Newsletter Nº179

Newsletter Nº179
Newsletter Nº179

Faz hoje anos que nascia, em 1858, Mihajlo Pupin. Este Físico americano-sérvio desenvolveu um mecanismo de ampliar enormemente o alcance da comunicação telefónica de longa distância, colocando bobines de carregamento (de arame) em intervalos predeterminados ao longo do fio transmissor. Pupin tornou-se instrutor de física matemática (1890) na Columbia University, em Nova York. Em 1986, ele descobriu que os átomos atingidos pelos raios X emitem radiação de raios X secundária. Ele também inventou uma forma de tirar fotografias de raio X de curta exposição. A Bell Telephone Company, em 1901, adquiriu a patente de sua invenção para telefonia de longa distância. Pupin ganhou um Prémio Pulitzer (1924) pelo seu trabalho autobiográfico, From Immigrant to Inventor (1923).

Faz também anos hoje que nascia, em 1903, Cyril Stanley Smith. Este Metalúrgico britânico-americano determinou em 1943-44 as propriedades e a tecnologia do plutónio e do urânio, os materiais essenciais nas bombas atómicas que explodiram pela primeira vez em 1945. Smith já tinha então 15 anos de experiência como investigador metalúrgico da American Brass Co. ., durante o qual ele estudou propriedades de ligas e sua micro-estrutura. Na Segunda Guerra Mundial, ele juntou-se ao Laboratório Los Alamos no seu início (1943). As propriedades e tecnologia do plutónio tinham que ser conduzidas com quantidades extremamente limitadas de material disponível. Smith e seu grupo descobriram que era único, com cinco formas alotrópicas diferentes, com enormes diferenças de densidade entre elas.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1903, John Vincent Atanasoff. Este físico americano foi oficialmente mas tardiamente conhecido pelo desenvolvimento do primeiro computador digital electrónico. Construído em 1937-42 na Universidade do Estado de Iowa por Atanasoff e um estudante de pós-graduação, Clifford Berry, introduziu as ideias de aritmética binária, memória regenerativa e circuitos lógicos. Essas ideias foram comunicadas de Atanasoff a John Mauchly, que as utilizou no projecto do mais conhecido ENIAC, construído e patenteado vários anos depois. Em 19 de outubro de 1973, um juiz federal dos EUA assinou sua decisão após um longo julgamento no tribunal que declarou a patente do ENIAC inválida e nomeou Atanasoff como o inventor original do computador digital electrónico, o Atanasoff-Berry Computer ou ABC.

Faz também anos hoje que nascia, em 1916, Vitaly Ginzburg. Este Físico soviético e astrofísico ficou conhecido pela sua pesquisa sobre a teoria da supercondutividade e a teoria dos processos de alta energia na astrofísica, teorias da propagação de ondas electromagnéticas em plasmas, radioastronomia e a origem dos raios cósmicos. Ele ajudou a desenvolver a bomba de hidrogénio soviética. Em 2003, Ginzburg dividiu o Prémio Nobel de Física (com Alexei A. Abrikosov e Anthony J. Leggett) por “contribuições pioneiras à teoria dos super-condutores e super-fluidos.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1918, Kenichi Fukui. Este Químico japonês partilhou o Prémio Nobel de Química de 1981 com Roald Hoffmann pela investigação dos mecanismos das reacções químicas. Em 1952, na Universidade de Kyoto, Fukui introduziu sua “teoria de reacções orbitais de fronteira”. Ele propôs que a evolução de uma reacção é determinado pela geometria e energias relativas de orbitais moleculares de reagentes. A teoria explica o ataque electrolítico, por exemplo, que ocorre no átomo de carbono com a maior densidade de electrões de fronteira (energia mais alta). Em meados da década de 1960, Fukui e Hoffmann descobriram – quase simultaneamente e independentemente um do outro – que as propriedades de simetria dos orbitais de fronteira poderiam explicar certos cursos de reacção que antes eram difíceis de entender.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1924, Maurice Karnaugh. Este físico norte-americano ficou conhecido na historia por ter criado os mapas de Karnaugh. O mapa de Karnaugh (KM ou K-map) é um método de simplificação das expressões de álgebra booleana.

Nesta semana que passou ficámos a saber que existem fortes indícios que espiões chineses conseguiram infiltrar-se em mais de 30 companhias de tecnologia norte-americanas através da colocação de um chip nas motherboards dos servidores usados por estas companhias. As motherboards foram fabricadas na china pela Supermicro e os chips foram implantados em fabricas que forneciam a Supermicro. Posteriormente quando um servidor era instalado e ligado, o chip alterava o núcleo do sistema operativo para aceitar modificações. O chip também poderia entrar em contacto com computadores controlados pelos espiões em busca de mais ordens e/ou código mais recente.

Também esta semana a Wi-Fi Alliance introduziu o Wi-Fi 6. A Wi-Fi Alliance apresenta o Wi-Fi 6 como a designação da indústria para produtos e redes que suportam a próxima geração de Wi-Fi®, com base na tecnologia 802.11ax. O Wi-Fi 6 faz parte de uma nova abordagem de nomenclatura da Wi-Fi Alliance, que fornece aos utilizadores uma designação de fácil compreensão para a tecnologia Wi-Fi suportada pelo seu dispositivo e usada numa ligação que o dispositivo faz com uma rede Wi-Fi. O novo sistema de nomeação identifica as gerações de Wi-Fi por uma sequência numérica que corresponde aos principais avanços no Wi-Fi. Os nomes de geração podem ser usados por fornecedores de produtos para identificar a tecnologia Wi-Fi mais recente que um dispositivo suporta, por fornecedores de SO para identificar a geração de conexão Wi-Fi entre um dispositivo e a rede e por provedores de serviço para identificar os recursos de uma rede Wi-Fi para seus clientes.

Também esta semana a NASA anunciou que vai proceder ao “Switch” temporário dos ‘Brains’ do rover Curiosity. Engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, nesta semana, ordenaram que o rover Curiosity da agência mudasse para seu segundo computador. A troca permitirá que os engenheiros façam um diagnóstico detalhado de um problema técnico que impediu que o computador activo do rover armazene informação e alguns dados importantes de engenharia desde 15 de Setembro.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.