Newsletter Nº182

Newsletter Nº182
Newsletter Nº182

Faz hoje anos que nascia, em 1790, Robert Stirling. Este inventor escocês ficou conhecido pela invenção do motor de ciclo Stirling. Os seus princípios foram incluídos na sua primeira patente britânica, No. 4081 (1816), a que ele chamou de economizador de calor, enquanto descrevia métodos de regenerar o calor do escapamento de volta para os gases de entrada. Ele continuou a refinar sua ideia durante anos na sua oficina doméstica ao longo do seu tempo livre. O primeiro motor prático de Stirling gerou cerca de 2 cavalos de potência, passando dois anos bombeando água para fora de uma pedreira. Em 1843, ele tinha um motor a vapor modificado que produzia 37 cavalos de potência. Ele foi ajudado na preparação de novas patentes por seu irmão James, um engenheiro mecânico que geria uma fundição onde o motor era fabricado. Robert também fez instrumentos científicos.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1910, William Higinbotham. Este Físico norte-americano ficou conhecido por ter inventado o primeiro videojogo, Tennis for Two, como entretenimento para o dia de visitantes de 1958 no Brookhaven National Laboratory. Ele usava um pequeno computador analógico com dez amplificadores operacionais ligados diretamente e mostrava uma visão lateral do vôo curvo da bola de ténis num osciloscópio de apenas cinco polegadas de diâmetro. Cada jogador tinha um botão de controle e um botão. No final da Segunda Guerra Mundial, ele tornou-se líder do grupo de eletrónica em Los Alamos, Novo México, onde a bomba nuclear foi desenvolvida.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1928, Peter Naur. Este dinamarquês é um pioneiro da ciência da computação e vencedor do prémio Turing. Seu sobrenome é o “N” na notação BNF (forma Backus – Naur), usado na descrição da sintaxe para a maioria das linguagens de programação. Ele contribuiu para a criação da linguagem de programação ALGOL 60. As suas principais áreas de pesquisa foram design, estrutura e desempenho de programas de computador e algoritmos. Áreas como engenharia de software e arquitetura de software também foram pioneiras na Naur. No seu livro Computing: A Human Activity (1992), que é uma coleção das suas contribuições para a ciência da computação, ele rejeitou a escola formalista de programação que vê a programação como um ramo da matemática. Ele não gostava de estar associado com a forma Backus-Naur (atribuída a ele por Donald Knuth) e disse que preferiria que ela fosse chamado de forma normal de Backus.

Esta semana ficámos a saber que a sonda Curiosity está parcialmente operacional e já envia imagens tiradas com as câmaras do lado A. Estas não eram usadas desde 2013. As operações cientificas voltaram a puder ser feitas ainda que limitadas até que a equipa possa resolver a anomalia de que a sonda padece na sua memória.

Também esta semana a NASA deu grandes passos para colocar em funcionamento um giroscópio de backup do telescópio espacial Hubble que estava incorrectamente retornando taxas de rotação extremamente altas. O giroscópio de backup foi ligado depois do telescópio ter entrado em modo de segurança devido a uma rotação com falha na sexta-feira, 5 de Outubro. As taxas de rotação produzidas pelo giroscópio de backup foram reduzidas e agora estão dentro de um intervalo esperado. Testes adicionais serão realizados para garantir que o Hubble possa retornar às operações científicas com este giroscópio.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada a revista MagPI Nº75 de Novembro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.