Newsletter Nº181

Newsletter Nº181
Newsletter Nº181

Faz hoje anos que nascia, em 1787, Robert Livingston Stevens. Este engenheiro norte-americano e projectista de navios inventou o carril ferroviário T invertido e o espigão de fixação ferroviário. Ele descobriu que os trilhos colocados em barrotes de madeira, com brita ou cascalho por baixo, proporcionavam uma estrada superior a qualquer outra conhecida anteriormente. Ele também adicionou o piloto – objecto em forma de V para desviar obstáculos da linha – à locomotiva, e aumentou o número de rodas motrizes para oito para melhor tracção.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1799, Christian Friedrich Schönbein. Este Químico germano-suíço descobriu e deu nome ao ozónio (1840) e foi o primeiro a descrever o guncotton (nitro-celulose). Ele notou que o ozónio aparecia durante tempestades e chamou ao ozónio o gás pelo seu cheiro peculiar (ozo é grego para o olfacto). Experiências posteriores mostraram que o envio de uma corrente eléctrica através de oxigénio puro e seco (O2) cria ozónio (O3). A sua descoberta do poderoso explosivo chamado nitrato de celulose, ou arma de algodão, foi o resultado de um acidente de laboratório. Um dia, em 1845, derramou ácido sulfúrico e nítrico e encharcou-o com um avental de algodão. Depois que o avental secou, ele explodiu em chamas – ele tinha criado a celulose nitrada. Ele descobriu que o nitrato de celulose podia ser moldado e tinha algumas propriedades elásticas. Eventualmente foi usado para pólvora sem fumo.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1902, Pascual Jordan. Este físico alemão no final dos anos 1920 co-fundou (com Max Born e depois Werner Heisenberg) a mecânica quântica usando métodos matriciais, mostrando como a luz poderia ser interpretada como composta de quantum de energia. Mais tarde, (com Wolfgang Pauli e Eugene Wigner), enquanto ainda estava nos seus estágios iniciais de desenvolvimento, ele contribuiu para as mecânicas quânticas de interacções electrão-fotão, agora chamadas de electrodinâmica quântica. Ele também originou (concomitantemente com Robert Dicke) uma teoria da cosmologia que propunha fazer as constantes universais da natureza (como a constante gravitacional universal G), variável ao longo do tempo.

Foi hoje lançado o mais recente sistema da Canonical o Ubuntu 18.10. Este sistema encontra-se focado em ambientes multi-cloud, desenvolvimento de software de Inteligência Artificial, traz um novo tema de ambiente de trabalho comunitário e uma integração mais afinada com os SNAPs. Este sistema usa o GNOME 3.30 e o Kernel Linux 4.18. Outros destaques incluem o suporte VeraCrypt no GNOME Disks, efeitos suaves de visualização e zoom de desktop, suporte para desbloquear o seu PC com impressões digitais, melhor suporte Snap, integração de telefone móvel com GS Connect, assim como suporte para a gestão de dispositivos Thunderbolt no painel de configurações. Na base do sistema foram actualizadas as ferramentas de desenvolvimento que consistem em GNU C Library (Glibc) 2.28, GNU Compiler Collection (GCC) 8.2, OpenSSL 1.1.1, Python 3.6.7 (padrão) e 3.7.1, Boost 1.67, Ruby 2.5.1, Perl 5.26.2, PHP 7.2.10, Golang 1.10.4, Rust 1.28 e OpenJDK 11.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada a revista Hackspace Nº12 e o Volume 4 do “The Official Raspberry PI Projects Book”.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.