proprietário da Y Combinator, Paul Graham, após a formação da Not a Bug, Inc. (uma fusão do projeto Infogami de Swartz com uma empresa dirigida por Alexis Ohanian e Steve Huffman).

Nesta semana que passou ficámos a saber que a IBM vai adquirir a Red Hat. Esta aquisição vem tornar a IBM um dos maiores providers de Cloud. Por outro lado reforça a presença do Open Source no mundo corporate. A Red Hat é a fabricante do RHEL e do Fedora, distribuição que fez esta semana 15 anos.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.