Newsletter Nº178

Newsletter Nº178
Newsletter Nº178

Faz hoje anos que nascia, em 1818, Hermann Kolbe. Este químico alemão realizou a primeira síntese geralmente aceite de um composto orgânico a partir de materiais inorgânicos. Enquanto trabalhava no seu doutorado, ele também conseguiu produzir ácido acético a partir de compostos inorgânicos, o que, de acordo com as doutrinas do vitalismo, era impossível. Em 1859, ele conseguiu usar fenol e dióxido de carbono para produzir ácido salicílico, o que levou à produção mais barata de ácido acetilsalicílico, ou aspirina. As duas reacções vieram a ser chamadas de síntese de Kolbe.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1849, Ivan Pavlov. Este Fisiologista russo foi agraciado com o Prémio Nobel de 1904 em Fisiologia ou Medicina. Ele foi o pioneiro da investigação que ele designou de “reflexo condicionado”. Na experiência que o tornou famoso, ele treinou um cachorro faminto para associar o som de um sino ao receber comida. Depois disso, o cachorro salivaria ao ouvir o sino sozinho. Este trabalho começou como um mero estudo da digestão, com uma série de experiências em cães para investigar como as secreções digestivas são reguladas. Ele identificou três estímulos que causaram cães a começar a salivar: ver, cheirar ou saborear comida. Ele percebeu que a digestão é parcialmente controlada por estímulos sensoriais. Em 1903, Pavlov publicou seus resultados sobre essa aprendizagem – “reflexo condicionado” (em oposição a um reflexo inato, como uma reacção à dor).

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1918, Martin Ryle. Este radioastronomo inglês trabalhou no radar para a defesa britânica em tempo de guerra. Após a Segunda Guerra Mundial, ele tornou-se um líder no desenvolvimento da radioastronomia, projectando sistemas de radiotelescópios revolucionários para usar na localização precisa de fontes de rádio fracas. Com a sua técnica de síntese de abertura de interferometria, ele e sua equipa localizaram regiões de emissão de rádio no sol e identificaram outras fontes de rádio para que pudessem ser estudadas sob luz visível. Ryle observou as galáxias mais distantes conhecidas do universo. Os seus catálogos de fontes de rádio 1C-5C de Cambridge levaram à descoberta de numerosas galáxias de rádio e quasares. Pela sua técnica de síntese de abertura, Ryle dividiu o Prémio Nobel de Física de 1974 (com Antony Hewish), o primeiro reconhecimento de pesquisa astronómica.

Nesta semana que passou os dois primeiros rovers transportados pela nave Hayabusa 2 operada pela agência japonesa JAXA começaram a explorar a superfície do asteróide 162173 Ryugu. Este asteróide tem aproximadamente 1 km de diâmetro. Os rovers 1A e 1B cada um com cerca de um 1 Kg começaram a enviar imagens da superfície do asteróide captadas a partir das suas câmaras especiais. Este asteróide pensa-se que seja uma relíquia remanescente dos primeiros dias do nosso Sistema Solar, o seu estudo poderá esclarecer a origem e a evolução do nosso próprio planeta.

Também esta semana a MHI Vestas apresentou o seu sistema eólico V164. Sendo uma plataforma colocada no mar os números são impressionantes. Tem um rotor com o diâmetro de 164 metros e pás de 80 metros, pesando cada uma 35 toneladas. Uma turbina tem a capacidade de alimentar cerca de 5,977 casas alemãs.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. São apresentadas as revistas MagPi nº74 e a newelectronics de 25 de Setembro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.